Confira 4 principais tipos de dores nas costas e o que querem dizer

Você saberia diferenciar os tipos de dores nas costas e suas principais causas? Quase sempre procuramos ajuda para esse tipo de problema somente quando atingem estágios insuportáveis ou muito incômodos. No entanto, essas doenças que afetam tanto jovens quanto os mais velhos, podem ser evitadas com certos cuidados e boas práticas para cultivar uma postura correta. 

Quer entender melhor o que cada dor dessa significa e quais são as melhores formas de prevenção? Então, fique com a gente e tome notas das dicas que preparamos aqui no post. Vamos lá? 

1. Torcicolo 

O torcicolo atinge a parte superior da coluna, bem na região do pescoço. Se trata de uma contratura muscular, ou seja, aquele famoso mau jeito que força a cabeça a girar para o lado oposto ao incômodo.  

Suas causas podem ser variadas. Por exemplo, uma postura inadequada no trabalho, um excesso de peso na academia, uma simples tarefa de casa ou, até mesmo, um movimento mais brusco.

Essa dor costuma desaparecer em poucos dias e pode ser controlada com repouso e compressas de água morna. No entanto, a melhor forma é sempre a preventiva. E isso se  por meio de alongamentos e de exercícios que fortaleçam a musculatura local e criem uma consciência corporal. 

2. Cervicalgia 

O nome desse tipo de dor se  pelo fato de atingir a coluna cervical, ou seja, no extremo oposto à lombar. é diagnosticada quando a pessoa reclama de incômodos na região próxima ao pescoço e aos ombros. Quando frequentes e não tratadas, podem se tornar crônicas e afetar drasticamente os movimentos do paciente.  

Pode ser causada por uma  postura ao ler, ao trabalhar, ao usar o computador, ao dormir de forma inadequada ou de um esforço exagerado. Geralmente é diagnosticado em uma simples conversa com um fisioterapeuta ou, em casos mais extremos, por meio de um raio X. 

3. Lordose e escoliose 

Esses tipos de dores nas costas também atingem milhares de brasileiros, inclusive, os afastando do ambiente de trabalho, ou até mesmo, das rotinas de casa.

São caracterizadas por uma curvatura irregular da coluna. Geralmente, são potencializadas por uma postura ruim, durante anos e, quase sempre, necessitam de tratamentos específicos como fisioterapia, ginástica holística e  exercícios físicos  para a recuperação da postura ideal. 

4. Lombalgia 

Um dos tipos de dores mais comuns nas pessoas é a chamada lombalgia. Quantas vezes você não colocou a mão na lombar para se alongar um pouco ou minimizar algum incômodo. Ela pode aparecer por uma falta de alongamento, de exercícios e, inclusive, por doenças mais graves como a hérnia de disco. 

Costuma causar muito desconforto ao levantar, andar, sentar e se abaixar para pegar qualquer coisa. Assim como as demais dores, a melhor forma de prevenção é cuidar diariamente com exercícios e alongamentos. 

Enfim, essas foram nossas dicas sobre os principais tipos de dores nas costas. Se você sofre com algum incômodo, saiba que está na hora de se mexer e mandar esses problemas para bem longe.

Uma dica é procurar um fisioterapeuta de confiança e começar alguma atividade física. Existem diversos aplicativos que podem ajudar você nessa nova fase. O negócio é não ficar parado! 

Gostou deste conteúdo? Quer saber um pouco mais sobre uma das dores que mais afetam os brasileiros, independentemente da idade? Então, confira também nosso post sobre as causas da lombalgia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *