Saúde nas empresas: como a ginástica holística ajuda a melhorar a qualidade de vida dos funcionários

Você já ouviu falar em ginástica holística? Trata-se de um método de reeducação postural, que tem como função realizar movimentos corporais específicos de baixo impacto, no intuito de prevenir e tratar problemas posturais, dores e incômodos e, ao mesmo tempo, desenvolver capacidades sensoriais e motoras.

Além dos exercícios musculares, essa prática envolve também técnicas de equilíbrio e respiração, trazendo excelentes benefícios para o corpo e a mente. Tendo isso em vista, é cada vez mais comum encontrar projetos de saúde nas empresas relacionados à ginástica holística. 

Investir no bem-estar dos profissionais não é simplesmente uma tendência que visa apenas uma rotina mais saudável aos colaboradores. É provado que empresas que aplicam esses métodos apresentam resultados melhores em seus negócios, além de ser uma excelente estratégia de motivação pessoal. Vale a pena ainda mencionar que comprovadamente programas como esses tem uma expressiva redução no gasto médico. Diminuindo assim o impacto financeiro com o plano de saúde em sua renovação.

Ficou curioso para saber como a ginástica holística pode ser aplicada na rotina profissional e quais são as vantagens disso? Então continue conosco, pois, abaixo, separamos tudo que você precisa saber. Confira!

Redução de turnover 

Organizações que apresentam uma rotatividade grande de pessoas, com taxas elevadas de admissões e demissões, precisam estar atentas aos motivos que levam seus funcionários a saírem ou não estarem satisfeitos com a rotina. Tudo isso pode estar atrelado ao mal-estar, ao trabalho estressante e, até mesmo, ao ambiente inadequado.  

A ginástica holística consegue, de uma forma impressionante, alterar essa percepção por parte do colaborador, reduzir consideravelmente os níveis de estresse e ansiedade, além de ajudar a desenvolver um equilíbrio emocional surpreendente, que é essencial para parar e pensar antes de agir.

Criar um bom ambiente e incentivar o bem-estar de seus funcionários é fundamental para mantê-los por mais tempo na empresa e, principalmente, sendo produtivos, que é o que veremos no próximo tópico. 

Aumento da produtividade 

Produtividade é consequência de um projeto bem elaborado de saúde nas empresas. Afinal, não tem como esperar bons resultados de um funcionário que apresenta problemas na postura, por exemplo.

Da mesma forma, alguém muito ansioso ou que tem dificuldades para dormir, não vai conseguir um bom desempenho durante o trabalho. Os gestores, nesse caso, precisam estar atentos a esses e outros pontos, que podem comprometer a produção das tarefas. 

As técnicas da ginástica holística, quando aplicadas na rotina profissional, são fundamentais para tratar e educar a postura, o sono e os hábitos dos praticantes. Isso é essencial para que o funcionário retome suas atividades em plena forma e ainda mais motivado e comprometido. 

Melhora a imagem corporativa 

Empresas que investem na saúde e bem-estar dos funcionários são sempre muito bem vistas, tanto internamente com no mercado em geral. Prova disso são as grandes organizações como a Google, por exemplo, que é referência por investir na qualidade de vida de suas equipes.

Hoje, conquistar reconhecimento por meio de uma boa imagem é crucial para o sucesso de qualquer organização e isso pode ter início com um projeto de saúde e bem-estar de seus funcionários. 

Essas foram algumas dicas de como a ginástica holística pode ser fundamental para o desempenho dos colaboradores dentro de uma organização. Focar a saúde nas empresas tende a ser mais eficaz do que qualquer investimento. Somente assim é possível equilibrar a vida pessoal e profissional do maior patrimônio de qualquer companhia: seus funcionários. 

Curtiu? Que tal começar agora e implementar esse método em sua rotina de trabalho? Entre em contato e saiba como aplicar a ginástica holística em sua empresa!