5 razões para usar o tênis correto para exercícios

O bom desempenho de uma atividade física depende de uma série de fatores — entre eles, manter uma postura correta, treinar a respiração, reconhecer os limites do corpo e também usar os acessórios adequados. O tênis para exercícios, por exemplo, é um desses equipamentos que fazem toda a diferença para a saúde do atleta. 

Pensando nisso, preparamos este post com 5 motivos que você deve levar em consideração ao escolher um bom tênis para exercícios e não comprometer sua rotina de exercícios. Quer conferir? Então leia até o final e anote as dicas! 

1. Amortecimento 

Imagine um carro sem molas. Com o tempo, certamente sua estrutura estaria comprometida pelo impacto causado no chão. Em uma corrida, nosso corpo age da mesma forma, pois dispensamos nosso peso sobre nossas pernas, que fazem o maior esforço durante toda a atividade.

As pisadas no solo são amenizadas por meio dos sistemas de amortecimento dos tênis para exercícios. O recomendado é escolher um equipamento que seja mais alto na parte de trás e mais baixo na frente, causando conforto e maciez ao pisar. Suas articulações agradecem! 

2. Tração 

Quando falamos em tração, nos referimos ao contato feito com a sola do tênis e o chão. É importante que o material evite escorregamentos ou deslizamentos das pernas, o que pode causar acidentes, lesões e até mesmo fraturas.

O solado de borracha proporciona maior aderência e previne essa possibilidade de escorregões.

3. Flexibilidade 

Outro ponto importante na hora de escolher um tênis para exercícios é a flexibilidade do equipamento — afinal, durante uma corrida ou qualquer atividade física com as pernas, você demanda certos movimentos em seus pés.

Se não houver essa elasticidade necessária, o movimento realizado provavelmente não será o mais propicio, o que pode trazer desconfortos. Logo, antes de comprar um tênis, dobre-o e teste sua maciez. 

4. Ventilação 

A ventilação do tênis para exercícios é outro fator fundamental, tanto para o conforto, como para a segurança de sua atividade. Afinal, o ar deve circular através do equipamento e proporcionar a saída do suor. 

Tênis impermeáveis, por exemplo, não são os mais indicados para atividades. Busque modelos com saídas de ar e tecidos elaborados especialmente para isso. 

5. Leveza

O peso do calçado escolhido também é muito importante para a eficiência de sua atividade física. O ideal é que o tênis apresente, além de todos os outros itens acima, o máximo de leveza. Alguns modelos dão até mesmo a sensação de que você está descalça. A intenção é não impactar no esforço e na pisada.  

No entanto, um tênis leve precisa, ao mesmo tempo, apresentar uma boa durabilidade. Por isso, opte por marcas de confiança e com materiais de qualidade. 

Essas foram nossas dicas sobre como escolher um bom tênis para exercícios. Os acessórios são, sem dúvidas, partes fundamentais de uma atividade e devem ser utilizados da forma correta. Isso ajuda a alcançar melhores resultados e a garantir a saúde e o bem-estar do atleta. Agora é hora de começar a se mexer! Busque incentivos com colegas, profissionais ou procure aplicativos, como o Fisioclub, para dar aquela forcinha!

E aí, curtiu este artigo? Restou alguma dúvida ou gostaria de compartilhar alguma sugestão? Então deixe um comentário logo abaixo!