5 exercícios físicos que você pode fazer em casa

Sabe quando você sente aquela dor nas costas, um cansaço constante, uma falta de flexibilidade ou uma sensação de não ter disposição para mais nada? Pois bem, isso pode estar atrelado, muitas vezes, ao sedentarismo e ao fato de não praticar atividades físicas com frequência. 

Praticá-las, além de ser algo divertido, ajuda a prevenir doenças, a melhorar sua postura e seu condicionamento muscular, assim como permite manter seu corpo em forma. E você nem vai precisar fazer investimentos em aparelhos ou equipamentos. Por esse motivo, separamos 5 dicas para você realizar exercícios em casa. Vamos lá? 

1. Aquecimento 

Antes mesmo de iniciar os exercícios físicos em casa, é importante preparar o corpo para as atividades. Essa prática é fundamental para evitar lesões e permitir trabalhar melhor todo o potencial muscular dos seus membros. Faça alongamentos nos braços, pernas e coluna, além de movimentos giratórios nas mãos, pés, ombros e pescoço.

2. Pular corda 

Lembra da velha brincadeira de infância? Ela era — e ainda pode ser — uma excelente atividade aeróbica para seu corpo. Mesmo que você tenha perdido a prática, esse exercício pode ser feito aos poucos, até retomar o ritmo ideal.

É bom para perder calorias, fortalecer os músculos, principalmente dos membros inferiores, como coxa e panturrilha. Se você tiver filhos, que tal convidá-lo a participar também? Assim, além de saudável, pode ser muito mais divertido. De 5 a 10 minutos diários, pode ser um bom começo. 

3. Agachamento 

O agachamento é também uma forma simples e funcional para fazer exercícios físicos em casa. Não é preciso nenhum equipamento e pode ser realizado em qualquer cômodo. Basta flexionar os joelhos e manter os braços para frente para manter o equilíbrio.

Ao agachar, é importante que a coluna fique sempre ereta e que suas pernas não ultrapassem um ângulo de 45 graus. Essa atividade é ótima para fortalecer os músculos e melhorar a postura. Inicie com 3 séries de 20 repetições, dentro de pequenos intervalos. 

4. Flexão 

As flexões são excelentes exercícios para trabalhar a região dos ombros, braços e peito. A posição adequada é aquela em que os braços estão abertos e alinhados com o peitoral, de forma que os cotovelos dobrem até 90 graus.

Feito isso, os braços devem flexionar até o corpo chegar a cerca de 2 centímetros do chão. Evite forçar ou curvar a lombar. O ideal é iniciar com 3 séries de 10 repetições, sempre com intervalos para descansar. Caso fique muito pesado, faça séries menores e aumente gradativamente. 

5. Mergulho  

Calma, você não vai precisar ter uma piscina em casa. Esse exercício recebe o nome de mergulho no banco por causa de seus movimentos. Para praticá-lo, você vai precisar apenas de um banco, sofá ou cadeira.

De costas, apoie suas mãos no assento e estique suas pernas até uma amplitude desejada. Lembre-se que seus braços serão o principal ponto de apoio. Mantenha a coluna ereta e direcione o corpo ao chão. Devagar, retome a posição inicial e repita 3 séries de 10 movimentos. 

Esses são apenas alguns exemplos de como praticar exercícios físicos em casa. Para incentivar ainda mais, você pode procurar por métodos de calistenia (exercícios que utilizam o peso do corpo) e também usar a tecnologia a seu favor. Atualmente, existem diversos aplicativos para orientar e motivar suas atividades físicas, como o FisioClub, por exemplo. 

Você busca por práticas mais saudáveis em sua vida? Precisa tratar alguma dor ou melhorar a postura? Entre em contato conosco. Podemos ajudar com métodos muito eficientes.