Conheça 5 práticas para tratar o desvio de postura

Uma das partes mais importantes do corpo humano é a coluna vertebral: ela sustenta a estrutura corpórea, ajuda na locomoção e cumpre outras funções de grande valor. Entretanto, é crescente o número de pessoas que sofrem dores crônicas na região devido ao desvio de postura.

Isso ocorre por conta de vários fatores, como passar longos períodos sentado de forma errada, situação comum em ambientes de trabalho, por exemplo. Em determinados casos, a pessoa tem o mal desde a infância, podendo agravá-lo na fase adulta se não procurar tratamento rapidamente.

Vale ressaltar que a hipercifose, a hiperlordose e a escoliose são os principais problemas de desvios de postura. Nesse sentido, existem alguns exercícios capazes de ajudar no alívio dos incômodos. Quer saber quais são? Continue a leitura do post e descubra, pois listamos cinco deles!

1. Ginástica holística

A ginástica holística consiste em um método bastante eficiente no tratamento da hipercifose, curvatura da coluna que projeta os ombros para a frente.

Essa atividade combina diversos movimentos de baixo impacto, realizados conforme a condição física de cada indivíduo. Além disso, a prática é excelente para trabalhar o equilíbrio, a musculatura e a respiração.

Uma dica válida para cuidar do corpo e da postura onde estiver é baixar o FisioClub APP no seu celular. Trata-se de um aplicativo fundamental para ajudar na busca por uma melhor qualidade de vida por meio da prática de exercícios rápidos, baseados no Método de Ginástica Holística.

2. Alongamento do peitoral

Os alongamentos da região do peito são atividades recomendadas para tratar da hipercifose, pois ajudam na manutenção da postura correta dos ombros. Alguns exemplos:

  • manter os braços esticados para trás o máximo que puder;
  • ficar em pé de frente para o canto de uma parede, com os braços abertos, fazendo movimentos para frente;
  • permanecer, por alguns segundos, com os cotovelos flexionados para trás.

3. Fortalecimento do core

O fortalecimento do core figura como prática importante para corrigir a hiperlordose, acentuada curvatura na coluna espinhal. Formado pelos músculos abdominais, da lombar, do quadril e da pelve, ele é o responsável por manter o corpo em equilíbrio.

Com o treinamento da parte central do corpo, evita-se o encurtamento de membros superiores e inferiores, prevenindo o surgimento do desvio de postura. Alguns exercícios que auxiliam no fortalecimento são a ponte, a prancha e a hiperextensão, por exemplo.

4. Alongamento da região lombar

Como visto acima, exercitar a lombar é vital para impedir o aparecimento da hiperlordose. Nesse sentido, listamos alongamentos com esse objetivo:

  • deitar de barriga para cima e encostar os joelhos no peito;
  • iniciar em posição ereta e depois curvar o corpo para frente e para trás;
  • ficar de quatro apoios, arquear a coluna enquanto inspira e voltar, lentamente, para a posição inicial na expiração.

5. Fortalecimento do lado côncavo e alongamento da parte convexa

Para o tratamento da escoliose, desvio que causa uma ou mais curvas na coluna vertebral, é primordial fazer exercícios que cuidem das partes côncava e convexa ao mesmo tempo. Afinal de contas, o processo exige simetria para evitar novos prejuízos futuros.

Algumas atividades comuns para esse fim são a natação, a hidroginástica e a musculação leve, quando acompanhada por um bom profissional. Vale lembrar que não se recomenda atividades de grande impacto para curar a escoliose acentuada.

Para alcançar um resultado eficaz, é indispensável contratar uma boa clínica de fisioterapia, considerando os problemas apresentados. Jamais confie sua qualidade de vida a um profissional inexperiente no assunto!

Quer entender mais sobre os métodos para corrigir desvio de postura e ficar livre desses incômodos? Então, entre em contato conosco! Será um prazer ajudá-lo.