Sofrendo com o cansaço? 4 dicas para ter mais energia durante o dia

O despertador toca e você só pensa em dormir mais? O dia rola e você só consegue imaginar o momento em que vai voltar para a cama? Para muitas pessoas, esse dilema é diário, e se manter com disposição é um desafio.

No entanto, saiba que para ter mais energia durante o dia, não é necessário tomar medidas mirabolantes. Tendo isso em mente, listamos dicas de como resolver de vez o cansaço ao longo da semana e encarar a rotina com muito mais ânimo. Confira!

1. Alimente-se adequadamente

Ficar em jejum prolongado faz com que o nosso organismo aumente a produção de insulina, a qual, por sua vez, acaba provocando a hipoglicemia (baixo índice de açúcar no sangue). Como consequência direta, nosso corpo começa a se sentir fraco e indisposto.

Em vista disso, o ideal é comer a cada 3 horas, de forma a manter o corpo sempre alimentado. Para isso, carregue sempre alimentos como barras de cereais, frutas, iogurtes e biscoitos integrais na sua bolsa, de modo que sejam consumidos nos intervalos entre as refeições principais.

2. Tenha um hobby

Reservar um tempo do seu dia a dia para se dedicar àquilo que lhe dá prazer é de suma importância: seja ir ao cinema, ler um livro, assistir à Netflix, cozinhar ou estudar algo que você goste.

Um hobby evita que você desenvolva comportamentos impulsivos, além, é claro, de fazer com que você mantenha a cabeça mais relaxada. Isso tem como consequência uma rotina mais tranquila e mais suscetível a realizar cada vez mais atividades.

3. Pratique atividades físicas

Você deve estar se perguntando: “mas as atividades físicas não vão me deixar ainda mais cansado?”. A resposta é clara: não!

Certamente você já ouviu falar que as atividades físicas fazem bem para o corpo e para a mente. E não é à toa. Além dos benefícios cardiovasculares e respiratórios, as atividades físicas fazem com o organismo libere substâncias como a endorfina.

Esse hormônio, além de dar a sensação de bem-estar, também aumenta a autoestima, diminui o estresse do dia a dia, traz mais relaxamento e mais disposição para o trabalho.

4. Durma com qualidade

Dormir é necessário, mas é preciso que isso seja feito com o máximo de qualidade possível. Em vista disso, torne o momento do sono um momento sagrado.

O ideal é dormir de 6 a 8 horas para que o corpo consiga manter e conservar energia, amadurecer o sistema nervoso central, fortalecer o sistema imunológico, secretar hormônios adequadamente, consolidar a memória e o aprendizado, entre muitas outras funções.

Como você pode perceber, trazer mais energia e disposição para o cotidiano não exige que nada muito fora do comum seja realizado. Unindo as dicas que acabamos de dar e aplicando-as rigorosamente à sua rotina, com certeza você conseguirá reduzir essa sensação de cansaço que tanto está te fazendo mal.

Gostou do nosso texto? Você busca ter mais energia durante o dia? Então não deixe de assinar nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo!