[Extender + 500] Conheça a Ginástica Holística e seus benefícios para a saúde

Quantas vezes você já se viu reclamando de dores nas costas e má disposição? Esses incômodos afetam a sua produtividade e, consequentemente, as atividades do seu dia a dia? As queixas são mais comuns do que se imagina, mas você sabia que os benefícios da Ginástica Holística são diversos e podem ajudá-lo com o seu problema?

Como isso pode acontecer no seu dia sem a ingestão de doses elevadas de medicamentos? Simples! A atividade auxilia o aluno a utilizar melhor as suas funções motoras e sensoriais, levando-o a ter um equilíbrio corporal mais harmônico.

Para você entender mais sobre o assunto, confira abaixo o que é a Ginástica Holística e quais são os maiores benefícios para o seu organismo!

O que é a Ginástica Holística?

A Ginástica Holística é, basicamente, um método de trabalho corporal baseado em movimentos de baixo impacto, que atua em 3 níveis distintos: preventivo, terapêutico e pedagógico.

As técnicas utilizadas permitem que o indivíduo desenvolva suas capacidades perceptivas, sensoriais e motoras, trabalhando ao mesmo tempo com equilíbrio, respiração e musculatura.

Os exercícios levam em consideração a anatomia, a fisiologia e a biomecânica humana, sendo que os alunos têm a liberdade para experimentarem movimentos que solicitem novas respostas neuromusculares.

A prática foi criada pela médica alemã Lily Ehrenfried (Berlim, 1896 – Paris, 1994), em meados do século XX, período em que diversos pesquisadores se dedicaram aos estudos da movimentação humana.

Qual é a diferença entre a Ginástica Holística e o RPG?

Os 2 métodos atuam de forma a reeducar a postura, mas a diferença está no dinamismo das ações de cada um. A Ginástica Holística tem como foco curar a dor tratando diretamente na causa do problema, realizando mais de 800 movimentos globais e instruindo o aluno a conhecer melhor seu organismo. Dessa forma o indivíduo adota as atividades em todos os movimentos do seu dia, dispondo de mais autonomia.

Já o RPG possui uma dinâmica mais lenta e exige acompanhamento de um profissional. Assim, limita-se a prática do aluno para o local de exercícios.

Em quanto tempo é possível perceber a redução das dores?

Três meses de atividades são suficientes para notar significativamente a atenuação das dores. Entretanto, na primeira aula a pessoa já consegue identificar, por meio das sensações corporais, os melhores movimentos para a diminuição do incômodo.

É importante ressaltar que qualquer pessoa pode praticar a Ginástica Holística. Por meio dela, muitos casos de hérnias de disco, lesões nas articulações, degenerações causadas por movimentos repetitivos e, por consequência, dores nas costas se tornam totalmente tratáveis.

Como é feito o tratamento por meio da Ginástica Holística?

O tratamento é realizado dentro das condições de cada paciente. À medida que o rendimento da pessoa aumenta, gradativamente os exercícios avançam. Normalmente uma avaliação aponta as prioridades de cada caso e os objetivos iniciais de cada aluno.

Lembre-se que a ideia da atividade não é apenas reduzir as dores, mas também fortalecer os músculos e equilibrar o tônus muscular, isto é, trabalhar com toda a nossa musculatura. O resultado é uma melhora no alinhamento de toda a estrutura corporal e principalmente da nossa coluna.

Quais são os benefícios da Ginástica Holística?

Agora que você já tem uma ideia melhor sobre o assunto, veja a seguir 8 benefícios que a Ginástica Holística pode trazer para a sua vida!

1. Alívio das dores musculares e das articulações

Seja graças à prática de esportes ou em virtude de questões profissionais, quem sofre com as dores no corpo pode se beneficiar — e muito — das técnicas de Ginástica Holística.

A dinâmica dos exercícios se atém a técnicas leves e suaves, que visam a alongar e fortalecer o corpo, sem contar que auxiliam na prevenção ou no tratamento de algumas doenças, como osteoporose (enfraquecimento dos ossos) e tendinite (inflamação nos tendões).

2. Redução do estresse e da ansiedade

Outro benefício bastante claro é a redução do estresse e da ansiedade. Por treinar o controle da respiração e do equilíbrio, o aluno acaba aprendendo que pode utilizar esses conhecimentos para lidar com uma série de situações que normalmente levariam ao estresse e/ou à ansiedade.

3. Realinhamento da postura

Para quem se queixa de dores nas costas, a Ginástica Holística pode ser o remédio que faltava!

Acontece que muitos desses incômodos são causados pelo desalinhamento vertebral, que geralmente é resultado de péssimos hábitos em relação à postura ou graças a determinadas exigências profissionais.

Dessa forma, é preciso “reorganizar” a teia muscular — e isso requer um trabalho direcionado exclusivamente à coluna.

Com aulas frequentes e bem administradas, é possível obter o realinhamento definitivo da postura.

4. Relaxamento da mente

A Ginástica Holística não envolve apenas a parte física, mas também a mental. Os exercícios promovem um bem-estar extenso e duradouro, favorecendo o sono, a concentração e o equilíbrio emocional.

5. Fortalecimento do assoalho pélvico

Os músculos do assoalho pélvico estão localizados a partir do osso púbico na frente até a base da espinha nas costas. São eles os responsáveis por sustentar a bexiga, o útero e o intestino. Quando estão fracos não realizam bem seu papel, causando alguns distúrbios como incontinência urinária e redução do prazer.

A Ginástica Holística fortalece essa região com a prática de exercícios regular aplicada diretamente no assoalho pélvico.

As grávidas também podem se beneficiar com essa atividade, já que o fortalecimento dos músculos dessa região ajuda dando maior sustentação ao peso extra da gravidez, auxilia no trabalho de parto (já que aumentam a circulação de sangue) e promove uma recuperação do mais rápida períneo após o nascimento do bebê.

6. Redução das dores lombares e cólica menstruais

Paras as mulheres que sofrem com as terríveis cólicas menstruais, os benefícios da Ginástica Holística podem ser aplicados aqui. Usando 2 bolinhas de borracha, deite-se sobre as pernas dobradas. Com os pés no chão, eleve o quadril e coloque os glúteos sobre as bolinhas.

Eleve as pernas dobradas para cima e mantenha as mãos no joelho. Inicie em movimentos circulares respeitando seus limites. Quando realizar a atividade dos 2 lados, volte à posição inicial, retire as bolinhas, estique as pernas e permita-se sentir as sensações de relaxamento promovidas.

7. Redução das dores de cabeça

Usando um rolo de macarrão sob a região que divide o início do pescoço e a cabeça, a ginástica promove o relaxamento da área e é indicada para pessoas que sofrem com dores de cabeça de origem cervical. Automaticamente é possível sentir a melhora na qualidade do sono.

8. Relaxamento dos músculos da face

Que atire a primeira pedra quem nunca teve um dia difícil e chegou em casa com dores em todo o corpo e com a sensação dos músculos da face travados! Utilizando um método simples da ginástica — 2 bolinhas semelhantes às de tênis — é possível aliviar as tensões acumuladas na região do trapézio e, por consequência, sentir os músculos da face relaxando.

Agora você percebeu que os benefícios da Ginástica Holística são múltiplos, basta respeitar o seu limite e aplicar a postura correta na realização de cada exercício. Quer melhorar ainda mais sua qualidade de vida e ter na palma da mão dicas rápidas para aumentar sua disposição? Então baixe agora mesmo o nosso aplicativo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *