Confira 3 dicas para evitar dores nas costas em viagens longas

Quem não gosta de viajar? Conhecer novos lugares, novas culturas, aproveitar para visitar parentes ou amigos? Poder viajar e se divertir é muito bom, mas tem uma parte que nem sempre é tão positiva assim: viagens longas costumam ser cansativas e causar dores em diversas partes do corpo, dentre elas as costas.

São muitos os motivos que podem causar dor nas costas durante uma viagem: ficar muito tempo em uma mesma posição, carregar malas muito pesadas, postura incorreta, dormir de maneira torta e por aí vai. A prevenção para evitar esse desconforto é uma das saídas para quem sofre desse mal com frequência.

Pensando nisso, criamos este post com 3 dicas para evitar dores nas costas em viagens longas, para você se livrar desse problema de uma vez por todas. Confira!

1. Corrija a postura

Quando viajamos, a nossa postura pode ser insuportável e muito incômoda. Corrigir a postura e sentar-se direito pode ser a solução para esse problema. Para isso, procure se sentar sobre os ísquios, aqueles famosos ossinhos do bumbum. Dessa maneira, você não sobrecarrega a coluna.

Posicionar bem o banco é outra dica que pode ajudar, assim, procure uma posição que ofereça conforto, e que não force sua coluna. Assim, as chances de começar a sofrer com dores são menores.

2. Use almofadas

Almofadas e travesseiros são ótimos aliados em viagens longas, independentemente do meio de transporte utilizado. Existem dois tipos de usos que podem ajudar a evitar essas dores, as de pescoço e as que são indicadas para a região lombar. Mas não se engane: você não precisa sair carregando as duas por aí.

As almofadas de pescoço são mais comuns de serem encontradas e costumam ser usadas para apoiar o pescoço e evitar a dor cervical. Enquanto a outra, se posicionada corretamente, serve como apoio para a região lombar. Atualmente, já existem almofadas que podem ser utilizadas das duas maneiras, prevenindo futuras dores e desconfortos.

3. Movimente o corpo a cada duas horas

Movimentar-se sempre que possível ajuda a evitar dores nas costas, então, procure fazer isso a cada duas horas, pelo menos. Durante uma viagem de carro, é mais fácil parar para se movimentar, mas, se você não tem essa opção, levante e ande até o banheiro ou até mesmo pelo corredor do ônibus ou do avião.

Aproveite esses momentos também para fazer alongamento, isso auxilia a poupar a coluna do desgaste. Faça isso antes de começar a viagem e quando chegar ao destino. O simples movimento do pescoço e dos braços alivia a tensão causada pelo tempo na mesma posição.

Pedir ajuda para carregar as mochilas, evitar bagagens muito pesadas, preferir malas de rodinhas, fazer caminhadas no dia a dia, praticar atividades físicas, alimentar-se bem e manter-se hidratado são mais algumas dicas que podem ajudar você a evitar as dores nas costas em viagens longas. Caso sinta dores recorrentes, ou se sentir muito incômodo durante uma viagem, procure um especialista.

Gostou das nossas dicas para evitar dores nas costas em viagens longas? Pretende adotá-las na sua próxima viagem? Aproveite e compartilhe nas suas redes sociais, para que mais pessoas vejam essas dicas.