Saúde nas empresas: como a ginástica holística ajuda a melhorar a qualidade de vida dos funcionários

Você já ouviu falar em ginástica holística? Trata-se de um método de reeducação postural que tem como função realizar movimentos corporais específicos de baixo impacto. Seu intuito é prevenir e tratar problemas posturais, dores e incômodos e, ao mesmo tempo, desenvolver capacidades sensoriais e motoras.

Além dos exercícios musculares, essa prática envolve também técnicas de equilíbrio e respiração, trazendo excelentes benefícios para o corpo e a mente. Tendo isso em vista, é cada vez mais comum encontrar projetos de saúde nas empresas relacionados à ginástica holística.

Ficou curioso para saber como a ginástica holística pode ser aplicada na rotina profissional e quais são as vantagens disso? Então continue conosco, pois, abaixo, separamos tudo que você precisa saber. Confira!

Vantagens de investir na ginástica holística

Investir na ginástica holística pode ser uma experiência única e bastante proveitosa para as empesas, trazendo uma série de benefícios para a organização de modo geral e também para os colaboradores que ali atuam. Confira as principais vantagens dessa prática a seguir.

Redução de turnover

Organizações que apresentam uma rotatividade grande de pessoas, com taxas elevadas de admissões e demissões, precisam estar atentas aos motivos que levaram seus funcionários a saírem ou a não estarem satisfeitos com a rotina. Tudo isso pode estar atrelado ao mal-estar, ao trabalho estressante e, até mesmo, ao ambiente inadequado.

A ginástica holística consegue, de uma forma impressionante, alterar essa percepção por parte do colaborador e reduzir consideravelmente os níveis de estresse e ansiedade. Além disso, pode ajudar a desenvolver um equilíbrio emocional surpreendente, que é essencial para parar e pensar antes de agir.

Criar um bom ambiente e incentivar o bem-estar de seus funcionários é fundamental para mantê-los por mais tempo na empresa e, principalmente, para que eles sejam produtivos, assunto que veremos no próximo tópico.

Aumento da produtividade

A produtividade é consequência de um projeto bem elaborado de saúde nas empresas. Afinal, não tem como esperar bons resultados de um funcionário que apresenta problemas na postura, por exemplo.

Da mesma forma, alguém muito ansioso ou que tem dificuldades para dormir não vai conseguir um bom desempenho durante o trabalho. Os gestores, nesse caso, precisam estar atentos a esses e outros pontos, que podem comprometer a produção das tarefas.

As técnicas da ginástica holística, quando aplicadas na rotina profissional, são fundamentais para tratar e educar a postura, o sono e os hábitos dos praticantes. Isso é essencial para que o funcionário retome suas atividades em plena forma e ainda mais motivado e comprometido.

Melhora da imagem corporativa

Empresas que investem na saúde e no bem-estar dos funcionários são sempre muito bem-vistas, tanto internamente como no mercado em geral. Prova disso são as grandes organizações, como a Google, que é referência por investir na qualidade de vida de suas equipes.

Hoje, conquistar reconhecimento por meio de uma boa imagem é crucial para o sucesso de qualquer empresa, e isso pode ter início com um projeto que traga mais qualidade de vida aos seus funcionários.

Outras medidas de saúde para implementar nas empresas

A ginástica holística é uma das principais práticas que podem auxiliar seus colaboradores a terem rotinas mais saudáveis. Além disso, pode evitar problemas de saúde derivados das atividades cotidianas. Tenha em mente que esses problemas podem gerar um funcionário doente, que provavelmente será afastado de suas atividades no futuro.

Lembre-se de que prevenir é sempre melhor do que remediar. Por isso, é essencial que você aplique ações preventivas em seu negócio como forma de proteger seus funcionários de males que possam afetar a saúde.

A seguir, vamos mostrar algumas das principais medidas que você deve aplicar em seu negócio. Acompanhe!

Exames admissionais e periódicos

Os exames admissionais e periódicos, além de obrigatórios por lei, são essenciais para conhecer a saúde do seu colaborador.

Assim, os gestores de RH conseguem verificar se há qualquer tipo de alteração que possa significar prejuízo para o funcionário, principalmente em relação a possíveis doenças ocupacionais (como a asma ocupacional e LER). A partir daí, pode-se descobrir como resolver o problema antes que ele comprometa a qualidade de vida do funcionário.

Conscientização dos empregados

Outra forma de implementar medidas de saúde é investir em programas de conscientização dos empregados para que eles mesmos possam realizar ações que auxiliem na proteção do próprio organismo. Por exemplo, implementar um dia de ensino de práticas de exercícios de baixo impacto que podem ser realizados no dia a dia, ou palestras sobre como ter uma rotina de alimentação saudável.

Aplicação da ergonomia de trabalho

ergonomia no trabalho é essencial para poupar seus colaboradores de possíveis dores crônicas e lesões durante as práticas diárias. Por exemplo, um funcionário que necessite trabalhar em frente ao computador e não tenha uma mesa na altura necessária pode desenvolver dores nos ombros e punhos.

A importância de um ambiente saudável nas empresas

Investir no bem-estar dos profissionais não é simplesmente uma tendência que visa proporcionar uma rotina mais saudável aos colaboradores. É provado que empresas que aplicam esses métodos apresentam resultados melhores em seus negócios. Além disso, essa é uma excelente estratégia de motivação pessoal.

Vale a pena ainda mencionar que comprovadamente programas como esses tem uma expressiva redução no gasto médico, diminuindo, assim, o impacto financeiro com o plano de saúde em sua renovação.

Toda empresa é responsável pela saúde do funcionário durante a execução das atividades internas. Por isso, é essencial que os responsáveis pelo setor de RH fiquem sempre atentos para observar mudanças comportamentais ou físicas que possam indicar problemas dessa natureza em seus colaboradores.

Isso porque doenças ocupacionais podem representar, até mesmo, futuros processos trabalhistas para a organização. Porém, essa não é a principal preocupação sobre essa temática.

Cada colaborador é uma parte essencial do capital humano da sua empresa. Eles não são apenas um número ou uma peça dentro do funcionamento do negócio. Por isso, é importante assegurar a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida de cada um deles.

Lembre-se de que a sensação de que os funcionários realmente importam para a empresa auxilia na melhora do clima organizacional, bem como também aumenta a produtividade, devido à melhora da motivação. Quanto mais sentirem que a organização olha por eles, mais “vestirão a camisa” do negócio. Assim sendo, é importante implementar medidas de proteção, como a inclusão da ginástica holística no ambiente da empresa, tal como você viu neste artigo.

Essas foram algumas dicas de como a ginástica holística pode ser fundamental para o desempenho dos colaboradores dentro de uma organização. Focar na saúde nas empresas tende a ser mais eficaz do que qualquer investimento. Somente assim é possível equilibrar a vida pessoal e profissional do maior patrimônio de qualquer companhia: seus funcionários.

Achou interessante como essas práticas podem auxiliar no ambiente interno de uma empresa? Então compartilhe o conteúdo em suas redes sociais e leve este conhecimento para seus colegas e amigos!