Hérnia de Disco: como tratar sem cirurgia?

Sabemos que dores na coluna são males comuns no mundo todo e que conviver com elas diariamente prejudica o desempenho em qualquer atividade na sua rotina. De repente, você precisa manter-se em uma postura desconfortável e… dor! Aquela dor incômoda na coluna que parece aumentar exponencialmente.

Para quem passa os dias em trabalhos que exigem um esforço maior da coluna, esse sintoma é muito comum e está diretamente relacionado com uma das doenças que mais afetam pessoas que são obrigadas a manter posturas inadequadas: a hérnia de disco. 

A boa notícia é que existem diversas formas de tratar a hérnia de disco e fazer que esse problema desapareça. Vamos conhecer quais são os métodos mais comuns?

O que é a hérnia de disco

Trata-se de um trauma que pode aparecer em qualquer vértebra da coluna, nos chamados discos intervertebrais. Esses discos são anéis de fibrocartilagem que protegem as vértebras, como se fossem amortecedores entre elas. Na hérnia, parte desse disco se move da posição original e pode comprimir as raízes nervosas da coluna, causando inflamação e dores intensas.

A hérnia de disco causa diversos problemas que afetam seu desempenho no dia a dia:

  • dores na região que foi acometida, que podem variar entre leves e fortes o bastante para impedir a mobilidade;
  • formigamento na coluna e nas pernas;
  • irradiação da dor para as pernas e até para os braços, de acordo com a região onde a hérnia está localizada.

É de extrema importância consultar um especialista para obter o tratamento adequado. Médicos ortopedistas ou neurologistas podem diagnosticar a doença e definir em qual grau ela se encontra, além de indicar e direcionar o tratamento com outros especialistas, como os fisioterapeutas. Há, ainda, outras opções de tratamento. Confira a seguir!

1. Medicamentos

É frequente a indicação de remédios que podem ser utilizados para aliviar as dores e reduzir a inflamação causada pela hérnia de disco. Lembre-se: em qualquer circunstância, toda medicação deve ser indicada por um médico. Os mais comuns são:

  • relaxantes musculares;
  • anti-inflamatórios.

2. Procedimentos complementares

Inúmeros métodos são sugeridos por especialistas para aliviar, principalmente, as dores causadas pela hérnia de disco. Alguns deles são:

  • acupuntura ou eletroacupuntura (para alívio da dor);
  • aplicação de laser de baixa potência (para alívio da dor e melhora da mobilidade);
  • ultrassom terapêutico (para minimizar os efeitos da inflamação utilizando calor e vibrações sonoras);
  • injeção epidural de esteroides (utilizada para reduzir a inflamação na região).

É importante ressaltar que todos esses procedimentos devem ser realizados com acompanhamento de um especialista.

3. Ginástica Holística

ginástica holística é uma prática de exercícios físicos organizada e direcionada para tratar a hérnia de disco que, além de não agredir o organismo, traz diversos outros benefícios à saúde. É um método terapêutico desenvolvido por Lily Ehrenfried, médica e fisioterapeuta europeia.

O tratamento estimula o indivíduo a melhorar sua percepção sensorial e motora por meio de exercícios cujo foco são o equilíbrio, a respiração e o fortalecimento do tônus muscular. São atividades leves e que valorizam a liberdade de movimentos, adaptando-se às limitações de cada um e trabalhando não só os sintomas da hérnia, mas também sua causa.

Por ser um método que tem como um de seus objetivos fortalecer o corpo, a ginástica holística atua diretamente na causa da hérnia de disco, não apenas nos seus sintomas.

Os principais benefícios da prática de ginástica holística são:

  • regula a respiração;
  • evita o envelhecimento prematuro;
  • trabalha a mente e o corpo.

O grande diferencial da ginástica holística, além de ela não ser um procedimento que pode causar desconforto, é o fato de o método ser direcionado justamente para pessoas que precisam de forma física adequada para aguentar o dia a dia.

Não perca tempo nem se submeta a métodos agressivos para tratar a hérnia de disco. Se você quer mesmo acabar com essas dores indesejáveis, entre em contato conosco para conhecer mais sobre a ginástica holística.