Saiba quais são os alimentos que estimulam o bom humor!

Sabe aqueles dias em que você se sente meio para baixo, cansada e sem disposição? Qual a primeira coisa de comer que vem a sua mente? Provavelmente você deve ter pensado em chocolate. Pois, além dele, existem diversos outros alimentos que estimulam o humor e promovem o bem-estar, podendo ajudá-lo a reverter esse quadro.

A alimentação está diretamente ligada às sensações de alegria, felicidade, bem-estar, prazer, bom humor, disposição e motivação, por exemplo. E muitos alimentos são ricos em nutrientes capazes de aumentar a produção dos neurotransmissores responsáveis por tudo isso.

O “quarteto da felicidade” — dopamina, serotonina, endorfina e ocitocina — contribui para uma vida mais saudável, ajuda a regular o sono, diminui os efeitos da TPM e também colabora para redução do estresse, da ansiedade e da depressão, melhorando a estabilidade emocional.

Alimentos que estimulam o humor

1. Verduras com folhas escuras

Você se lembra do Popeye, forte e cheio de energia após ingerir uma lata de espinafre? Essa e outras verduras com folhagem escura, como brócolis, rúcula, couve e agrião são ricas em ácido fólico e potássio, substâncias essenciais para combater o cansaço, a fraqueza, a insônia e a depressão.

A maioria desses alimentos também possui grandes quantidades de magnésio em suas composições, ingrediente fundamental para produção da serotonina e que aumenta a sensação de saciedade, favorece o relaxamento e regula o sono.

2. Carnes

Alimentos ricos em proteínas, como carnes bovinas, de aves, peixes e o ovo, também são ótimas fontes de nutrientes estimuladores da produção de serotonina, neurotransmissor responsável por promover sensações de prazer e bem-estar.

3. Oleaginosas

Sementes comestíveis trazem diversos benefícios para a saúde humana e são promotoras da qualidade vida, pois são excelentes fontes nutricionais.

Nozes, castanhas, avelã, pistache, macadâmia e amêndoas fazem parte dessa família e não podem ficar fora de sua dieta. Ricas em magnésio, selênio e cobre elas fazem bem ao coração, ao cérebro e ainda ajudam a diminuir o estresse e a ansiedade.

4. Banana

Sim, a banana é uma das aliadas da felicidade! Fonte de carboidratos e triptofano, que estimulam a produção de serotonina, a fruta também é repleta de vitamina B6, ingrediente essencial para a síntese da hemoglobina, molécula responsável por transportar oxigênio e ferro pelo corpo, elementos essenciais para aumentar a disposição e a energia.

A vitamina B6 também alivia os sintomas da TPM, previne a ansiedade e a irritação, ajuda a regular o sono e é fundamental para a boa amamentação, uma vez que auxilia a produção do leite materno pelo organismo.

5. Pimenta

Sabe aquela ardência causada pela pimenta? Capsaicina é o nome da substância ativa que provoca essa sensação. Ela também é responsável por estimular a produção de endorfina no cérebro, hormônio associado ao prazer, ao bem-estar e atenuante do estresse.

6. Chocolate

Você se lembra da pergunta lá do início do texto? Se você realmente pensou em chocolate, está mais do que certa! Essa iguaria é rica em manganês, cobre, zinco e tirosina, substâncias estimulantes da produção do “quarteto da felicidade”, uma vez que disparam a liberação de serotonina, dopamina, ocitocina e endorfina no organismo, derrubando qualquer quadro de depressão, mau humor e apatia.

Mas tome cuidado! Prefira os chocolates mais amargos, com menos açúcar e maior teor de cacau — 70% ou mais —, pouco calóricos e com maior poder antioxidante.

Viu só, ser feliz não é tão difícil assim! Por mais cansativo, nervoso e irritante que tenha sido seu dia, sempre tenha uma dessas cartas na manga para manter a disposição e o bom humor lá em cima.

Existem ainda muitos outros alimentos que estimulam o humor, como leite e seus derivados, aveia, grão-de-bico, aspargos, mel e frutos do mar, e outras maneiras de melhorar seu humor, como praticar atividades físicas.

Uma boa forma de fazer isso é conhecer o aplicativo FisioClub, que conta com dicas e conteúdos exclusivos para você melhorar sua saúde e qualidade de vida em qualquer lugar!