Entenda como tratar a lombalgia com o Método Ehrenfried

Lombalgia é um conjunto de sintomas que afeta a região lombar. Essas dores são causadas por distúrbios musculoesqueléticos que podem ser de origem postural, congênita, inflamatória, degenerativa ou até emocional. Muitas pessoas têm essa condição e tomam medicações regulares na tentativa de alívio da dor.

Sofrer com lombalgia não precisa mais ser um problema. O Método Ehrenfried — ginástica holística — é uma técnica preventiva e terapêutica que trabalha a conscientização corporal a partir de mais de 800 exercícios para mobilizar o corpo.

Se você é uma das muitas pessoas que sofrem diariamente com essas dores, continue a leitura deste artigo e entenda como esse método pode lhe ajudar a tratar a lombalgia. 

O que é o Método Ehrenfried?

O Método Ehrenfried foi desenvolvido no início do século XX pela médica e fisioterapeuta alemã Lily Ehrenfried. Essa técnica consiste em um vasto repertório de movimentos que atuam em três níveis: pedagógico, preventivo e terapêutico. A prática trabalha o corpo como um todo. Por meio da tomada de consciência é possível identificar patologias e dores que surgiram devido à postura incorreta durante a vida.

Esse processo trata as dores eliminando a sua causa, com movimentos que melhoram a respiração, o tônus muscular e trazem equilíbrio. Além de dar autonomia para o praticante conhecer seu corpo e levar esses conhecimentos para o seu cotidiano.

Como esse método funciona?

Imagine que nosso cérebro guarda todas as informações que adquirimos durante a vida, inclusive hábitos ruins como a má postura. Da mesma forma que você criou um hábito ruim, você pode reaprender e modificá-lo a partir da reeducação postural.

Os exercícios e estímulos são feitos com diferentes materiais, como bolas e bastões, e assim, o indivíduo cria uma consciência corporal sendo capaz de identificar e corrigir seus desalinhamentos de forma natural. Integrando-os na sua rotina em casa ou até mesmo no trabalho, você melhora a sua saúde e bem-estar. E o melhor é que pode ser praticado por todas as idades.

De que forma o Método Ehrenfried pode tratar a lombalgia?

A região lombar se situa na parte inferior das costas. Sua estrutura conta com cinco vértebras, da L1 a L5 que são as maiores da coluna, tendo o formato de um C. Essa região suporta grande parte do peso que carregamos diariamente e esse excesso de carga nos músculos, discos e ligamentos gera uma das causas da lombalgia, que é o enfraquecimento desses músculos.

O método Ehrenfried trabalha com movimentos globais e fortalece toda a cadeia muscular, não apenas um músculo específico. Os movimentos realizados são complexos e induzem novas respostas neuromusculares que permitem ao praticante observar e melhorar sua postura no dia a dia.

Por que o alongamento é importante no tratamento da lombalgia?

Existem dois tipos de lombalgia: a aguda e a crônica. A primeira pode ocorrer devido a um desequilíbrio postural, seja no trabalho ou em alguma atividade física. Então, o corpo começa a trabalhar em alguma forma de compensar o problema, encontrar uma maneira de ficar mais confortável.

Essa compensação gera um desequilíbrio que pode levar a um processo de dor constante — a lombalgia crônica. Devido à dor é comum as pessoas diminuírem a movimentação para não forçar a região, mas isso tende a piorar o quadro.

Alongar-se promove o estiramento da fibra muscular e potencializa a articulação, ou seja, quanto mais você se alonga mais flexibilidade e movimento terá. São vários os alongamentos que podem acabar com a dor na lombar, não apenas para evitar, mas realmente tratá-la.

Hoje, nossa expectativa de vida está maior, o que significa que estamos vivendo mais. Tendo essa oportunidade precisamos viver com mais saúde e se acostumar com a dor não pode ser uma opção. Então, não perca mais tempo, o Método Ehrenfried pode ajudar a resolver esses problemas e dar um salto em sua vida.

Se você está cansado de sentir dores, não aceite mais essa condição, entre em contato conosco e conheça mais sobre essa técnica revolucionária!