Doenças da coluna: quais as diferenças entre escoliose, cifose e lordose?

Muito comuns na idade adulta, as doenças da coluna atrapalham bastante as atividades do dia a dia, o que acaba prejudicando a qualidade de vida. Muitas vezes, elas podem estar relacionadas à má postura e ao sedentarismo. No entanto, somente um diagnóstico médico pode determinar a verdadeira causa.

Entre as doenças da coluna, listamos abaixo algumas das mais comuns e que atingem milhares de pessoas no mundo. Você sabe quais são as diferenças entre essas condições? Acompanhe este post e aprenda!

Quais são as doenças da coluna mais comuns?

As doenças da coluna são muitas e podem afetar pessoas de diferentes idades, mesmo as que praticam atividades físicas com mais frequência. Confira algumas delas:

Escoliose

A escoliose é uma das doenças da coluna que mais afetam a população. Ela é definida pela curvatura anormal da coluna vertebral, que ocorre nos três planos espaciais. Dessa forma, é possível dizer que a coluna se torce ao redor do próprio eixo: para frente, para trás e para os lados.

Dependendo do nível de torção, a escoliose é classificada com menor ou maior gravidade, podendo ser dividida em três tipos principais:

  • idiopática: comum em adolescentes, pois, nessa fase, a taxa de crescimento dos ossos é mais rápida. Sua causa não é conhecida;
  • congênita: caracterizada por problemas de formação nas vértebras ou pela fusão de costelas durante o desenvolvimento do feto ou recém-nascido;
  • neuromuscular: geralmente, a causa envolve fraqueza muscular ou paralisia em decorrência de doenças.

Qual é o tratamento?

O tratamento depende do tipo da escoliose, localização da curvatura e tamanho da deformação. Atualmente, há três formas de correção: colete, cirurgia e fisioterapia. Além disso, as atividades físicas regulares também são indicadas para corrigir a postura e deixar os músculos do corpo mais fortes.

Cifose

Conhecida como hipercifose na Medicina, a cifose é uma curvatura presente na coluna vertebral que faz com que a região superior das costas pareça mais arredondada do que o normal. É certo que todos temos um grau de curvatura na coluna vertebral, porém, quando ela tem mais de 45 graus, é considerada excessiva.

Em alguns casos, a cifose não causa nenhum problema além da aparência anormal, entretanto, em algumas pessoas, ela pode gerar dores nas costas e cansaço.

Qual é o tratamento?

Grande parte das doenças de coluna é tratada com fisioterapia, assim como é o caso da cifose. O profissional fisioterapeuta ajuda na correção postural e também no fortalecimento muscular da coluna vertebral.

Além disso, indica-se o uso de coletes, principalmente, em caso de cifose estrutural. Para isso, há diferentes tipos de coletes e somente o médico poderá selecionar cuidadosamente a opção adequada para cada paciente.

Lordose

A lordose é uma curvatura normal da coluna vertebral, e cresce nas regiões cervical e lombar após o nascimento, sendo importante para distribuir melhor as cargas que incidem sobre a coluna.

No entanto, quando há alterações no grau da curva lordótica, é possível que sejam desvios posturais, que podem comprometer a mobilidade da coluna na região afetada. Eles são classificados em dois tipos:

  • hiperlordose: aumento excessivo da curvatura para dentro do corpo;
  • hipolordose: redução dessa curvatura, provocando a retificação da coluna.

Qual é o tratamento?

A lordose tem cura e pode ser tratada de acordo com a gravidade da lesão. Cabe ressaltar que não são todos os casos que precisam de cuidados — apenas quando a curvatura é rígida. No geral, o tratamento pode incluir medicação, exercícios, fisioterapia, uso de cinta e cirurgia.

Lombalgia

Lombalgia é o nome clinico dado para a famosa dor nas costas. Geralmente, se manifesta na região lombar e suas causas podem ser variadas. Um dos problemas mais comuns dessa doença é que muitas pessoas se queixam das dores, porém, não buscam tratamento adequado. As dores podem se agravar e causar, inclusive, limitações à mobilidade.

