Ergonomia no ambiente de trabalho: o que pode influenciar?

Qualquer que seja o setor de atuação de uma profissão, as condições para exercer as tarefas devem ser apropriadas, bem como garantirem a segurança e a saúde de seus colaboradores. O conceito de ergonomia no ambiente de trabalho defende justamente isso. Nesse caso, é possível dizer que a ergonomia é um estudo científico sobre a relação entre o homem e seu ambiente laboral, levando em consideração tanto as condições locais como a melhoria de eficiência do profissional. 

Com isso, independentemente do tamanho da empresa, é essencial que algumas práticas sejam implementadas na rotina e que o local de trabalho seja ideal para as atividades. Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Confira as dicas que separamos abaixo. 

Como implementar a ergonomia no ambiente de trabalho? 

A ergonomia no ambiente de trabalho ajuda não somente a garantir o conforto e a segurança do trabalhador, como também proporciona uma melhor imagem organizacional da empresa, além de contribuir com um maior rendimento e produtividade das tarefas. Veja alguns detalhes simples e muito eficientes que podem ser implementados na sua empresa. 

Escolha a cadeira ideal 

Uma cadeira ergonômica é um equipamento fundamental para o conforto do colaborador. A má postura pode ocasionar dores, incômodos e, até mesmo, problemas mais graves na coluna. Imagine ter que afastar seu melhor funcionário por dias ou semanas, simplesmente porque a cadeira que ele usa é inapropriada. Além de afetar diretamente na saúde da pessoa, os prejuízos impactam também nos números do negócio. 

Uma cadeira ideal deve ser confortável, com encostos firmes e que cubram toda a coluna. Além disso, dê preferência às ajustáveis, uma vez que a altura e curvatura devem variar de acordo com o tamanho do usuário. 

Acerte na mesa 

Além das cadeiras, a ergonomia no ambiente de trabalho preza por outros fatores importantes, como a escolha de uma mesa compatível com as tarefas exercidas e com a estatura do funcionário. De nada adianta investir na melhor cadeira se a mesa deixa a desejar, com uma altura inadequada ou um tamanho insuficiente, que exija movimentos e esforços da pessoa. 

A mesa ideal deve disponibilizar o espaço necessário para o funcionário trabalhar e colocar suas ferramentas, sem a necessidade de se esforçar ou se cansar para realizar suas tarefas. Além disso, a altura precisa ser compatível com sua cadeira e permitir que seus braços se apoiem naturalmente. 

Distribua bem os móveis e os equipamentos 

É fundamental que haja um estudo sobre todos os riscos que o ambiente pode proporcionar aos seus colaboradores. Essa análise deve ser feita, preferencialmente, por um profissional especializado em ergonomia no ambiente de trabalho. Uma boa distribuição dos móveis é essencial para garantir o bem-estar dos funcionários, além de melhorar a circulação e o uso dos espaços. 

O mesmo é válido para os equipamentos em geral, como impressoras, computadores e monitores. Imagine ter que trabalhar com uma tela distante de sua vista ou ter que pegar pastas mais pesadas em uma prateleira muito alta. É preciso observar cada detalhe e realizar as mudanças necessárias. 

Eduque a postura de seus colaboradores

Além dos móveis ideais e da distribuição deles, é importante que as pessoas criem uma consciência corporal e saibam utilizar seu corpo de maneira adequada no dia a dia. De que adianta, por exemplo, ter uma cadeira ergonômica se o colaborador senta de forma errada? É como ter um super carro à disposição, mas não saber dirigi-lo.

Dessa forma, é preciso que a ergonomia no ambiente de trabalho  além de um investimento material, ela deve também conscientizar os funcionários quanto à sua postura.

Essas foram algumas dicas sobre ergonomia no ambiente de trabalho. Sem dúvidas, tornar o local das tarefas compatível às necessidades e aos perfis dos colaboradores promove não apenas o bem-estar, como também rende excelentes resultados ao negócio em si. Além disso, atividades físicas como ginásticas, alongamentos e relaxamentos podem somar ainda mais e deixar o ambiente cada vez mais benéfico. 

Gostou do post? Quer conhecer mais algumas dicas para melhorar seu ambiente de trabalho e a qualidade de vida de seus funcionários? Não deixe de ler também sobre a ginástica holística aplicada nas empresas.