Existe posição certa para dormir? Descubra!

Quem não gosta de aproveitar os momentos livres para dormir? Uma boa noite de sono traz mais energia para o dia seguinte, ajuda a controlar a hipertensão e o diabetes, diminui riscos de doenças cardiovasculares e proporciona outros benefícios. Todavia, para conquistá-los, é fundamental dormir corretamente. Nada de deitar com as pernas para cima ou com o corpo torto.

Quer saber se você está acertando ou errando em relação à posição certa para dormir? Então continue lendo este post:

Dormir de lado

Esta é considerada a melhor posição para dormir, pois a coluna fica alinhada e a sua respiração permanece tranquila durante a noite. O único cuidado é em relação ao tamanho do travesseiro: para que a sua coluna fique reta, o ideal é deitar sob uma almofada que tenha a mesma altura do seu ombro.

Essa posição também é indicada para quem está sofrendo com terríveis dores de cabeça. E, quando nos deitamos dessa forma, não há contraindicações para a nossa saúde.

Dormir de barriga para cima

Para ter uma noite de sono tranquila, experimente dormir de barriga para cima. Nessa situação, o corpo fica bastante reto, e o travesseiro ajuda a alinhar a cervical com o restante da coluna. Já os seus braços podem permanecer de duas formas: ao lado do seu corpo ou sobre o abdômen.

Apesar de ser considerada uma das melhores opções para dormir, vale o alerta: infelizmente, ficar de barriga para cima não é indicado para que tem o hábito de roncar muito, pois favorece a apneia. Para evitar esse problema, basta se deitar de lado.

Dormir de lado, com almofada entre as pernas

Já falamos o quanto de lado é a posição certa para dormir. Além disso, quando colocamos a almofada entre as pernas, garantimos outro importante benefício: relaxamento da musculatura lateral da coxa.

É considerada ainda a melhor posição para o sono das grávidas, pois, quando o bebê se desenvolve, o quadril se alarga e a distância entre as pernas aumenta.

Esse desconforto prejudica várias noites de sono, e basta colocar a almofada entre os membros inferiores para resolver o problema.

Dormir com dores nas costas

Se você está sofrendo com dores nas costas, mantenha a calma. Talvez, o que você precisa é mudar a sua postura na hora de dormir. Nesse caso, deitar-se de costas é a melhor saída.

Para manter a curva natural do corpo, use um travesseiro abaixo dos joelhos ou uma toalha dobrada próxima a lombar.

Se o problema não for resolvido, procure uma clínica de tratamento fisioterápico focado em problemas de coluna e outras alterações posturais.

Dormir com dores no pescoço

Uma dor no pescoço pode prejudicar várias atividades ao longo dia. Para amenizar a situação, não durma de barriga para baixo. Busque manter o seu pescoço em uma posição neutra. Dessa forma, será possível ter uma noite mais tranquila.

Dormir com ombros doloridos

Quem sofre com esse sintoma deve dormir sem pressionar os ombros doloridos. Se possível, tentar deitar de costas. Mas, caso opte por se deitar de lado, não tem problema: abrace um travesseiro para relaxar a parte dolorida.

Após descobrir qual é a posição certa para dormir, sugerimos que você assine a nossa newsletter para receber informações exclusivas para evitar dores no corpo!