Conheça a Ginástica Holística e seus benefícios para a saúde!!!

Quantas vezes você já se viu reclamando de dores nas costas e má disposição? Esses incômodos afetam a sua produtividade e, consequentemente, as atividades do seu dia a dia? As queixas são mais comuns do que se imagina, mas você sabia que a Ginástica Holística pode ajudá-lo com o problema?

Bom, se este assunto ainda é uma novidade para você, este post, com certeza, esclarecerá todas as suas dúvidas sobre essa prática inovadora e extremamente eficiente para a saúde do corpo e da mente. Confira e anote todas as dicas que preparamos especialmente para você! Vamos lá?

O que é a Ginástica Holística?

Ginástica Holística é, basicamente, um método de trabalho corporal baseado em movimentos de baixo impacto, que atuam em 3 níveis distintos:

  1. preventivo;
  2. terapêutico;
  3. pedagógico.

As técnicas utilizadas permitem que o indivíduo desenvolva suas capacidades perceptivas, sensoriais e motoras, trabalhando ao mesmo tempo com equilíbrio, respiração e musculatura.

Os exercícios levam em consideração a anatomia, a fisiologia e a biomecânica humana, sendo que os alunos têm a liberdade para experimentarem movimentos que solicitem novas respostas neuromusculares.

A prática foi criada pela médica alemã Lily Ehrenfried (Berlim, 1896 — Paris, 1994), em meados do século XX, período em que diversos pesquisadores se dedicaram aos estudos da movimentação humana.

Qual a origem da Ginástica Holística?

No sentido etimológico, a palavra ginástica significa a arte de flexibilizar e fortificar o corpo da forma correta, por meio de exercícios apropriados. Já “holística” vem do grego “holos”, que se refere ao todo. Na junção de ambos os termos, já é possível entender o conceito geral da atividade.

No entanto, o termo, assim como o método, foi criado, oficialmente, pela médica e fisioterapeuta alemã Lily Ehrenfried, no século XX. Nessa época, por ser refugiada na França, não podia exercer a profissão, mas estudava os movimentos do corpo e desenvolveu a chamada Ginástica Holística, que atravessou os anos e, até hoje, é considerada uma alternativa muito eficiente para o tratamento de diversas doenças, além de orientar e prevenir diferentes problemas do corpo.

Quais são os benefícios da Ginástica Holística?

Agora que você já tem uma ideia melhor sobre o assunto, veja, a seguir, 4 benefícios que a Ginástica Holística pode trazer para a sua vida!

1. Alívio das dores musculares e das articulações

Seja graças à prática de esportes ou em virtude de questões profissionais, quem sofre com as dores no corpo pode se beneficiar — e muito — das técnicas de Ginástica Holística.

A dinâmica dos exercícios se atém a técnicas leves e suaves, que visam a alongar e fortalecer o corpo, sem contar que auxiliam na prevenção ou no tratamento de algumas doenças, como osteoporose (enfraquecimento dos ossos) e tendinite (inflamações nos tendões).

2. Redução do estresse e da ansiedade

Outro benefício bastante claro é a redução do estresse e da ansiedade. Por treinar o controle da respiração e do equilíbrio, o aluno acaba aprendendo que pode utilizar esses conhecimentos para lidar com uma série de situações que, normalmente, levariam ao estresse e/ou à ansiedade.

3. Realinhamento da postura

Para quem se queixa de dores nas costas, a Ginástica Holística pode ser o remédio que faltava!

Acontece que muitos desses incômodos são causados pelo desalinhamento vertebral, que geralmente é resultado de péssimos hábitos em relação à postura ou graças a determinadas exigências profissionais.

Dessa forma, é preciso “reorganizar” a teia muscular — e isso requer um trabalho direcionado exclusivamente à coluna.

Com aulas frequentes e bem administradas, é possível obter o realinhamento definitivo da postura.

4. Relaxamento da mente

A Ginástica Holística não envolve apenas a parte física, mas também a mental e espiritual. Os exercícios promovem um bem-estar extenso e duradouro, favorecendo o sono, a concentração e o equilíbrio emocional.

Por que a Ginástica Holística é indicada para problemas crônicos?

Dependendo do problema enfrentado pelo paciente, um médico pode indicar diferentes tipos de tratamentos, medicamentos e, até mesmo, cirurgias. Sem dúvidas, todas as alternativas podem ter efeitos positivos. No entanto, a Ginástica Holística se destaca devido algumas vantagens relacionadas a sua eficiência e rapidez nos resultados. Em casos de dores na coluna, enxaqueca e até incontinência urinária, esse método tende a ser o mais prático e rápido, na maior parte dos casos.

Abaixo, mostraremos 4 informações que provam que a Ginástica Holística tem resultados surpreendentes e pode ser a melhor alternativa para seu problema. Confira:

1. Os movimentos são simples

Uma das vantagens da Ginástica Holística é que seus movimentos são extremamente fáceis e simples. Transmitidos por comando verbal, não são necessários o uso de equipamentos específicos, nem mesmo de espelhos. Ao praticar os exercícios, o paciente responde de acordo com a capacidade de seu corpo, o que gera, automaticamente, uma consciência corporal, que será trabalhada gradativamente e com o acompanhamento da fisioterapeuta.

2. Os resultados podem ser muito rápidos

Outra grande vantagem da Ginástica Holística é que, em alguns casos, os resultados costumam aparecer já nas primeiras sessões. Certamente, alguns fatores precisam ser levados em consideração para saber o tempo perfeito para realizar um tratamento, como a forma que o organismo reage e o histórico médico do paciente, por exemplo.

No entanto, para que haja uma mudança definitiva na estrutura corporal, é recomendado exercitar o método pelo menos por três meses.

3. A Ginástica Holística educa o corpo

Outra enorme vantagem da Ginástica Holística, em relação a outros métodos, é que ela educa o corpo de uma forma que pode se tornar uma prática de vida mais saudável. Ou seja, mesmo que você recorra a essa atividade para tratar uma dor específica na coluna, por exemplo, notará que muito além de um tratamento, essa prática ajuda em outros diversos fatores de sua saúde, como equilíbrio emocional, controle do estresse, melhoria da postura, entre outros.

Afinal, o corpo é indivisível e cada estrutura depende de outras para manter suas funções.

A Ginástica Holística também é indicada aos idosos?

Não há idade para educar o corpo. Sem dúvidas, a idade afeta alguns movimentos e gera algumas limitações. No entanto, os resultados da Ginástica Holística são satisfatórios em todos os aspectos e em todas as gerações, inclusive nos idosos. O corpo humano age como uma espécie de máquina, na qual a sua vida útil dependerá dos cuidados e das manutenções que você faz nela.

Para concluir, considere a Ginástica Holística como um trabalho sobre o ser: uma automassagem muito eficiente para a saúde como um todo e que pode ser praticada por pessoas de todas as idades.

Gostou do nosso post? Quer conhecer ainda mais sobre esse método inovador e extremamente eficiente? Siga nosso Facebook e Instagram e acompanhe todas as nossas dicas sobre Ginástica Holística. Até a próxima!