Hérnia de Disco: como tratar sem cirurgia?

Sabemos que as dores nas costas são males comuns, mas conviver com elas diariamente prejudica o desempenho em qualquer atividade rotineira, não é? De repente, você precisa se manter em uma postura desconfortável por algum tempo e… dor! Começa um incômodo na coluna que parece aumentar exponencialmente.

Para quem passa os dias em trabalhos que exigem um esforço maior da coluna, esse sintoma é muito comum. A dor está diretamente relacionada com uma das doenças que mais afetam pessoas que mantêm posturas inadequadas: a hérnia de disco.

A boa notícia é que existem diversas formas de tratar o problema e fazer com que ele desapareça. Conheça quais são os métodos alternativos mais comuns e veja como tratar hérnia de disco!

O que é a hérnia de disco?

Trata-se de um trauma que pode aparecer em qualquer vértebra da coluna, nos chamados discos intervertebrais. Eles são anéis de fibrocartilagem que protegem as vértebras, como se fossem amortecedores entre elas. Na hérnia, parte desse disco se move da posição original e pode comprimir as raízes nervosas da coluna, o que causa inflamação e dores intensas.

A hérnia de disco leva a diversos problemas que afetam o desempenho no dia a dia, como:

  • dores na região que foi acometida — com variação entre leves e fortes o bastante para impedir a mobilidade;
  • formigamento na coluna e nas pernas;
  • irradiação da dor para as pernas e até para os braços, de acordo com a região em que a hérnia está localizada.

É de extrema importância consultar um especialista para obter o tratamento adequado. Médicos ortopedistas ou neurologistas realizam o diagnóstico da doença e definem em qual grau ela se encontra, além de indicar e direcionar o tratamento com outros profissionais, como os fisioterapeutas. Há, ainda, outras opções de tratamento, como veremos mais à frente.

Quais são os tipos de hérnia de disco?

Há três tipos de hérnias de disco, tendo cada um deles características bem específicas:

  • protusas: há um alargamento do disco, mas o líquido gelatinoso permanece na região central. Há um aumento de volume na região basal do disco, deixando-o maior do que o diâmetro de origem. Assim, as paredes do disco podem pressionar nervos ou tocar regiões sensíveis, gerando dores e incapacidades;
  • extrusas: é uma das condições mais frequentes. Ocorre quando há o rompimento do anel fibroso e, consequentemente, o conteúdo gelatinoso interno sai por meio de uma fissura na membrana;
  • sequestradas: é o tipo no qual ocorre o rompimento da parede do disco e o líquido gelatinoso migra para dentro do canal medular. É um dos casos mais complicados e dolorosos, pois gera pressão na raiz nervosa e, também, um processo inflamatório contínuo, gerando dor química.

É possível prevenir o problema?

A resposta é sim. Algumas medidas simples são capazes de minimizar as chances de surgimento da hérnia de disco, tais como:

  • evitar ações que levem ao estresse;
  • evitar o tabagismo;
  • praticar atividades físicas de baixo impacto para fortalecimento do core;
  • ter uma alimentação saudável;
  • evitar o sobrepeso, que pode conduzir a uma elevada pressão na região da coluna;
  • evitar carregar excesso de peso no dia a dia;
  • alongar-se durante o dia;
  • evitar a má postura, principalmente durante o trabalho;
  • evitar o sedentarismo (práticas como subir escadas em vez de usar o elevador já podem auxiliar);
  • parar algumas vezes durante o trabalho para levantar e alongar.

Quais os sintomas desse mal?

As pessoas que são acometidas com a hérnia de disco, normalmente, sentem muita dor na região onde há a lesão do disco, que pode irradiar para outros lugares do corpo. Por exemplo, quando há o problema na região cervical, as dores podem se estender para ombros, braços, mãos e até dedos.

Normalmente é uma dor bem incômoda, que não melhora com a mudança de posição. Alguns pacientes relatam piora quando dormem, devido ao relaxamento do corpo. Isso ocorre, principalmente, porque os discos se reidratam e aumentam o volume, comprimindo ainda mais as raízes nervosas.

Outros sintomas são:

  • dores crônicas e persistentes há mais de três meses;
  • dores que se agravam ao dormir ou ao ficar em pé com a perna estendida;
  • dificuldade em ficar sentado por mais de 10 minutos;
  • redução de força nas pernas;
  • dor, formigamento ou dormência nos membros inferiores ou superiores;
  • incontinência urinária;
  • redução do rendimento nas atividades rotineiras;
  • dores de cabeça em conjunto com dores na região na nuca e que irradiam para os ombros;
  • dificuldade para andar ou levantar objetos.

Mesmo que não representem o problema de hérnia de disco, esses sintomas, normalmente, evidenciam problemas na coluna vertebral, sendo necessário o acompanhamento médico.

Como é feito o diagnóstico?

Em alguns casos, ele pode ser feito clinicamente, avaliando os sintomas e pelo exame físico que pode ser feito na consulta. Exames complementares ou para gerar diagnóstico diferencial também podem ser solicitados. Nesses casos são pedidos o raio X, a tomografia e a ressonância magnética.

Como é o tratamento da hérnia de disco?

