Quem pode praticar a Ginástica Holística?

Zelar pela saúde é algo que deve ser feito desde quando nascemos, somente assim podemos atingir a melhor idade com mais vigor e vitalidade. Inclusive, uma nova forma de se cuidar é com a Ginástica Holística, uma prática que desenvolve a consciência corporal para que o indivíduo possa usar o corpo da melhor forma nas atividades que executa no dia a dia.

Engana-se quem pensa que o método pode ser feito apenas por pessoas mais velhas ou por aquelas que sofrem com lesões, fadiga, dores e desgaste prematuro do corpo. A técnica é abrangente e pode beneficiar pessoas de diferentes idades.

Quer saber mais sobre quem pode praticar a Ginástica Holística e quais são os benefícios que ela oferece? Então, continue a leitura!

As crianças podem se beneficiar da Ginástica Holística?

Essa é uma dúvida bastante comum e que acomete, principalmente, as mães que já experimentaram a prática e gostariam que seus filhos vivenciassem a mesma sensação. É importante lembrar que esse tipo de ginástica é um método de trabalho corporal que atua em três níveis: preventivo, terapêutico e pedagógico.

Portanto as crianças podem ser beneficiadas de inúmeras formas que vão contribuir para o seu desenvolvimento físico e mental, pois os exercícios promovem uma grande sensação de bem-estar em todas as áreas do corpo. Veja mais vantagens:

  • melhora a qualidade do sono;

  • trabalha a concentração;

  • proporciona o equilíbrio emocional;

  • reduz o estresse;

  • diminui a ansiedade.

Como os adultos podem aproveitar o método?

As pessoas que estão na faixa dos 20 anos raramente sofrem dores intensas no corpo, por isso elas podem aproveitar o método para trabalhar todo o equilíbrio postural, melhorar a respiração e, assim, passam a dormir melhor e a ter mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Os adultos que estão na faixa dos 30 anos, por sua vez, passam muitas horas usando salto alto — ou calçados inadequados —, sentados ou permanecendo por longos períodos em pé, por conta da produtividade profissional. Graças à Ginástica Holística, todos os exercícios trabalhados auxiliam nos movimentos compensatórios da musculatura, melhorando a circulação das pernas, reduzindo as dores nas costas e, principalmente, realinhando definitivamente a postura.

Quais são as vantagens para a terceira idade?

Como na terceira idade é normal que os ossos fiquem mais fracos e que haja a perda de movimento articular, o tratamento com os exercícios holísticos melhora a mobilidade geral, a respiração e é ideal também para os idosos que sofrem com artroses, hérnias discais, problemas articulares, fibromialgia e artrite.

Nesse caso, a dinâmica dos movimentos é suave e fortalece o corpo como um todo, atuando principalmente na prevenção e no tratamento das doenças citadas. A partir do momento em que as dores são reduzidas, o aluno adquire melhor qualidade de vida e, consequentemente, beneficia a parte emocional, que é prejudicada por conta dos incômodos causados pelas dores.

Não existe contraindicação para a prática da Ginástica Holística, o método é extremamente abrangente e atua tanto na prevenção quanto no tratamento de vários problemas de saúde, beneficiando o corpo e a mente de forma equilibrada.

Você gostou de saber quem pode praticar a Ginástica Holística? Quer conhecer melhor sobre essa prática? Então entre em contato conosco e agende uma avaliação.