O que é Bioergonomia e como ela funciona?

Provavelmente você já deve ter ouvido falar em ergonomia, que é o estudo da relação entre o homem e o seu ambiente laboral. Essa área da ciência proporciona ao indivíduo o conforto adequado e métodos de prevenção de acidentes e patologias, como lesões por movimentos repetitivos e má postura. Mas, você sabe o que é Bioergonomia?

Esse nome é dado à segunda geração da ergonomia. No entanto, nesse caso, as atenções estão voltadas totalmente ao ser humano e não ao uso das máquinas no ambiente de trabalho.

Para que você entenda melhor sobre os benefícios desse programa de tratamento e como ele funciona, reunimos, neste post, as principais informações. Acompanhe!

O que é Bioergonomia?

Para que você possa entender melhor o que é a Bioergonomia, vamos saber um pouco mais sobre a tradução literal de Ergonomia. O termo tem origem grega: “ergon” significa “trabalho” e “nomos” significa “regras ou normas”. 

Agora, ao acrescentar o prefixo “bio” à palavra  que significa vida —, podemos entender como a ergonomia do elemento humano, em relação ao seu trabalho: ou seja, um tratamento desenvolvido para tratar, prevenir e orientar diferentes tipos de patologias da coluna vertebral causados pela má postura durante o período laboral.

Quem criou o método?

Patricia Lacombe é fisioterapeuta e presidente da Associação Brasileira de Ginástica Holística e está à frente do Modelo Bioergonomia. Cabe ressaltar que esse método foi desenvolvido ao longo de anos de experiência  não somente no tratamento, mas também na cura, na orientação e na prevenção de doenças e problemas ocasionados pela postura inadequada. 

O seu principal objetivo é levar ao maior número de pessoas a orientação e a motivação de exercer as atividades diárias do trabalho da melhor forma possível. Para isso, é necessário adaptar o elemento humano às suas tarefas, de modo que o colaborador use o seu corpo como ferramenta dentro do alinhamento mais adequado. 

O programa defende, portanto, que um colaborador saudável e que conhece seu próprio corpo — mesmo que esteja em inúmeras situações — passa a ter uma qualidade muito maior, reduzindo o estresse causado no dia a dia.

Como funciona?

Primeiramente, o paciente responde a algumas perguntas — no momento do agendamento da consulta — para que seja feita uma avaliação individual ou em grupo. Essa avaliação é composta por um questionário específico que contém as queixas mais comuns. Além disso, o paciente executa movimentos do método e demais medidas para que, assim, seja possível verificar seu grau de incapacidade.

Em seguida, de acordo com os critérios que classificam a incapacidade do paciente avaliado, ele é encaminhado para o atendimento. Dentro de cada protocolo imposto, as reavaliações são agendadas, a fim de nortear a evolução do paciente e direcioná-lo ao tratamento mais adequado, de acordo com os seus objetivos. 

O modelo Bioergonomia usa o método da Ginástica Holística, de modo que são mais de 800 movimentos que fazem com que o indivíduo realize gestos do dia a dia com o menor desgaste possível.

Quais são seus benefícios?

É importante esclarecer que a Bioergonomia não cura o paciente com milagre ou qualquer outra prática do gênero. O tratamento tem o objetivo de orientar o paciente para que ele corrija sua postura e seus movimentos realizados no dia a dia que atrapalham sua qualidade de vida.

Abaixo, veja os principais benefícios do método para o corpo:

  • redução dos índices de cirurgias de coluna;
  • diminuição de dores nas costas;
  • promove o equilíbrio postural.

A Bioergonomia é uma técnica que proporciona vitalidade e saúde ao paciente. Agora que você já sabe o que é Bioergonomia, está na hora de abusar dos benefícios em seu corpo, não é mesmo?

O que você achou desse conteúdo? Conhece alguém que faz uso dessa terapia? Ficou interessado? Deixe seu comentário no espaço abaixo!