5 dicas para aliviar a tensão nos ombros e no pescoço

Estresse no trabalho, congestionamento, problemas e preocupações diárias. Que atire a primeira pedra quem não sente pulsar a tensão nos ombros e no pescoço após um dia cheio. Entretanto, essa tensão que muitas vezes sentimos, pode não ser apenas fruto do cansaço e do desgaste físico e/ou mental, mas também da má postura.

Pensando nisso, produzimos este artigo para que você fique por dentro de 5 dicas eficazes para aliviar a tensão nos ombros e no pescoço! Confira!

1. Alongamentos

Alongamentos que envolvem o pescoço relaxam os músculos e reduzem a dor e a tensão. Por consequência é possível aliviar as dores de cabeça e o desconforto que atinge a coluna e os ombros.

Incline o pescoço de lado como se fosse apoiá-lo no lado esquerdo. Mantenha a posição por 1 minuto, relaxe e faça o mesmo para o lado direito. Depois, respire fundo e tombe a cabeça para trás. Fique assim por 1 minuto. Por último, tente encostar o queixo no peito, de modo que a nuca fique bem esticada. Segure por 1 minuto. Os alongamentos não devem trazer incômodo, apenas a sensação de que os músculos estão sendo repuxados.

Caso sinta alguma dor mais forte ou formigamento não repita os exercícios e procure um médico.

2. Compressas de água morna

Aumentar a circulação sanguínea ajuda a relaxar os músculos e alivia a tensão nos ombros e no pescoço. Esse processo aumenta o volume de oxigênio e favorece o transporte dos nutrientes de cura por meio do sangue.

Molhe uma toalha com água quente, coloque-a em um saco plástico e aplique no local por cerca de 20 minutos (verifique a temperatura antes para não correr o risco de se queimar). Para ajudar a relaxar ainda mais, acrescente umas gotas de óleos analgésicos na água. Aromas como os de hortelã-pimenta, cravo-da-índia e alfazema são excelentes para isso.

3. Massagens

Depois de uma boa compressa, que tal uma massagem para finalizar? A fricção com pomadas analgésicas e anti-inflamatórias podem ajudar no processo inflamatório e agir direto na dor. Para quem sofre com torcicolo a massagem é bem eficaz.

Caso não tenha o medicamento, escolha um hidratante corporal e pressione as pontas dos dedos com movimentos circulares na região afetada. Faça isso durante dois minutos ou até a que o creme seja absorvido.

4. Exercícios

Assim como os alongamentos, exercícios diários ajudam a minimizar as dores e a aumentar a flexibilidade dos músculos. De início, eleve os ombros até as orelhas e segure por alguns segundos. Depois solte os ombros e relaxe.

Mova os ombros em círculos várias vezes. Altere os sentidos e o ritmo.

5. Travesseiro

Para acelerar o processo de cura e manter a tensão nos ombros e no pescoço bem longe, atente-se ao modelo de travesseiro que tem usado. Procure usar um mais firme e baixo. Na hora de dormir evite ficar de bruços: até um cochilo de barriga para baixo aumenta a pressão no pescoço e, por consequência, as dores.

Jamais fique muito tempo na mesma posição. Quem trabalha muito tempo sentado deve ter cuidado com a postura, levantando-se de vez em quando e esticando o corpo como estivesse se espreguiçando.

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