5 dicas para o fortalecimento da sua coluna

As constantes dores na coluna afetam a maioria da população, podendo até mesmo impedir a realização de algumas tarefas e comprometer a concentração no trabalho. Afinal, é quase impossível essa parte tão importante do corpo aguentar todo o esforço que o dia a dia exige.

Algumas das principais causas dessas dores são: permanecer muito tempo na mesma posição, o sedentarismo ou até mesmo prática inadequada de atividades físicas. Assim, caso você faça algum esforço incompatível com o preparo da sua coluna, terá grande chance de sofrer alguma lesão! E ninguém está afim disso, não é mesmo? Por isso, é de grande importância realizar alguns exercícios e adquirir hábitos saudáveis para o fortalecimento da coluna.

Então, se você não quer mais sofrer com esses incômodos, precisa ler este post até o fim! Ele trará algumas dicas valiosas para deixar sua coluna fortalecida e ficar livre de uma vez por todas dessas terríveis dores. Confira!

1. Faça um bom alongamento

A prática do alongamento é importante tanto para prevenir dores, quanto para melhorar a postura. É preciso ressaltar que você deve alongar antes de fazer qualquer exercício, pois o corpo já vai começando a ganhar elasticidade para movimentos mais acelerados. Os principais alongamentos a serem feitos são os dos músculos peitorais, os posteriores da coxa e as flexões de coluna para esticar os músculos dorsais e lombar.

2. Pratique exercícios físicos

Combinar alongamento com prática de exercícios físicos é uma ótima dica para o fortalecimento da coluna. Você deve ficar atenta às necessidades do seu corpo, e nunca fazer esforço além daquilo que aguenta, caso contrário poderá provocar uma séria lesão. Alguns exercícios que poderá fazer são:

  • exercícios abdominais: um abdômen forte estabiliza a sua coluna, o que diminuirá a probabilidade de ter algum incômodo nessa região;
  • ponte: nesse exercício você deitará de barriga para cima, e com os pés bem firmes no chão fará movimentos de levantar o quadril. Essa prática ajuda a fortalecer os glúteos, coxas e a coluna;
  • exercícios para músculos dorsais: são muito importantes no fortalecimento da região das costas. Alguns deles são a remada e a puxada.

3. Faça caminhada

Sem dúvida, essa é uma das dicas mais fáceis para realizar. Se você tem hábito muito sedentário, comece por uma curta caminhada e depois aumente, aos poucos, o percurso. Mas antes, não se esqueça de fazer corretamente o alongamento. Depois de alguns dias, sentirá seu corpo bem melhor.

4. Não fique sentado por muito tempo

Atualmente, muitos trabalhadores realizam sentados as suas tarefas. Se você faz parte dessa estatística, está mais que na hora de começar a se movimentar! Estique seu corpo durante os intervalos, prefira usar as escadas e deixe o elevador para o último caso. Sempre que tiver um tempo livre, faça alguns alongamentos!

5. Procure ajuda de um bom profissional

Essa é uma dica muito importante! Muitas vezes, as pessoas fazem caminhadas, alongamentos, exercícios, mas continuam sentindo dores na coluna. Isso pode acontecer pelo fato de fazer movimentos errados. Então, para ter um bom resultado, consulte um fisioterapeuta, um educador físico ou outro profissional que possa te auxiliar.

Seguindo essas dicas você conseguirá o fortalecimento da coluna, evitando dores e lesões nessa região e, como consequência, terá o dia a dia bem mais prazeroso. Se você gostou do post de hoje, leia também o artigo sobre estresse como causa de dor nas costas!