Você sabia? Correção de postura pode ajudar na nossa autoestima

Ter uma má postura vai além de cultivar aquelas velhas dores nas costas. É muito mais que uma questão de saúde, pois afeta também sua personalidade, seu bem-estar e a sua apresentação pessoal. Por isso, este post será dedicado exclusivamente a dois assuntos totalmente interligados: postura e autoestima.  

Para entender melhor como uma coisa impacta diretamente na outra, fique com a gente e confira algumas dicas importantes, preparadas para você. Continue a leitura e se surpreenda! 

Entenda a importância de manter uma boa postura 

A postura descreve o alinhamento e a orientação de nossos corpos no ambiente, assim como no posicionamento dos segmentos corporais em um determinado momento. Uma simples curvatura inadequada de sua coluna pode ocasionar dores e incômodos, além de afetar, diretamente, nossas sensações e emoções. Ou seja, um trabalho de correção de postura envolve muito além da região das costas, mas também é preciso trabalhar a questão mental e emotiva. 

Perceba a relação entre postura e autoestima

Depois do tópico acima, é possível ter uma noção de como postura e autoestima podem estar diretamente interligadas. Andar curvada, com os ombros para baixo e a barriga para dentro não é uma aparência que transmite boas energias e disposição. Naturalmente, quem sofre com isso, tende a parecer mais cansado e indisposto.  

A postura mostra, nitidamente, como estamos perante a vida. Pode parecer exagero, mas quando se trabalha nessa questão, uma infinidade de outros fatores começa a fazer mais sentido. Por exemplo, melhor desempenho profissional, mais qualidade de vida, maior confiança e, consequentemente, uma autoestima mais favorável. 

Saiba por que cultivar uma imagem corporal 

A imagem corporal é a percepção que cada um tem de seu próprio corpo. Se a pessoa não se vê da forma que desejaria, a tendência é se tornar mais retraída, encolhida e sempre com uma autoestima negativa. Tudo isso está ligado a uma consciência do corpo e da mente e precisa ser trabalhado e evoluído para se chegar aos objetivos desejados. 

Com um trabalho de imagem corporal, é possível corrigir a postura e, consequentemente, influenciar na aparência pessoal, permitindo que a pessoa se sinta mais elegante, disposta e mais jovem. É o que veremos no próximo tópico, com algumas dicas de como fazer isso. Continue a leitura! 

Confira alguns métodos para melhorar postura e autoestima 

Existem diversas formas para você se exercitar e corrigir a sua postura. O importante é entender que esse trabalho envolve tanto o lado físico como o mental, e, por isso, é imprescindível buscar uma conscientização do corpo em geral, ao analisar e mudar a forma de dormir, o posicionamento dentro do trabalho, o jeito de andar e, até mesmo, de como fazer as rotinas diárias mais simples, como atender o celular, por exemplo. 

Além desses exercícios, busque tratamentos específicos como a fisioterapia e a ginástica holística, esse último é considerado um método inovador e com resultados extremamente eficientes, que trabalham o corpo e a mente de uma forma harmonizada. 

É fundamental manter a saúde da coluna tanto para evitar dores, como para sua apresentação pessoal, pois isso traz benefícios gerais a sua vida.  

Gostou do post? Quer começar a praticar hoje e colocar sua autoestima  para cima? Então, inicie alguns exercícios excelentes para melhorar a postura. Boa leitura!