Confira os principais exercícios de baixo impacto para fazer no dia a dia!

Exercícios de baixo impacto geram menos choque sobre as estruturas do corpo, como os ligamentos, articulações e ossos. Todavia, isso não significa que eles são menos eficientes. Na verdade, eles queimam muitas calorias, fortalecem toda a musculatura, aumentam a flexibilidade e melhoram a postura. Ou seja, trabalham o condicionamento físico com resultados excelentes.

Se você está pensando em deixar o sedentarismo de lado e iniciar uma atividade física ou tem problemas de saúde, como hérnia de disco ou desgaste articular, os exercícios de baixo impacto são uma ótima alternativa. Aliás, eles são recomendados para qualquer pessoa que deseja prevenir lesões — o que é comum em práticas de alto impacto, como a corrida.

Nesse caso, a ginástica holística é uma das melhores opções. Nela, cada movimento — que é como os exercícios são chamados — é planejado para trabalhar um determinado conjunto de músculos, sempre com muita consciência corporal e com o objetivo de entender o seu corpo, prevenir e até tratar certas condições de saúde.

Quer descobrir alguns desses movimentos? Continue a leitura e confira!

Abdominal ponta pé calcanhar

O abdominal é um dos melhores exercícios de baixo impacto. Para fazê-lo, deite sobre o chão com a barriga para cima e com as pernas dobradas. Traga um joelho de cada vez para o peito, mantendo a lombar no chão durante todo o movimento.

Na expiração, leve a ponta do pé para o chão, alternando entre a perna direita e esquerda. Repita 10 vezes. Em seguida, também na expiração, leve o calcanhar para o chão. Alterne entre a perna direita e esquerda. Repita 10 vezes.

Por último, entrelace as mãos atrás da cabeça e, na expiração, eleve o pescoço e mantenha-o no ar. Leve os dois pés juntos para chão, alternando ponta dos dedos e calcanhar. Repita 5 vezes. Desça a cabeça e uma perna de cada vez. Troque o entrelaçamento dos dedos e repita mais 5 vezes. Desça a cabeça, uma perna de cada vez, e descanse com as pernas esticadas.

Essa última etapa exige muita força abdominal. Nela, é importante que você tenha mais cuidado para que a sua lombar não saia do chão.

Starter para o teto

Esse movimento é mais forte, pois exige a realização de força abdominal. Além disso, ele tonifica e alonga toda a perna. Para realizá-lo, deite de barriga para cima, com os joelhos dobrados e pés alinhados no chão. Levante uma perna em direção ao teto.

Enquanto inspira, leve a ponta dos dedos para cima, como se acelerasse um carro. Na expiração, puxe a ponta dos dedos em direção à canela, como se mostrasse a sola do pé para o teto, apontando o calcanhar para cima. Durante todo o movimento, mantenha o quadril bem apoiado no chão com o joelho levemente dobrado.

O exercício pode ser acompanhado de um trabalho maior para os pés, como a aceleração e aproximação dos dedos como se fizesse um buquê de violetas enquanto esticado e, ao puxar para a canela, abrindo-os como uma pata de leão.

Repita a sequência 10 vezes, depois relaxe e estique as pernas no chão. O movimento deve ser repetido com a outra perna para cima. Mas cuidado! Ele pode dar cãibras. Se isso acontecer, relaxe e retome o movimento em seguida.

Contra resistência mão parede

Esse movimento estimula a sustentação do tronco, com trabalho de toda a musculatura profunda. De pé, em frente a uma parede, dê um passo para trás com um pé, mantendo o calcanhar um pouco para fora. Posicione as mãos contra a parede, na altura dos ombros.

Durante a expiração, pressione as mãos contra a parede e faça força para crescer o topo da cabeça para o teto. Pense no encaixe das escápulas — os ossos em formato de asas, atrás das costas — e que um ganchinho puxa a sua cabeça para o teto. Relaxe e repita o movimento 5 vezes, sempre observando o seu corpo.

E aí, gostou de descobrir alguns exercícios de baixo impacto? Agora, é só começar! Temos certeza que você vai notar a diferença na sua qualidade de vida.

Precisa de uma mãozinha para fazer os exercícios? O aplicativo FisioClub APP pode ajudar! Faça o download agora mesmo!