Ergonomia: boas práticas para manter uma boa postura no trabalho

Já sabemos que a produtividade de um funcionário está diretamente ligada ao seu bem-estar e à sua qualidade de vida. Um profissional que sente desconforto na coluna dorsal ou dor para realizar suas tarefas não produzirá de forma adequada e, ainda, colocará em risco sua saúde. Nesse sentido, manter uma boa postura no trabalho é fundamental.

Por isso, a ergonomia nas empresas tem o objetivo de promover a interação do funcionário com seu ambiente laboral.

Uma postura adequada poderá evitar até alguns problemas na coluna dorsal e sérios problemas de saúde, como a LER — Lesão por Esforço Repetitivo — ou a DORT — Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho.

Siga a leitura do post e confira as boas práticas para manter a postura enquanto trabalha!

1. Utilize mobiliário adequado

A Norma Regulamentadora Número 17 (NR-17) recomenda as adaptações necessárias ao mobiliário e às estações de trabalho para que o funcionário mantenha uma postura adequada e não sinta dores na coluna dorsal.

Entre os produtos e os equipamentos indispensáveis, estão adaptador de altura para monitor, suporte para notebook, apoio para os pés, suporte para antebraços, tapete ergonômico antifadiga e uma cadeira e uma mesa confortáveis.

2. Mantenha uma postura ereta na cadeira

Para toda pessoa que trabalha sentada, é importante posicionar-se corretamente na cadeira. Quando isso acontece, a pressão sobre os discos intervertebrais é uniforme e não sobrecarrega músculos e ligamentos.

Para isso, siga estas dicas:

olhe para o centro da tela do computador;
mantenha o pescoço reto e os ombros relaxados;
mãos, punhos e antebraços devem ficar em linha reta em relação ao teclado;
encoste a lombar na cadeira completamente e deixe a coluna reta com os ombros levemente para trás;
não cruze as pernas. O ideal é mantê-las afastadas, com os pés totalmente apoiados no chão.
3. Mude de posição com frequência

Essa dica vale para todos os profissionais, mas, principalmente, para aqueles que trabalham de pé. Mudar de posição com frequência evitará o inchaço nas pernas e nos pés, os problemas de circulação e de varizes, as dores nas costas e o cansaço muscular.

Para quem fica de pé o dia todo, também é muito importante tentar transferir o peso de um lado para o outro. Além disso, tente apoiar um dos pés em um objeto mais alto — isso diminui a carga sobre os músculos das costas. E o uso de sapatos confortáveis é fundamental!

4. Intercale atividades e faça pausas

Os movimentos repetitivos são os grandes inimigos da boa postura no trabalho. Por isso, intercale as atividades que você tem durante o dia e tente mudar de ambiente. Essa rotatividade renova as energias e o ânimo do profissional.

Caso não seja possível intercalar as atividades, faça pausas regulares. Elas aliviarão o sistema musculoesquelético.

5. Exercite-se

Para suportar a rotina do trabalho, o corpo deve estar saudável e com os músculos fortalecidos e alongados. Evite o sedentarismo!

A ginástica laboral é uma grande aliada. Os exercícios, realizados durante o horário de trabalho, têm duração de 10 a 20 minutos e proporcionam maior mobilidade e fortalecimento, e diminuem a tensão muscular.

Mesmo que sua empresa não ofereça a ginástica laboral, tire alguns minutos por dia para, pelo menos, fazer um alongamento.

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