Veja quais os sinais de problemas na coluna e como ficar atento a eles

Sempre que achamos algum incômodo em nossas costas, precisamos acompanhar com cuidado, pois essas dores podem ser sinais de problemas na coluna mais sérios. Não é recomendado esperar muito tempo para diagnosticar as causas, ainda mais se tratando desta região tão sensível do corpo. Qualquer descuido pode deixar sequelas graves e exigir tratamentos mais prolongados.  

Neste post, separamos algumas dicas infalíveis para você detectar as principais causas desses incômodos e as melhores maneiras de prevenção. Boa leitura! 

Quais são os principais sinais de problemas na coluna? 

Os sintomas para possíveis problemas nas costas podem ser muitos e variam de acordo com uma infinidade de fatores. Sua rotina de trabalho, ambiente inadequado, noites mal dormidas, excesso de peso,  postura e lesões são alguns exemplos muito comuns. Confira os principais sinais que, se persistirem por muito tempo, devem despertar sua atenção e cuidados para a saúde de sua coluna: 

  • enxaquecas (dor de cabeça frequente e consistente); 

  • cansaço demasiado; 

  • dores no pescoço; 

  • dores nos ombros; 

  • dores em qualquer região das costas; 

  • dores na lombar e que podem se prolongar para as pernas; 

  • fraqueza nas pernas ao caminhar ou levantar; 

  • formigamentos nos membros superiores e inferiores; 

  • perda de controle da bexiga e intestinos; 

  • aumento do estresse. 

Quais são as principais formas de sanar os problemas? 

Se você conseguir detectar os sinais de problemas na coluna com antecedência, a possibilidade de evitar desconfortos futuros são grandes e as chances de uma cirurgia ser eficiente também aumentam. Veja algumas dicas que preparamos para você. 

Melhore sua postura 

É essencial ter uma postura correta, especialmente para prevenir a evolução de alguns problemas graves. No trabalho, se você passa boa parte do tempo sentado, procure manter os pés sempre apoiados no chão e permita que as coxas toquem o máximo de espaço do assento.

Evite cruzar as pernas e mantenha a coluna ereta (essa é uma prática que também deve ser observada ao caminhar, sem deixar os ombros pesarem para a frente). A cadeira e mesa também devem ser confortáveis e flexíveis ao seu tamanho. 

Alongue-se e pratique atividades físicas 

A prática de exercícios localizados costuma ser muito eficiente para prevenção e tratamentos de algumas dores nas costas. Os alongamentos e a repetição de movimentos específicos também ajudam bastante. Porém é imprescindível estar acompanhado de um profissional da área, devidamente qualificado, assim como ter consultado um médico que diagnostique as causas. 

Conheça a ginástica holística 

Este incrível método pode não somente resolver os sinais de problemas na coluna, mas também se tornar uma experiência única para um estilo de vida mais saudável.

Ele permite que o individuo desenvolva uma plenitude de suas capacidades de movimentos e respiração. Além de prevenir e tratar dores e lesões, a ginástica holística aumenta sua flexibilidade e força muscular.

Independentemente do nível do problema, essa prática é, sem dúvida, uma grande aliada da saúde da mente e do corpo, em especial da coluna. 

Estas são algumas dicas para você entender melhor os sinais de problemas na coluna. No entanto, o mais recomendado é sempre buscar uma orientação com profissionais capacitados que possam indicar os melhores tratamentos. 

Gostou do post? Quer conhecer os métodos mais modernos e indicados para cuidar da saúde de sua coluna? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!