Conheça a Ginástica Holística e seus benefícios para a saúde

Quantas vezes você já se viu reclamando de dores nas costas e má disposição? Esses incômodos afetam a sua produtividade e, consequentemente, as atividades do seu dia a dia? As queixas são mais comuns do que se imagina, mas você sabia que a Ginástica Holística pode ajudá-lo com o problema?

Para ficar por dentro do assunto, confira o post que preparamos especialmente para você!

O que é a Ginástica Holística?

Ginástica Holística é, basicamente, um método de trabalho corporal baseado em movimentos de baixo impacto, que atuam em 3 níveis distintos:

  1. preventivo;
  2. terapêutico;
  3. pedagógico.

As técnicas utilizadas permitem que o indivíduo desenvolva suas capacidades perceptivas, sensoriais e motoras, trabalhando ao mesmo tempo com equilíbrio, respiração e musculatura.

Os exercícios levam em consideração a anatomia, a fisiologia e a biomecânica humana, sendo que os alunos têm a liberdade para experimentarem movimentos que solicitem novas respostas neuromusculares.

A prática foi criada pela médica alemã Lily Ehrenfried (Berlim, 1896 — Paris, 1994), em meados do século XX, período em que diversos pesquisadores se dedicaram aos estudos da movimentação humana.

Benefícios da Ginástica Holística

Agora que você já tem uma ideia melhor sobre o assunto, veja a seguir 4 benefícios que a Ginástica Holística pode trazer para a sua vida!

1. Alívio das dores musculares e das articulações

Seja graças à prática de esportes ou em virtude de questões profissionais, quem sofre com as dores no corpo pode se beneficiar — e muito — das técnicas de Ginástica Holística.

A dinâmica dos exercícios se atém a técnicas leves e suaves, que visam a alongar e fortalecer o corpo, sem contar que auxiliam na prevenção ou no tratamento de algumas doenças, como osteoporose (enfraquecimento dos ossos) e tendinite (inflamações nos tendões).

2. Redução do estresse e da ansiedade

Outro benefício bastante claro é a redução do estresse e da ansiedade. Por treinar o controle da respiração e do equilíbrio, o aluno acaba aprendendo que pode utilizar esses conhecimentos para lidar com uma série de situações que normalmente levariam ao estresse e/ou à ansiedade.

3. Realinhamento da postura

Para quem se queixa de dores nas costas, a Ginástica Holística pode ser o remédio que faltava!

Acontece que muitos desses incômodos são causados pelo desalinhamento vertebral, que geralmente é resultado de péssimos hábitos em relação à postura ou graças a determinadas exigências profissionais.

Dessa forma, é preciso “reorganizar” a teia muscular — e isso requer um trabalho direcionado exclusivamente à coluna.

Com aulas frequentes e bem administradas, é possível obter o realinhamento definitivo da postura.

4. Relaxamento da mente

A Ginástica Holística não envolve apenas a parte física, mas também a mental e espiritual. Os exercícios promovem um bem-estar extenso e duradouro, favorecendo o sono, a concentração e o equilíbrio emocional.

Para concluir, considere a Ginástica Holística como um trabalho sobre o ser, uma automassagem muito eficiente para a saúde como um todo e que pode ser praticada por pessoas de todas as idades.

Gostou do nosso post? Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Então pergunte aqui nos comentários!

1 comentário em “Conheça a Ginástica Holística e seus benefícios para a saúde”

Os comentários estão fechados.