Veja como os tipos de pisada influenciam na saúde como um todo

Você sabia que o tipo de pisada influencia na saúde como um todo? Quem costuma sentir dores em diversas partes do corpo, principalmente nas pernas, nas costas, nos quadris e nos joelhos, possivelmente, pode ter uma pisada inadequada.

Um ponto importante para evitar esse tipo de problema está na escolha do calçado. Isso porque o modelo errado pode provocar lesões graves, deformidades e dores crônicas.

Quer saber como os tipos de pisada podem influenciar na sua saúde? Então acompanhe este post!

Conheça os tipos de pisada

A forma como cada pessoa pisa é determinada pelas características anatômicas e influências de fatores externos. Há, basicamente, três tipos de pisadas: neutra, pronada e supinada. A pisada neutra é, em teoria, considerada a normal e correta. Nela, o pé apoia-se no solo de maneira uniforme, distribuindo o peso do corpo de forma equilibrada.

A pisada pronada, também chamada de “pé chato”, é bastante comum. Os pronadores pisam para dentro, ou seja, há uma rotação interna do pé e do tornozelo. Consequentemente, o peso do corpo também é jogado para a parte interna dos pés. Quem tem a pisada pronada, normalmente, desgasta a parte interna do calçado.

Já a pisada supinada é caracterizada pela pisada para fora, ou seja, o peso do corpo é projetado para a lateral externa dos pés. Geralmente, isso acontece com pessoas que têm o arco do pé muito acentuado, chamado também de pé cavo.

Entenda a relação entre o tipo de pisada e a saúde

Quando pisamos de forma inadequada, afetamos diversas partes do corpo: joelhos, quadris, articulações e coluna vertebral. Muitas vezes, o corpo realiza compensações que elevam a sobrecarga das articulações, causando muitos incômodos.

Logo, aquela dor forte que você sente nas costas, por exemplo, pode ter a ver com o seu tipo de pisada. No entanto, as consequências desse ato podem variar desde lesões superficiais, como bolhas e calos, até lesões crônicas, como as deformidades ósseas. Tudo isso acontece por conta do desequilíbrio corporal do indivíduo que pisa de forma inadequada.

Veja os problemas causados por uma pisada errada

Como citamos, uma pisada incorreta afeta diversas partes do corpo. Por esse motivo, é muito importante ter atenção. Abaixo, elencamos os principais problemas causados por uma pisada errada:

  • dores nas articulações;
  • câimbras;
  • inflamações;
  • tensão excessiva nos músculos;
  • contusões;
  • desalinhamento no quadril;
  • tendinites;
  • artrose.

Saiba como evitar esses problemas

O primeiro passo para evitar problemas relacionados ao tipo de pisada é identificar a sua pisada. Isso pode ser feito ao se observar a sola do sapato. Caso apresente desgaste na parte externa, a pisada é supinada. Se o desgaste estiver na parte interna da sola, a pisada é pronada. Caso o desgaste seja igual nas duas extremidades, a pisada é neutra.

O Instituto Patricia Lacombe atua com uma equipe altamente treinada, especialmente na parte técnica para reconhecer o seu tipo de pisada, orientar quais atitudes devemos tomar, bem como movimentos que irão melhorar o alinhamento como um todo e consequentemente a melhora da pisada além da prevenção de todas as doenças acima citadas.

Como vimos, o tipo de pisada impacta a saúde do corpo como um todo.Não deixe para buscar ajuda somente quando tiver dores. Busque sempre a prevenção. Esse trabalho pode ser feito em conjunto com médico ortopedista.

E você, conhecia os tipos de pisada e a sua relação com a saúde do corpo? Viu como é interessante? Aproveite a visita em nosso blog e saiba como a dor de coluna está relacionada com a saúde dos pés!