Estresse e qualidade de vida: como interfere no seu cotidiano?

O estresse e qualidade de vida estão totalmente interligados. Uma coisa repercute na outra e afeta diretamente a saúde e o bem-estar do indivíduo.

De acordo com uma pesquisa da Isma-BR (Stress Management Association), nove em cada dez brasileiros ativos no mercado de trabalho sofrem com sintomas de ansiedades, desde o grau mais leve ao incapacitante. A mesma pesquisa aponta dados alarmantes sobre altos índices de casos de depressão também.  

Se você se encaixa nessa estatística ou ainda tem dúvidas se seus problemas de saúde mais recorrentes podem estar atrelados ao estresse, continue a leitura e confira algumas dicas importantes sobre esse problema que atinge milhões de pessoas no mundo todo. Podemos começar? 

Como o estresse impacta minha rotina de trabalho? 

Geralmente, a própria rotina do trabalho pode ser a principal causadora do desenvolvimento de um perfil estressado na pessoa. O problema é que o estress afeta diretamente essa mesma rotina e acaba virando uma enorme bola de neve difícil de ser revertida.

Com isso, tanto a qualidade de vida quanto seu desempenho profissional passam a se degastar cada vez mais. Abaixo, separamos alguns dos impactos que o estresse pode causar no ambiente de trabalho: 

  • aumento de licenças médicas; 

  • queda de produtividade; 

  • perda de desempenho e qualidade das tarefas; 

  • menor interatividade; 

  • descumprimento de horários; 

  • desmotivação; 

  • dificuldades interpessoais. 

Estresse e qualidade de vida: existe um equilíbrio ideal? 

estress é um problema sério e difícil de ser controlado. Cada caso tem suas particularidades e o recomendado é procurar por profissionais que ajudem a detectar a origem dele.

As causas do estresse podem ser muito variadas, desde fatores relacionados ao trabalho a dificuldades para dormir, por exemplo. Da mesma forma, é possível encontrar muitas alternativas que conseguem reduzir o nível de estresse da pessoa. Confira algumas delas! 

Pratique esportes e exercícios físicos 

Quando se fala em estresse e qualidade de vida, é preciso enxergar uma espécie de gangorra. Quando um dos lados abaixa, consequentemente, o outro aumenta.

Assim, uma das formas de baixar o lado do estresse é por meio do esporte ou qualquer atividade física.

Além de ocupar o tempo com algo prazeroso, o estresse físico aplicado ao corpo durante os exercícios, ajuda a diminuir o estresse mental. Essa prática também permite que o organismo libere endorfinas, que melhoram o humor e agem como analgésicos naturais. 

Mude de hábitos 

Os hábitos, principalmente os maus, costumam prejudicar no combate ao estresse. Por outro lado, uma mudança deles pode ser um grande aliado nessa luta.

Procure se alimentar melhor (que tal montar sua própria horta em casa também?), passar mais tempo com amigos e familiares (uma viagem no final de semana não é nada mal) e, até mesmo, tentar dormir mais e melhor.  

Faça ginástica holística 

ginástica holística pode ser a solução para esse desequilibro entre estresse e qualidade de vida.

Afinal, essa atividade aplica diversos métodos — muito eficientes — tanto para diminuir o nível de estresse, como para melhorar uma variedade de fatores como postura, respiração, dores, problemas na coluna, ansiedade, entre outros.

Além disso, é importante que você esteja sempre acompanhado de profissionais especializados. 

Essas foram algumas dicas sobre estresse e qualidade de vida e como isso pode interferir na rotinas. Como vimos, é possível reduzir muito os níveis do problema por meio de atividades diversas. O que não pode é ficar parado e deixar tudo acumular. 

Gostou do post sobre estresse e qualidade de vida? Tem algum amigo ou conhecido que está muito estressado? Compartilhe esse post em suas redes sociais e divulgue as informações. Assim, você também pode ajudar muita gente.