Ginástica holística em casa: 4 exercícios que você precisa aprender

Se você já ouviu falar sobre a ginástica holística, provavelmente sabe que esse tipo de prática é capaz de proporcionar muitos benefícios à saúde. Ela tem como objetivo principal melhorar a postura e a consciência corporal, fazendo uso de movimentos diferenciados que buscam trabalhar o corpo como um todo e não somente regiões específicas. E o melhor: dá para fazer ginástica holística em casa!

Para fazer ginástica holística em casa, você vai precisar do auxílio de materiais simples e fáceis de encontrar. Faça cada movimento com calma, tendo atenção e concentração para que alcance o real objetivo dos exercícios. Conheça agora algumas das práticas para fazer sozinha!

1. Exercício com bolinha de tênis

Comumente, colocamos uma carga muito maior em determinado lado do nosso corpo. E quem mais sofre com isso é o nosso pé (esquerdo ou direito), que apoiamos com mais frequência. Com isso, causamos certo desequilíbrio em nossos pontos de apoio da pisada.

Para resolver, coloque uma bolinha de tênis abaixo de um dos pé e deslize, para frente e para trás. Repita algumas vezes e depois faça com o outro pé.  Com essa prática, você vai promover o realinhamento do seu corpo.

2. Alívio para dor de cabeça com bola de borracha

A bola é uma ótima ferramenta para a ginástica holística em casa, pois pode ajudar bastante quem tem dores, desconfortos e tensões na região da nunca.

O exercício é simples: deite de barriga para cima e dobre os joelhos. Depois, coloque a bola, de preferencia um pouco murcha, embaixo da cabeça, próxima aos ombros. Com isso, faça o movimento de “sim” e repita algumas vezes. Depois relaxe por um minuto e faça o movimento de “não” com a cabeça, repetindo várias vezes. Isso vai fazer com que a pressão da sua nuca seja aliviada e, ainda, ajuda a melhorar o sono.

3. Usando um  tubo de PVC

Com o tubo de PVC, você vai poder alinhar, liberar a tensão e melhorar as dores de sua coluna, fazendo movimentos simples sobre o material.

Coloque o tubo no chão — é importante que ele tenha, em média, um metro de comprimento e dez centímetros de diâmetro ­­­— e deite-se sobre ele. Abra os braços, levando os braços na altura dos ombros como se eles formassem uma cruz. Respire por uns 5 minutos, volte os braços e desça do tubo rolando para o chão. 

4. Prática para a coluna com cabo de madeira

Outra prática muito eficaz da ginástica holística em casa é feita com o auxílio de um cabo de madeira — você pode substituí-lo por qualquer cabo que seja rígido. Ela vai te ajudar a alongar a coluna, pois aumenta o espaço entre as vértebras.

Sente-se no chão e una um pé ao outro, como no exercício de borboleta. Pegue o cabo e, com uma das mãos, coloque-o atrás das costas, fazendo com que ele toque no chão, use a outra mão para segurar a barra na parte de baixo. Depois troque as mãos e mantenha a posição.

Para garantir que os movimentos sejam feitos da forma correta, e prevenir que tenha qualquer tipo de lesão durante as práticas, você pode contar com o auxílio de profissionais online em um acompanhamento virtual.

Viu só? Com esses exercícios você vai poder fazer a ginástica holística em casa, aliviando suas dores e tensões pelo corpo de forma simples.

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