Veja como desenvolver a consciência corporal e melhorar seu dia a dia

Ter a consciência de como o seu corpo funciona e quais os limites para executar cada movimento é essencial para que se obtenha um resultado satisfatório na prática de atividades físicas.

Nem sempre é fácil ter domínio sobre o próprio corpo, mas realizar alguns exercícios, com certa frequência, pode te ajudar nessa tarefa. Assim, se você quer saber como desenvolver a consciência corporal, leia este post e descubra o que precisa ser feito para alcançar esse objetivo!

O que é consciência corporal?

A consciência corporal é a noção que cada um tem sobre seu próprio corpo, de forma a descobrir os seus limites, bem como se ele consegue realizar certos movimentos. Esse conhecimento do corpo é também saber ouvir os sinais que ele transmite. Dessa maneira, é essa consciência que possibilita a ligação e comunicação do homem com o meio em que vive.

Assim, o recomendável é que esse conhecimento sobre o corpo seja desenvolvido desde a infância, pois quanto mais jovem, melhor será a realização desse trabalho de conscientização.

Qual a importância da consciência corporal?

A consciência corporal é um dos pontos principais para que seja possível realizar atividades físicas, ou até mesmo movimentos normais do cotidiano. Além disso, esse conhecimento do próprio corpo é capaz de mostrar quando a saúde não vai muito bem, pois nosso corpo consegue refletir tanto os problemas físicos quanto os emocionais.

Dessa forma, ao obter a consciência corporal, será possível evitar determinadas doenças, pois haverá uma maior sintonia entre a mente e o corpo.

Como desenvolver a consciência corporal com exercícios e técnicas?

Como nem todo mundo consegue desenvolver sozinho a consciência do próprio corpo, existem, hoje em dia, várias técnicas e diversos exercícios que auxiliam nessa tarefa. Assim, se você tem dificuldade nesse autoconhecimento, veja a seguir algumas práticas que podem te ajudar.

Ginástica holística

ginástica holística é uma prática que trabalha concomitantemente o equilíbrio, a respiração e o tônus muscular. Além disso, atua em nível preventivo, terapêutico e pedagógico. Todo esse conjunto favorece uma melhor qualidade de vida, o que engloba o conhecimento do seu próprio corpo, pois os movimentos propostos são realizados de acordo com as possibilidades de cada pessoa.

A respiração, trabalhada por esse método, tem um grande potencial no desenvolvimento da consciência corporal. Essa etapa do aprendizado faz com que você consiga inspirar e expirar pausadamente, conforme a individualidade do seu corpo. Isso fará com que você ajuste sua respiração a cada movimento realizado, o que acarreta um maior autoconhecimento.

Exercícios de relaxamento

relaxamento é uma das práticas que mais favorece o autoconhecimento, pois é o momento em que você estará em plena conexão com o corpo e a mente, e deixará de lado todo o estresse do dia a dia.

Para atingir o relaxamento é preciso manter o foco na respiração e em cada parte do seu corpo. Para isso você pode apostar na ginástica holística, a qual, com exercícios de baixo impacto, promove a correção da postura, a concentração, o equilíbrio emocional, bem como o relaxamento mental e físico.

Uma outra maneira de alcançar um nível satisfatório de relaxamento é por meio de práticas de atividades que te proporcione prazer, como arte, leitura, esportes, entre outros, desde que você esteja em perfeita sintonia com a sua mente e o seu corpo.

Qual a importância de uma clínica de fisioterapia para desenvolver a consciência corporal?

Como desenvolver a consciência corporal nem sempre é uma tarefa simples para todas as pessoas, é muito importante ter o auxílio de profissionais capacitados para te ajudar a alcançar esse seu objetivo.

Nesse sentido, uma boa clínica de fisioterapia terá uma equipe preparada para apontar exatamente aquilo que você necessita para conhecer melhor seu corpo e seus limites. Portanto, evite fazer exercícios sem o acompanhamento de um bom profissional, para não correr o risco de não alcançar os resultados desejados.

Saber como desenvolver a consciência corporal nem sempre é uma tarefa fácil, pois exige um tempo de preparo, além do auxílio de uma equipe capacitada. Desse modo, esperamos que esse post tenha sido esclarecedor e que você tenha cada vez mais conhecimento sobre o seu corpo.

Gostou desse conteúdo? Então, entre em contato conosco e veja como podemos lhe ajudar.