Você sabe qual é a postura correta para usar o celular?

Entre os muitos hábitos que fazem parte do dia a dia, o uso frequente dos smartphones é um dos principais. Afinal, esses aparelhos facilitam a comunicação, proporcionam períodos de lazer e ainda permitem a resolução de diversas atividades de forma prática e eficiente.

Diante de tantas funcionalidades, pode parecer difícil encontrar um ponto negativo. No entanto, ele existe e está relacionado à postura correta para usar o celular.

Nunca tinha pensado sobre isso? Então, continue a leitura para entender como a postura utilizada para manusear esse equipamento pode afetar a sua saúde e bem-estar.

A relação entre postura e qualidade de vida

Embora pouco associada ao uso do celular, a postura corporal já está ligada à saúde há muito tempo. Quem nunca escutou por aí sobre a importância de manter a espinha ereta para evitar dores nas costas, ombros e pescoço?

Para além da questão física, uma boa postura interfere diretamente no nosso ânimo, disposição, respiração e até mesmo na produtividade. Em muitos casos, a postura inapropriada não gera problemas imediatamente. Na verdade, eles chegam com o tempo.

Quer entender ainda melhor sobre a importância da postura para a saúde? Então imagine que o esqueleto é o responsável por manter a nossa estrutura corporal em pé, permitindo que os nossos órgãos tenham espaço para o desempenho de suas funções.

Agora reflita: se o corpo estiver sempre curvado, será que sobra espaço para o funcionamento correto de cada órgão? Uma curvatura para dentro nas costas, por exemplo, impede que uma pessoa infle completamente os pulmões e, consequentemente, sua qualidade respiratória diminui, o que resulta em uma menor oxigenação de todos os tecidos.

Os problemas provenientes do uso errado do celular

Você sabia que a cabeça de uma pessoa adulta pesa cerca de 5 quilos? E que, a cada centímetro de inclinação, esse peso aumenta em 1 quilo? Assim, quanto mais inclinada, maior o peso sobre o pescoço e os riscos de lesões no local.

Localizada na região do pescoço, a cervical é a parte da coluna que apresenta maior mobilidade. Composta por 7 vértebras, junto com as demais, elas exercem o papel de sustentar o corpo em pé e ereto e protegem a medula espinhal.

A primeira delas, chamada Atlas, faz articulação com o crânio, o que permite a flexão e extensão da cabeça. Todas as vértebras são interligadas por discos cartilaginosos, os quais protegem as articulações de atritos e lesões nos ossos.

A síndrome de “Text Neck” é o diagnóstico que explica as lesões provenientes do uso de eletrônicos. Ao abaixar a cabeça para olhar a tela do celular, ela fica em um ângulo de 60°, o que aumenta o seu peso de 7 para até 27 quilos. Todo esse peso gera uma pressão sobre a cervical, o que acaba sobrecarregando as vértebras e causando danos.

Os prejuízos a longo prazo

Tudo começa com um desconforto na cervical, acompanhado de dor muscular leve. Com o tempo, essa condição começa a comprimir e desgastar a cartilagem das vértebras e pode gerar problemas como bico de papagaio, cifose e hérnia de disco.

Deformações estruturais permanentes, incluindo a formação de corcundas, também podem acontecer. Isso porque a coluna tenta se adaptar a todo o peso extra, em uma tentativa de minimizar a sobrecarga exercida.

Para além dos problemas de saúde, essa condição também gera danos estéticos faciais. A inclinação excessiva do pescoço para baixo provoca deformações no tecido adiposo da região do queixo, gera flacidez e a famosa papada — temida especialmente pelas mulheres.

Os sintomas desse problema

A dor no pescoço é o primeiro sintoma da síndrome do “Text Neck”, que é uma consequência direta do alongamento excessivo dos músculos extensores cervicais, que mantêm o pescoço elevado.

Além disso, a pessoa também pode apresentar dores de cabeça, nos ombros e nas costas, desde uma pequena dor crônica até espasmos musculares intensos que começam na coluna cervical e vão até a coluna torácica.

Em casos mais graves, quando o nervo é comprimido, o paciente também apresenta sintomas neurológicos, como formigamento e até dormência dos braços e mãos.

Assim que notar esses sintomas, não deixe de procurar um médico para receber o diagnóstico correto, além de dicas, orientações e o tratamento mais adequado para diminuir os desconfortos.

A postura correta para usar o smartphone

O celular já ocupa uma posição de necessidade no nosso dia a dia. Por isso, evitá-lo não é uma opção viável. Sendo assim, o melhor caminho é corrigir a posição da cabeça e do pescoço e garantir uma postura correta para usar o celular.

A principal dica é manter o pescoço ereto e evitar flexionar muito os braços. Resumindo: leve o celular até a altura dos olhos e não o contrário.

Se possível, segure o aparelho com as duas mãos e digite com ambos os polegares. Isso proporciona uma posição de maior equilíbrio para o seu corpo e ajuda ainda a prevenir o surgimento de tendinites.

Vai aproveitar os minutinhos antes de dormir para conferir o celular? Fique atento à postura das suas costas enquanto está na cama. Elas devem estar sempre apoiadas em um travesseiro e o aparelho deve estar na linha dos olhos.

Essas medidas asseguram que a sua coluna cervical permaneça completamente alinhada enquanto está com os seus dispositivos eletrônicos em mãos, deixando as dores e complicações do “Text Neck” bem longe do seu corpo.

A prevenção dos problemas gerados pela má postura

Além de cuidar da posição durante o uso dos eletrônicos, outros cuidados podem ajudar na missão de afastar os males gerados pela má postura. Controlar o peso, por exemplo, é um deles. Pessoas obesas ou acima do peso estão mais propensas a desenvolver problemas relacionados à posição incorreta do corpo.

Para além disso, fortalecer a musculatura do pescoço por meio de alongamentos e movimentos de rotação com a cabeça é uma atividade fundamental para evitar problemas e complicações.

Esses exercícios podem ser feitos no trabalho, durante os estudos ou até mesmo quando você estiver parado no trânsito. Além disso, é muito importante que você faça pausas ao longo do período que utiliza o celular. Assim, a sua musculatura pode relaxar um pouco, o que evita a sobrecarga da região e o surgimento de dores.

Falando em postura correta, não podemos deixar de citar a ginástica holística como uma ótima aliada. O método, que trabalha movimentos específicos que proporcionam maior consciência corporal e alinhamento postural, é capaz de eliminar, corrigir e evitar dores e problemas posturais, além de promover o relaxamento.

Tire um tempinho na sua rotina para cuidar melhor de você e da sua saúde. Práticas como essas são indispensáveis para proteger o seu corpo e a sua saúde em geral.

Ao longo deste artigo você pode ver como a postura está intimamente vinculada à qualidade de vida de uma pessoa. Por isso, essa deve ser uma preocupação recorrente e alvo constante de atenção no nosso dia a dia. Agora que você já sabe da importância de manter uma postura correta para usar o celular, não deixe de utilizar as dicas abordadas para melhorar a sua!

Quer descobrir mais sobre a ginástica holística? Temos um artigo que aborda os principais benefícios dessa prática. Leia e informe-se agora mesmo!