Afinal, correr prejudica a coluna? Descubra aqui!

Você já ficou na dúvida se correr prejudica a coluna? Esse é um questionamento que quase todas as pessoas fazem. Mas pode ficar tranquilo, pois a prática da corrida, assim como as atividades físicas em geral, só trazem benefícios para o corpo, desde que feitos de maneira correta.

Alguns dos benefícios que terá ao se exercitar são: diminuição do peso, redução dos níveis de estresse e ansiedade, menor risco de doenças do coração, melhora do condicionamento físico, combate à insônia, ajuda no controle das taxas de colesterol e de glicose, entre outros.

Como visto, os exercícios físicos trazem muitas vantagens para o nosso organismo, mas você deve ficar atento para não sofrer lesões que prejudiquem a coluna.

Este post vai mostrar os cuidados que precisa ter ao praticar corridas. Quer saber quais são eles? Continue a leitura e descubra!

Corra com a postura correta

No cotidiano, é necessário manter a postura correta para tudo que for fazer. Na corrida não podia ser diferente, não é mesmo? Nessa prática esportiva, você deve ficar com o seu tronco um pouco inclinado para frente.

Os braços precisam ficar soltos para realizarem movimentos para trás e para frente. Além disso, é importante que os punhos passem perto da região do quadril, o que geralmente não ocorre, pois a maioria das pessoas levanta bastante o antebraço ao correr. Em relação às pisadas, é preciso primeiro apoiar o calcanhar e depois o restante do pé. Assim, fique atento a esses detalhes!

Não exagere na intensidade do treino

A dica agora vai, principalmente, para os iniciantes: não faça nada além daquilo que você aguenta! Saiba que correr prejudica a coluna apenas se forçar muito ou se fizer movimentos errados. Sendo assim, comece mais devagar e percorra menos quilômetros, aumentando o ritmo e distância gradativamente.

Também é importante manter os treinos de forma constante. Se você for daquelas pessoas que corre uma vez a cada quinze dias, saiba que não obterá um bom resultado, uma vez que não conseguirá evoluir na intensidade.

Fortaleça o condicionamento muscular

Se você vai correr, fique sabendo que é necessário ter um corpo bem forte. Um bom condicionamento muscular aumenta a resistência, favorecendo a realização de atividades físicas de forma satisfatória.

A prática de musculação contribui para que se tenha a força necessária para aguentar a corrida. Alguns exercícios como o afundo com salto e o agachamento livre são ótimos para melhorar o seu condicionamento físico.

Vale lembrar que apenas a musculação não é suficiente para atingir o referido objetivo. É preciso combiná-la com uma alimentação equilibrada, de modo a consumir, diariamente, os nutrientes que seu corpo precisa para conseguir correr.

Corra em terrenos planos

Para preservar a sua coluna durante a corrida, é preferível optar por um terreno plano. Subidas forçam muito essa parte do corpo, o que pode trazer alguns desconfortos. Além disso, os terrenos planos são benéficos para quem sente dores nos joelhos ao correr, uma vez que o impacto é reduzido.

Atente-se ao movimento dos joelhos

Além dos cuidados com a coluna, é muito importante se atentar aos movimentos dos joelhos para que eles não sofram nenhuma lesão. Na corrida, é necessário que eles façam uma pequena elevação na hora de trocar os passos.

Com os movimentos corretos, você evita o desgaste da cartilagem e, consequentemente, as terríveis dores. Confira algumas dicas para não prejudicar os referidos membros:

  • faça exercícios para fortalecer os joelhos;
  • não exagere na intensidade da corrida;
  • use um tênis adequado e de qualidade;
  • mantenha-se no peso ideal;
  • corrija os fatores biomecânicos, como postura, pisada e impulso.

Com o que foi mostrado acima, é possível perceber que correr prejudica a coluna ou o joelho quando as técnicas adequadas não são aplicadas. Por isso, mantenha-se sempre na postura correta, não faça nada que seu corpo não aguente e, por fim, procure um bom profissional para orientá-lo nas práticas de atividades físicas.

Gostou deste post? Então acesse nosso blog e descubra as razões para usar o tênis correto para exercícios.