Como a dor de coluna está relacionada com a saúde dos pés?

Muitas pessoas sofrem diariamente com a dor de coluna. O problema é que, devido ao desconforto causado, a pessoa acaba perdendo o bem-estar na rotina e comprometendo sua qualidade de vida.

O corpo humano, quando não está saudável, usa alguns órgãos para sinalizar. A dor nas costas é um ótimo exemplo, pois nem sempre está ligada, exclusivamente, à coluna vertebral. Isso porque, em alguns casos, o incômodo nessa região do corpo pode estar relacionado à saúde dos pés.

Como isso é possível? É sobre isso que falaremos neste post. Acompanhe!

Qual a relação entre dor de coluna e saúde dos pés?

Normalmente, as pessoas que sofrem com dores nas costas relacionam o incômodo a problemas posturais. Afinal, hábitos inadequados de postura durante a realização de algumas atividades ou em posição estática podem comprometer a saúde vertebral, causando as famosas dores.

No entanto, o que poucas pessoas sabe é que as dores nas costas, muitas vezes, não têm ligação com a coluna vertebral, mas com a pisada errada e com desvios posturais. Isso acontece porque os pés são a base que sustenta e alinha o corpo.

Logo, quando pisamos errado, é gerado um desequilíbrio corporal. Consequentemente, uma série de problemas de saúde surgem, incluindo dores na região da coluna.

Como a dor nas costas se manifesta nesse caso?

As dores na região das costas, quando relacionadas com a saúde dos pés, apresentam várias características. Elas podem ser descritas como alucinantes, ardentes, leves e intensas. Além disso, essas dores podem ser localizadas ou difusas, além de contínuas, intermitentes ou ocasionais.

De acordo com o caso, elas podem aparecer na parte alta das costas ou do pescoço. Quando ficam mais intensas, podem irradiar para os braços e para as mãos —normalmente, no entanto, elas irradiam para as pernas e para os pés.

Quais são as possíveis causas para essas dores?

As causas para as dores nas costas, quando envolvem a saúde dos pés, são inúmeras. Entre as mais comuns, destacamos o tipo de pisada, o uso do calçado inadequado, o joanete e as deformidades congênitas e posturais.

A pisada inadequada, por exemplo, pode comprometer seriamente a saúde do indivíduo. Já o uso de sapatos de salto alto ou, até mesmo, de um que não atenda ao tipo de rotina que uma pessoa tem, também pode gerar dores nas costas e outros problemas de saúde.

O joanete é um problema corriqueiro que gera muito desconforto na coluna. Trata-se de uma deformidade do pé caracterizada pela saliência óssea que se forma no dedão. Além de incômodo e doloroso, ele prejudica o caminhar.

As deformidades congênitas e posturais geram dificuldades para usar sapatos, o que pode refletir também em dores pelo corpo, especialmente na região das costas.

Quais são os tratamentos?

Para cada caso, existem técnicas distintas de tratamento. Cabe ao especialista avaliar a necessidade de cada pessoa e sugerir ou não a intervenção cirúrgica. Porém, de forma geral, a fisioterapia auxilia bastante, já que ajuda a corrigir a postura e também a forma de pisar.

Outro tratamento que é eficaz para a dor de coluna é o uso de uma palmilha ortopédica. Ela ameniza a dor e ajuda o pé a se estabilizar enquanto entra em contato com o chão. A palmilha é quase sempre indicada por conta de sua eficácia. Ela pode ser usada por pessoas de todas as idades e em qualquer tipo de sapato (sapatilha, tênis de corrida e sapatos de salto alto).

Como vimos, a dor de coluna, apesar de comum, pode estar relacionada à saúde dos pés. Nesse caso, quando não é tratada, irradia para outras partes do corpo e gera problemas ainda mais graves. Por isso, procurar por um médico especialista assim que os sintomas surgirem é a medida mais adequada para preservar a saúde em geral.

E você, gostou de saber a ligação entre a dor de coluna e a saúde dos pés? Viu como os sapatos podem influenciar? Então, aproveite a visita em nosso blog e aprenda 8 dicas para usar salto alto!