Com o envelhecimento do corpo, a lombalgia pode se tornar mais frequente. Um dos principais causadores é a degeneração de alguns elementos da coluna, como o disco intervertebral.

Qual é o tratamento?

O melhor caminho é evitar a lombalgia, ou seja, trabalhar o corpo com exercícios de forma preventiva. No entanto, ninguém está livre de ter doenças da coluna, mesmo os que se exercitam.

Alguns sintomas da lombalgia podem ser sanados com simples repouso. Outros devem ser reduzidos com a prática de alongamentos e movimentos localizados. Para os mais graves, é possível recorrer a medicamentos e até cirurgias. Porém, antes de tudo, é recomendado consultar profissionais da área.

Artrose

As artroses são uma das principais causas do reumatismo e atingem, principalmente, pessoas de mais idade. Elas se dão por meio do desgaste da cartilagem e dos ossos das articulações. Na coluna, ela também é conhecida como espondiloartrose e se caracteriza pelas dores e dificuldades de movimentar as costas.

Ela resulta no enfraquecimento dos tecidos essenciais que compõem as vértebras, que pode ser causado pelo envelhecimento, por alterações genéticas ou por movimentos inadequados.

Qual é o tratamento?

Infelizmente, não há uma fórmula de cura definitiva para artrose. Porém, quando feitos de forma correta e com acompanhamento de profissionais, os tratamentos costumam apresentar excelentes resultados para o paciente.

Alguns medicamentos como analgésicos, opioides (analgésicos mais potentes), anti-inflamatórios e anestésicos podem servir como complemento. Porém, exercícios, alongamentos e o fortalecimento da região podem ser uma alternativa ainda mais saudável.

Hérnia de disco

A hérnia causa dores e sensação de dormência ou queimação nas costas. Ela é caracterizada pelo abaulamento do disco intervertebral. Essa é uma das doenças da coluna que podem se propagar em diferentes regiões e, por isso, ganha algumas classificações de acordo com a área afetada. Entenda melhor abaixo:

  • hérnia de disco cervical: mais comum na região do pescoço;
  • hérnia de disco lombar: mais comum na região inferior das costas;
  • hérnia de disco torácica: mais comum no meio das costas.

Qual é o tratamento?

Dependendo de sua gravidade, a hérnia de disco pode ser curada completamente. Existem cirurgias e medicamentos especiais para a doença. No entanto, tratamentos apenas com exercícios localizados e técnicas mais inovadoras, como é o caso da ginástica holística, têm apresentado resultados incríveis em pacientes.

Cervicalgia

Uma das doenças da coluna que preocupa pessoas de todas as idades é a cervicalgia. Ela age nas vértebras cervicais e pode ser subdividida entre aguda ou crônica, dependendo do nível e duração dos incômodos.

Popularmente, ela é conhecida como torcicolo. Para muita gente que já sentiu essa dor, pode considerá-la como “suportável”. No entanto, é mais comum do que se imagina que essa condição consiga afastar muita gente de suas tarefas e rotinas.

Qual é o tratamento?

A melhor forma é prevenir. Sempre que possível, exercite os músculos e as articulações com movimentos circulares do pescoço. Alongamentos também são grandes aliados para evitar a cervicalgia. Em casos mais intensos, procure seu médico ou instituições que propõem tratamentos alternativos.

Quais os cuidados para evitar doenças da coluna?

As doenças da coluna podem ter tratamentos diferenciados e, para cada uma, é preciso um diagnóstico mais profundo. No entanto, algumas práticas são essenciais para prevenir qualquer tipo de disfunção nas costas. Procure sempre se exercitar de forma correta, manter uma postura adequada, realizar alongamentos frequentes e praticar atividades físicas.

Essas foram algumas dicas sobre doenças da coluna. Esse problema afeta muitas pessoas que, na maior parte das vezes, só procuram ajuda quando as dores se agravam. Nossa coluna é essencial tanto para a mobilidade como para nosso bem-estar. Cuide bem dela!

E você? Tem mais alguma dica ou alguma queixa sobre doenças da coluna que gostaria de compartilhar conosco? Deixe seu comentário aqui no post!