Quer usar salto alto? Primeiro confira essas 8 dicas

Os sapatos de salto alto são um dos itens mais cobiçados no guarda-roupa das mulheres. Eles são reconhecidos como símbolos de feminilidade e estão associados à beleza, elegância, poder e sensualidade. Porém, usar salto alto pode causar diversos problemas de saúde.

Por esse motivo, vamos abordar neste post os principais impactos que ele causa na qualidade de vida, além de 8 dicas para escolher o sapato ideal e desfrutar de sua beleza sem abrir mão do conforto. Acompanhe!

Conheça os problemas causados à saúde por usar salto alto

O uso de sapatos de salto alto está associado a diversos problemas de saúde em diferentes partes do corpo. Uma das principais alterações provocadas durante o uso desse tipo de calçado é a mudança do centro de gravidade. Isso acaba alterando o equilíbrio e exigindo diversas adaptações para continuar se sustentando em pé.

O pé é um dos primeiros locais afetados, uma vez que ele é um dos responsáveis pela sustentação. O salto alto pode favorecer lesões na pele e calosidades, sobrecarregar a região dos dedos e da ponta, mudar a conformação dos músculos e desestabilizar a articulação do tornozelo, provocando dores e desconforto.

Na região da perna, para compensar a postura estabelecida pelo uso do salto, há uma sobrecarga muscular, que pode levar a dores na panturrilha. Também pode ocorrer um desalinhamento na articulação do joelho.

A coluna vertebral pode ser comprometida pelo uso de salto, provocando dores e desalinhamentos, o que pode causar problemas como lordose ou hiperlordose. Os distúrbios de coluna também se relacionam com a alteração no equilíbrio do corpo.

Veja 8 dicas para escolher o sapato de salto alto ideal

Apesar dos diversos problemas de saúde relacionados ao uso do salto, é importante saber que eles estão relacionados às características que o sapato apresenta e ao tempo em que ele é usado. Ou seja, não é preciso deixar de vesti-lo, basta escolher os modelos que são confortáveis e que proporcionam melhor sustentação do corpo.

Veja as 8 dicas que reunimos para te ajudar a escolher a melhor opção e minimizar os danos:

1. Dê preferência aos saltos mais baixos

Os malefícios causados pelo salto alto estão diretamente relacionados à altura do salto. Assim, os sapatos altíssimos devem ser deixados de lado. O ideal é priorizar os mais baixos, com até cinco centímetros.

Outra dica para saber o tamanho ideal do salto, de acordo com a estatura de cada mulher, é utilizando a seguinte fórmula: estatura dividida pelo comprimento das pernas, depois subtraia o resultado por 1,61 e multiplique-o por dez.

2. Escolha saltos mais grossos

Quanto mais grosso o salto, melhor é a distribuição do impacto ao longo do pé, proporcionando mais conforto. Os saltos do tipo Anabela e plataforma, por exemplo, oferecem maior estabilidade e menos danos, além de ajudarem no equilíbrio do corpo.

Ainda sobre o salto tipo plataforma, ele facilita a impulsão do corpo ao caminhar por ter a ponta angular, o que oferece também melhor distribuição da pressão que é feita pelo corpo sobre os pés. Já os impactos dos saltos do tipo agulha são bem mais intensos e danosos para a saúde.

3. Observe o ângulo entre o salto alto e o solado do sapato

O ângulo formado entre o salto e o solado do sapato, observado na parte inferior, é um indicativo sobre o seu conforto. Quanto mais fechado é esse ângulo, mais a posição do pé é afetada, aumentando o desequilíbrio.

Sapatos com meia pata podem compensar uma altura maior do salto com a plataforma na região da ponta do pé, deixando o ângulo mais aberto e fornecendo maior estabilidade.

4. Atente para o tipo de sapato escolhido

Algumas características do sapato podem balancear ou agravar os problemas do uso. Sandálias de tiras finas fornecem menor fixação do pé ao calçado, contribuindo para maior instabilidade e desequilíbrio.

Os sapatos fechados com bico fino também agravam os danos na região dos dedos. Já as botas permitem maior estabilização do tornozelo e prevenção de torções, desde que sejam com saltos mais grossos e quadrados.

5. Evite calçados estreitos

O uso do calçado inadequado, principalmente os estreitos, como o scarpin, leva a uma patologia um tanto quanto incômoda: o neuroma de Morton. Esse neuroma é uma inflamação que atinge os nervos dos pés, deixando-os mais espessos. Ela é desenvolvida, principalmente, entre o terceiro e o quarto dedo, causando sensação de formigamento e dores intensas na região.

Quem precisa usar sapato fechado por muitas horas deve se preocupar em escolher o modelo mais confortável, que apresente um bom amortecimento, tenha solado flexível, seja confeccionado em material leve e que não aperte os dedos. Caso contrário, os pés podem ficar doloridos, favorecendo o surgimento de bolhas e calosidades, além de estarem suscetíveis ao neuroma de Morton.

6. Use salto alto em dias alternados

Usar salto alto todos os dias também pode ser um problema, pois os pés e as pernas precisam descansar. O uso constante impossibilita a movimentação do músculo da perna, o que acaba alterando a circulação na região. Os resultados dessa ação são gravíssimos, como a atrofia da panturrilha e o aumento da lordose muscular.

Por isso, o mais indicado é usá-lo de forma ponderada, alternando-o com os sapatos baixos ou com os solados tipo plataforma. Recomenda-se o uso de saltos por, no máximo, três vezes por semana, durante quatro horas diárias.

7. Faça alongamentos e escalda pés

Para evitar as dores nos pés que surgem após algumas horas usando salto alto, a dica é fazer alongamentos antes de calçá-lo. Isso faz com que seja possível usar o sapato por mais tempo sem deixar os pés desconfortáveis. Antes de dormir, faça novamente o alongamento, evitando dores nas pernas durante a noite.

Outra dica para evitar dores e inchaços é fazer um escalda pés. Para isso, basta encher uma bacia com água morna e, caso queira, despejar também sais de banho, sal grosso ou óleos perfumados. Coloque os pés na bacia até que a água esfrie. Essa é uma maneira eficiente de reduzir as dores e até mesmo relaxar.

8. Compre o calçado na hora certa

Para usar sapatos com salto sem medo, a dica é comprá-lo no final do dia. Isso porque, após um dia exaustivo, os pés tendem a inchar. Além disso, vale a pena também dar alguns pulos ao provar o sapato, garantindo que ele calçará seus pés perfeitamente no dia a dia.

Usar salto alto de maneira inadequada pode trazer sérias implicações para a saúde e para o bem-estar. É importante conhecer os seus impactos e saber escolher melhor o tipo de calçado para minimizar esses problemas.

Gostou de conhecer essas 8 dicas para usar salto alto? Então assine a nossa newsletter para receber mais conteúdo como este diretamente em seu e-mail!