Existe posição certa para dormir? Descubra!

Quem não gosta de aproveitar os momentos livres para dormir? Uma boa noite de sono traz mais energia para o dia seguinte, ajuda a controlar a hipertensão e o diabetes, diminui riscos de doenças cardiovasculares e proporciona outros benefícios.

Todavia, para conquistá-los, é fundamental dormir corretamente. Nada de deitar com as pernas para cima ou com o corpo torto.

Quer saber se você está acertando ou errando em relação à posição correta para dormir? Então, continue lendo este post!

Dormir de lado

Esta é considerada a melhor posição para dormir, pois a coluna fica alinhada e a sua respiração permanece tranquila durante a noite. O único cuidado é em relação ao tamanho do travesseiro: para que sua coluna fique reta, o ideal é deitar sobre uma almofada que tenha a mesma altura de seu ombro.

Essa posição também é indicada para quem está sofrendo com terríveis dores de cabeça.

Coloque um travesseiro entre as pernas

É aconselhável, também, colocar um travesseiro mais fino entre as pernas quando se deita nesta posição. Assim, o corpo ficará totalmente reto, sem forçar nenhuma parte da coluna, e proporcionará muito mais conforto à sua noite.

Quando deixamos a almofada entre as pernas, garantimos outro importante benefício: o relaxamento da musculatura lateral da coxa.

Saiba quando pode ser ruim

A posição correta para dormir depende também de uma série de outros fatores, como o tamanho dos travesseiros e a qualidade do colchão. Para gestantes, por exemplo, esta posição é ótima, porém há uma recomendação importante: optar sempre por dormir para o lado esquerdo, pois isso facilita a circulação sanguínea para o bebê.

Tenha muito cuidado para não curvar demais a coluna, como na posição fetal. Tente manter o corpo reto ou com as pernas levemente dobradas.

Dormir de barriga para cima

Para ter uma noite de sono tranquila, experimente dormir de barriga para cima. Nessa posição, o corpo fica bastante reto e o travesseiro ajuda a alinhar a cervical com o restante da coluna. Já os braços podem permanecer de duas formas: ao lado de seu corpo ou sobre o abdômen.

Apesar de ser considerada uma das melhores opções para dormir, vale o alerta: infelizmente, ficar de barriga para cima não é indicado para quem tem o hábito de roncar muito, pois favorece a apneia. Para evitar esse problema, basta deitar-se de lado.

Coloque um travesseiro sob as pernas

Para dar mais conforto e permitir uma posição mais ergonômica, é indicado colocar um travesseiro mais fino por baixo das pernas, na altura dos joelhos. Assim, o peso do corpo é mais bem distribuído, o que permite que toda a coluna mantenha-se reta, sem forçar as pernas.

Saiba quando poder ser ruim

Toda posição correta para dormir deve ser respeitada, sendo que é preciso seguir alguns cuidados. No caso de ficar com a barriga para cima, também é necessário ter os acessórios adequados e de boa qualidade.

No geral, esta posição costuma ser confortável e agradar a todos, exceto quando há casos específicos de dores muito fortes nas costas, nos ombros e no pescoço (ou feridas e hematomas nestas mesmas partes). Pessoas com gripe e problemas respiratórios também podem ficar mais incômodas.

Dormir de bruços

Esta não é uma posição correta para dormir. Apesar de muitas pessoas acharem confortável, sua coluna pode responder de forma negativa com o passar do tempo.

Quando deitamos de bruços, automaticamente recostamos a cabeça nas costas das mãos e dobramos o pescoço para um dos lados. Isso força a curvatura natural da coluna e pode gerar dores.

Como melhorar a posição para dormir de bruços?

Dormir de bruços não é o indicado. Porém, se você tem dificuldades em outras posições, pode amenizar um pouco ao colocar um travesseiro fino e macio no abdômen.

Assim, a coluna fica mais apoiada e não força tanto o pescoço, pois o corpo estará inclinado. Aos poucos, o ideal é que você se acostume a deitar de lado, que seria uma posição correta para dormir.

Dificuldades que podem influenciar na posição correta para dormir

Dores nas costas

Se você está sofrendo com dores nas costas, mantenha a calma. Talvez, seja preciso mudar sua postura na hora de dormir. Nesse caso, deitar-se de costas é a melhor saída.

Para manter a curva natural do corpo, use um travesseiro abaixo dos joelhos ou uma toalha dobrada próximo à lombar. Se o problema não for resolvido, procure por um profissional e técnicas de ginástica holística.

Dores no pescoço

Uma dor no pescoço pode prejudicar várias atividades ao longo dia. Para amenizar a situação, não durma de barriga para baixo e busque manter seu pescoço em uma posição neutra. Dessa forma, será possível ter uma noite mais tranquila.

Dores nos ombros

Quem sofre com esse sintoma deve dormir sem pressionar os ombros doloridos e, se possível, tentar deitar de costas. Mas, caso opte por ficar de lado, não tem problema: abrace um travesseiro para relaxar a parte dolorida.

Fatores que contribuem para dormir bem

É imprescindível alinhar outros fatores com a busca pela posição correta para dormir. Não adianta seguir as instruções de melhores posições se outros componentes não forem adequados.

O travesseiro, por exemplo, precisa ser do tamanho e da altura ideal. Verifique sempre se a coluna e o pescoço se encontram alinhados.

O colchão também deve ser confortável, independentemente do material usado. Perceba se ele volta ao formato original depois que você se levanta. Depois de muito tempo de uso, é recomendado renovar todos estes itens.

Exercícios e ginástica holística podem ser atividades complementares para noites de sono melhores

Se você não tem dificuldades de achar a posição correta para dormir e nenhuma dor o incomoda quando se deita, já é um bom sinal. No entanto, mesmo sem sintomas, praticar esses exercícios é sempre uma maneira preventiva.

Além de aumentar a flexibilidade e a resistência do corpo, eles ajudam a manter a postura e a evitar problemas mais sérios. E, caso você já tenha algum histórico de desconforto e dores, a ginástica holística pode ser uma grande aliada.

Os principais benefícios da ginástica holística

  • auxilia na prevenção e no tratamento de desvios de postura e disfunções motoras, possivelmente ocasionados por noites ruins;
  • ajuda com alterações físicas e emocionais em gestantes;
  • alivia dores localizadas;
  • reduz o estresse e a ansiedade;
  • aumenta a flexibilidade muscular;
  • auxilia em métodos para dormir melhor;
  • ajuda no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes;
  • melhora a harmonia e a precisão de movimentos;
  • alinha a postura e auxilia na resistência muscular, independentemente da idade.

Com estas recomendações e boas práticas, suas noites tendem a ser bem mais tranquilas e confortáveis.

Gostou de nossas dicas para encontrar a posição correta para dormir? Quer tal conhecer, agora, 5 dicas para o fortalecimento de sua coluna? Até a próxima!