3 tratamentos não cirúrgicos para a coluna que você precisa conhecer

A Pesquisa Nacional de Saúde de 2013, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em conjunto com o Ministério da Saúde, apontou que aproximadamente 27 milhões de pessoas ― de 18 anos ou mais de idade ― indicaram sofrer de problemas crônicos de coluna.

Ainda, de acordo com o Portal Brasil, dor nas costas foi a maior causa de afastamento do trabalho no país no ano de 2016.

Muitas pessoas podem acabar deixando de ir a um especialista porque têm receio dos tratamentos oferecidos para as dores, principalmente das cirurgias.

No entanto, atualmente existem tratamentos não cirúrgicos para a coluna que têm obtido altas taxas de sucesso. São métodos alternativos que aliviam as dores dos pacientes, possibilitando a eles uma melhor qualidade de vida.

Quer saber mais sobre esses procedimentos? Continue acompanhando para conferir!

Progresso da ciência nos tratamentos não cirúrgicos para a coluna

A Fisioterapia é uma área em constante crescimento. Devido a fatores como envelhecimento da população, vícios posturais causados pelo excesso de uso do computador, posições inadequadas no trabalho, entre outros, as pessoas têm necessitado cada vez mais de cuidados fisioterápicos.

Com isso, há o desenvolvimento de pesquisas voltadas para tratamentos menos invasivos. Afinal, a maioria dos pacientes não deseja fazer cirurgia. Listamos três deles abaixo.

1. Ginástica Holística

Esse tratamento consiste em educar, prevenir e tratar. A ginástica se propõe a trabalhar não só os músculos, mas o corpo como um todo, incluindo respiração e mente. Os exercícios são leves e focados no fortalecimento e alongamento do corpo.

A princípio, um profissional acompanha o paciente, mostrando-lhe os movimentos a serem feitos. Mas com o passar do tempo, a pessoa com dores também pode fazer os exercícios em casa.

2. Quiropraxia

A quiropraxia cuida do sistema neuro-músculo-esquelético. Essa técnica, também chamada de “ajuste”, baseia-se em movimentos rápidos e precisos, que podem ser acompanhados por um estalo. Trata-se de manipulação articular que diagnostica e cuida de dores lombares, cervicais, de cabeça, entre outras.

A quiropraxia também atua na prevenção de tais incômodos. Assim, pessoas de qualquer idade podem se beneficiar do método.

3. R.M.A

A Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral, R.M.A., é uma prática que se constitui por trabalho manual de fisioterapia. Além disso, são utilizadas tecnologias que envolvem mesas de tração e descompressão, entre outros equipamentos, além de exercícios de musculação.

Após tirar a dor, o tratamento foca no fortalecimento do corpo e na correção da postura no dia a dia do paciente.

Todos as técnicas citadas auxiliam no alívio e na prevenção das dores e promovem a reeducação postural. Contudo, para que o sucesso dos tratamentos não cirúrgicos para a coluna seja garantido, é necessário ter disciplina e força de vontade.

É importante ter em mente que tratamentos interrompidos antes do recomendado pelos profissionais da área da saúde aumentam as chances de que os problemas voltem. Nesses casos, há possibilidade de que o tratamento precise ser retomado do começo.

Gostou das nossas dicas? Então faça o download gratuito do app Fisio Club e saiba mais sobre saúde e bem-estar!