Consciência corporal: o que é e como ela influencia nosso dia a dia

Em um mundo cada vez mais mental e racional, onde a propriedade intelectual de um indivíduo predomina sobre o seu corpo, são poucas as pessoas que têm conhecimento do que é consciência corporal. Na realidade, grande parte delas olha para o físico somente nos momentos de dor ou doença ou quando não estão satisfeitas com a estética.

Se alguma coisa está errada com o organismo, sinais de alerta são enviados por meio de estímulos presentes nas terminações nervosas para que se tenha mais atenção à estrutura física. Por isso, quanto mais atento você estiver com a sua consciência corporal, mais fácil será identificar e evitar problemas e, assim, ter mais energia, saúde e qualidade de vida.

Ficou curioso para entender mais sobre esse conceito e a importância no seu dia a dia? Neste artigo, separamos tudo o que você precisa saber sobre consciência corporal. Vamos conferir?

O que é consciência corporal?

Consciência corporal é a capacidade de uma pessoa em conhecer o seu próprio corpo, como ele funciona e quais são suas limitações e condições físicas, tanto interna como externamente. Esse conceito envolve também o reconhecimento de sinais que o organismo emite em momentos de alerta, para compreender qual a maneira mais correta de realizar um movimento para evitar dores e lesões.

Quando a estrutura física é agredida de forma repetitiva e por um longo período, ela reage mostrando que algo está errado, momento no qual surgem dores, incômodos, doenças e cansaço excessivo. Saber decifrar esses sinais, e, melhor do que isso, agir de forma que eles não ocorram, é ter o pleno conhecimento do corpo.

Portanto, consciência corporal é sinônimo de utilizar o corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o ambiente.

Quais seus efeitos no dia a dia?

Como mencionado, a consciência corporal ajuda a reconhecer e identificar os processos diretamente ligados aos movimentos corporais, tanto internos como externos. Logo, ela auxilia na correção dos erros cometidos no dia a dia e gera melhorias nas habilidades e condições físicas do indivíduo.

Considerando que muitas doenças surgem pelo fato de o corpo ser exposto a condições extremas e frequentes, como ter que aguentar mais peso, ritmo e intensidade do que é capaz, a consciência corporal é uma ótima maneira de preveni-las.

Ao conhecer os limites do corpo, você aumenta a sua capacidade de autoconhecimento, sabe como executar os movimentos e a hora certa de parar, o que evita essas patologias.

Doenças prevenidas pela consciência corporal

Pelo menos uma vez na vida, você já deve ter sentido na pele alguma lesão ou dor muscular e achou que isso foi apenas decorrência do acaso. O que você não sabe é que a grande maioria dessas condições pode ser evitada por meio da consciência corporal.

Ter esse tipo de conhecimento é muito importante para que, na hora de se exercitar ou fazer qualquer outro movimento comum da rotina, nenhum problema para a sua saúde seja gerado.

Entre os problemas mais comuns que podem ser prevenidos com a consciência corporal, estão as dores musculares e articulares, seja devido a um estiramento, seja em razão de uma má postura. As dores crônicas também entram nessa lista, como a artrite e a fibromialgia, pois, conhecendo o próprio corpo, o indivíduo consegue evitar ações que desencadeiam o problema.

Com a habilidade de conhecer os seus limites e escutar os sinais do seu corpo, entender quais músculos estão sendo utilizados e a postura ideal para desempenhar uma ação fica muito mais fácil. Assim, você utilizará o seu corpo de forma inteligente e cuidadosa, colocando sempre o seu bem-estar em primeiro lugar.

Quais exercícios auxiliam na consciência corporal?

Engana-se quem pensa que atingir a consciência corporal é algo distante e difícil de ser alcançado. Na verdade, todos os movimentos do seu dia a dia podem ser observados para alcançar esse propósito.

