Você sabe qual é a postura correta para usar o celular?

Dos muitos hábitos que fazem parte da nossa rotina, o uso constante do celular é um dos principais. Afinal, o aparelho facilita a comunicação, proporciona períodos de lazer e ainda permite a resolução de diversas atividades. Diante de tantas funcionalidades, pode parecer complicado encontrar um ponto negativo. No entanto, ele existe e está relacionado à postura correta durante a utilização do smartphone.

Nunca tinha pensado sobre isso? Então continue a leitura para entender como a postura utilizada para manusear o celular pode afetar a sua saúde.

A relação entre postura e qualidade de vida

Embora pouco associada ao uso do celular, a postura corporal é, há muito tempo, um assunto ligado à saúde como um todo. Quem nunca escutou por aí sobre a importância de manter a espinha ereta para evitar dores nas costas, ombros e pescoço

Para além da questão física, uma boa postura interfere diretamente no nosso ânimo, disposição, respiração e até mesmo na produtividade. Em muitos casos, a postura inapropriada não gera problemas de imediato, mas sim depois de algum tempo.

Quer entender ainda melhor a importância da postura para a saúde? Então imagine que o esqueleto é o responsável por manter a nossa estrutura corporal em pé, permitindo que os nossos órgãos tenham espaço para o desempenho de suas atividades. 

Reflita agora: se o corpo estiver sempre curvado, será que sobra espaço para o funcionamento correto de cada órgão? Uma curvatura para dentro nas costas, por exemplo, impede que uma pessoa infle completamente os pulmões e, consequentemente, ela respira menos. 

Os problemas provenientes do uso errado do celular

Você sabia que, em média, a cabeça de um adulto pesa 5 quilos? A cada centímetro de inclinação, esse peso aumenta em 1 quilo. Assim, quanto maior a inclinação, maior o peso e, consequentemente, o risco de lesões na coluna.

A síndrome de “Text Neck” é usada por muitos profissionais para explicar as lesões provenientes do uso de eletrônicos. Basicamente, os danos são causados pela pressão do peso sobre a cervical, que acaba sobrecarregando as vértebras.

Tudo começa com um desconforto na cervical, acompanhado de dor muscular leve. No entanto, com o tempo, essa condição vai desgastando a cartilagem das vértebras e pode gerar problemas como cifose, bico de papagaio e hérnia de disco.

A postura correta para usar o smartphone

O celular já ocupa uma posição de necessidade no nosso dia a dia. Portanto, evitá-lo não é uma opção. Sendo assim, o melhor caminho é corrigir a postura durante o uso. 

Para isso, mantenha o pescoço ereto e evite flexionar muito os braços. Resumindo: leve o celular até a altura dos olhos, não o contrário.

Se possível, utilize as duas mãos para segurar o aparelho e digite com os dois polegares. Isso vai proporcionar uma posição mais equilibrada para o seu corpo.

Vai aproveitar o descanso na cama para conferir o celular? Então atente-se para a posição das suas costas. Elas devem estar apoiadas em um travesseiro e o aparelho deve estar próximo aos olhos. 

A prevenção dos problemas gerados pela má postura

Além de cuidar a posição durante o uso do eletrônico, outros cuidados podem ajudar na missão de afastar os males gerados pela má postura. Controlar o peso, por exemplo, é um deles. 

Para além disso, fortaleça a sua musculatura por meio de alongamentos de pescoço e com movimentos de rotação com a cabeça. 

A ginástica holística também oferece ótimos benefícios. O método, capaz de eliminar, corrigir ou evitar as dores e os problemas posturais, alinha a postura e promove o relaxamento.

Como vimos, a postura está intimamente vinculada à qualidade de vida. Assim, a postura correta deve ser uma preocupação recorrente e alvo de atenção no nosso cotidiano. Agora que você já sabe que a posição ao usar o celular também requer cuidado, certamente usará as dicas abordadas aqui para melhorar a sua saúde e bem-estar. 

Gostou do tema? Que tal aproveitar e descobrir se o estresse pode causar dor nas costas?