É frequente a indicação de remédios que podem ser utilizados para aliviar as dores e reduzir a inflamação causada pela hérnia de disco. Os mais comuns são relaxantes musculares e anti-inflamatórios. Mas lembre-se de que, em qualquer circunstância, toda medicação deve ser indicada por um médico.

Procedimentos complementares

Em muitos casos, a intervenção cirúrgica para correção do problema não é indicada ou é desnecessária. Nessas situações, inúmeros métodos são sugeridos por especialistas, principalmente para aliviar as dores causadas pela hérnia de disco. Alguns deles estão descritos abaixo.

Acupuntura ou eletroacupuntura

O objetivo é, por meio de estímulos em diversas terminações nervosas da região lombar, reduzir a dor causada pelo pressionamento dos discos intervertebrais, bem como aumentar o fluxo sanguíneo no local.

Aplicação de laser de baixa potência

Por meio de estímulo do laser com disparos de baixa potência na região, o método busca reduzir a pressão dentro do disco e aliviar a dor. Dessa forma, o paciente também tem uma melhora na mobilidade.

Ultrassom terapêutico

O uso do ultrassom terapêutico é importante para a lombalgia gerada pela hérnia de disco. Por meio da onda mecânica produzida, há incidência de calor na região. Assim, o limiar de dor e a circulação sanguínea aumentam. Consequentemente, o espasmo muscular, a condução nervosa e os processos inflamatórios diminuem.

Como tratar hérnia de disco com ginástica holística?

ginástica holística é uma prática de exercícios físicos organizada e direcionada para tratar a hérnia de disco. Além de não agredir o organismo, a prática traz diversos benefícios à saúde. É um método terapêutico desenvolvido por Lily Ehrenfried, médica e fisioterapeuta europeia.

Seu objetivo é ir justamente na causa da hérnia de disco, independentemente do grau do problema ou da vértebra atingida. O tratamento estimula o indivíduo a melhorar sua percepção sensorial e motora por meio de exercícios cujo foco são o equilíbrio, a respiração e o fortalecimento do tônus muscular.

São atividades leves e que valorizam a liberdade de movimentos, com adaptações às limitações de cada um e com ações direcionadas não só aos sintomas da hérnia, mas à sua causa. Por ser um método que tem como um de seus objetivos fortalecer o corpo, a ginástica holística atua diretamente na base do problema, não apenas nas suas evidências.

Quais os principais benefícios da ginástica holística?

Os mecanismos de ação da ginástica holística trazem diversos benefícios, não só para a hérnia de disco, mas para a qualidade de vida do paciente como um todo. Veja alguns:

  • regula a respiração;
  • evita o envelhecimento prematuro;
  • trabalha a mente e o corpo.

O grande diferencial da ginástica holística, além de ela não ser um procedimento causador de desconforto, é o fato de que o método é direcionado justamente para pessoas que precisam de preparo físico adequado para aguentar o dia a dia.

Além disso, o método age diretamente sobre os sintomas e as causas da hérnia de disco, por meio do alinhamento da postura, do alívio das dores e do bem-estar proporcionado. Confira.

Alívio das dores musculares e articulares

Como a ginástica holística trabalha com alongamento, os músculos e as articulações que ficam sobrecarregados ao longo do dia e encurtados pela mudança estrutural da coluna passam a ser trabalhados. Os movimentos fortalecem os que não conseguem fazer a sustentação do tronco de forma adequada.

Como resultado, há alívio da tensão na região da coluna e manutenção da força muscular. Assim, as estruturas dos discos intervertebrais ficam protegidas. Isso também ajuda a diminuir as dores causadas pelo enfraquecimento muscular gerado no dia a dia, quando as pessoas trabalham muito tempo sentadas, por exemplo.

Realinhamento da postura

Um dos objetivos da ginástica holística é o realinhamento das curvas da coluna, de modo que ela volte a ter o espaço articular adequado para as vértebras. Dessa forma, o método diminui ou elimina a compressão vertebral no disco.

Em primeiro lugar, isso faz com que ocorra uma melhora imediata nos sintomas da doença, já que os discos voltam a se hidratar com maior qualidade e conseguem fazer um melhor trabalho de amortecimento das vértebras.

Porém, não é só isso! Os exercícios conseguem, também, estimular o realinhamento postural, o que contribui diretamente para o alívio de dores causadas por essa condição em outros pontos da coluna.

Bem-estar no dia a dia

redução das dores, o fortalecimento muscular e a prática de uma atividade física, mesmo que orientados para o tratamento de um problema específico, auxiliam na promoção do bem-estar no dia a dia. O paciente passa a ter mais conforto e qualidade de vida.

No entanto, para que os resultados sejam efetivos, é essencial que o tratamento seja realizado com orientação de profissionais especializados, a fim de que não ocorra o efeito oposto: o agravamento do quadro do paciente. Por isso, pesquise sobre o currículo da pessoa que realizará o tratamento em você!

Agora que você sabe como tratar hérnia de disco com meios alternativos, não perca tempo nem se submeta a métodos agressivos. Além disso, é importante realizar uma série de mudanças que auxiliarão a aliviar os sintomas e melhorar sua qualidade de vida. Estamos falando, em especial, de adequações no ambiente profissional.

Tem interesse em tratar sua hérnia de disco com um tratamento alternativo e eficiente? Entre em contato e agende sua avaliação para a realização da ginástica holística!