Por exemplo, a maneira como você senta durante horas no trabalho ou a postura que exerce durante a maior parte do dia podem servir como exercícios para avaliar os incômodos que surgem no corpo.

Uma dica é ficar sentado sempre com um apoio nos pés — uma caixa de sapatos é uma ótima aliada, caso você não alcance o chão. Assim, seus joelhos e quadris ficam alinhados, o que evita dores após levantar.

Para quem fica muito tempo em pé, o segredo é mudar a perna de apoio, para que ela não fique sobrecarregada. Caminhar um pouco também ajuda.

Além disso, tenha em mente que exercícios simples, como a musculação, podem servir de instrumento para ampliar sua observação sob o corpo. Vale destacar que levar uma vida sedentária é outro fator de risco para o desenvolvimento de dores, incômodos e doenças.

Durante os exercícios, verifique se você não está levantando errado durante um agachamento ou colocando muita força no pescoço enquanto faz um abdominal para não ficar com dores na coluna.

Exagerar nos pesos na musculação, mesmo quando o seu corpo está preparado para isso, não é algo recomendado. Isso pode sobrecarregar os seus músculos, forçando a flexibilidade além do que as suas articulações permitem, fazendo com que as chances de uma distensão muscular se multipliquem.

Um dos mais importantes passos do processo para adquirir consciência corporal é prestar atenção na respiração, ou seja, no movimento dos músculos durante a inspiração e a expiração. Assim como respirar profundamente pode ajudar a relaxar e a acalmar, a alta frequência respiratória pode indicar momentos de estresse e ansiedade. Observar esses pontos traz mais compreensão para o que está acontecendo no seu organismo.

A concentração também é outro ponto muito importante, já que se manter no momento presente é fundamental para desenvolver a consciência corporal. Sempre que possível, todo e qualquer movimento deve ser executado com o máximo de atenção no que se está fazendo. Portanto, evite ficar com a sua mente vagando entre as responsabilidades e problemas da rotina enquanto estiver praticando um exercício — isso atrapalha todo o seu processo de evolução.

Por fim, destacamos a ginástica holística como atividade que favorece, de maneira notável, o conhecimento adequado do corpo e da imagem corporal.

Ginástica holística

Com centenas de movimentos simples, a ginástica holística estimula a consciência corporal, a execução correta de movimentos da rotina e o alívio de tensões. Com algumas das correções posturais alcançadas pela prática do método, você terá mais facilidade em manter a postura ideal no dia a dia. Isso significa dormir melhor, ter mais disposição e um maior rendimento nos seus afazeres.

A consciência corporal permite identificar uma postura inadequada, hábitos incorretos, sobrecargas desnecessárias durante suas atividades rotineiras e desalinhamentos do corpo.

Por exemplo: ao aprender a dirigir, é preciso pensar todo o tempo quais serão os próximos passos — quando brecar, acelerar, mudar de marcha etc. Depois, tudo isso fica automático. O mesmo acontece com o corpo: no início, é necessário pensar em manter a postura ereta, em sentar da forma correta, em ficar com os pés alinhados, mas, com a ginástica holística, tudo se torna natural.

A consciência corporal é aprimorada aos poucos, com cada escolha do dia a dia. É preciso saber que ela é também uma escolha de vida, que pode fazer toda a diferença para um futuro mais saudável e duradouro. Lembre-se de que todos os movimentos, as posturas e as ações podem ser observados para que você conheça amplamente o seu corpo e as suas limitações físicas e, dessa forma, tenha total controle sobre ele.

Gostou de descobrir mais sobre a importância da consciência corporal? Faça sempre seus exercícios físicos e atividades do dia a dia com o máximo de atenção, foco e concentração em cada movimento. Assim, você estimulará a sua percepção e o seu olhar crítico sobre o corpo, o que ajuda a prevenir lesões e aumenta a sua qualidade de vida!

Agora, que tal assinar a nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos sobre saúde e bem-estar diretamente no seu e-mail? Não deixe para depois!