3 dicas práticas para quem trabalha muito tempo sentado

Muita gente passa boa parte do dia sentada no trabalho. Isso pode ocasionar certos incômodos ao final do expediente ou até mesmo se tornar um problema mais sério. Porém, com soluções fáceis e práticas, é possível aliviar dor na coluna e melhorar sua postura.  

Se você sofre com esse tipo de problema ou quer evitar para não encontrá-lo nunca, separamos 03 dicas infalíveis que podem ser a solução e, consequentemente, ajudar no seu desempenho no trabalho. Continue a leitura e saiba o que fazer. 

1. Tenha uma cadeira confortável e adequada 

A primeira dica para aliviar dor na coluna é encontrar a cadeira ideal que conforte seu corpo, especialmente a coluna lombar. Não necessariamente a melhor opção é a que tem o maior encosto. Uma série de fatores vai afetar sua postura, a depender do perfil da pessoa e ambiente. Itens como regulagem, altura e material usado devem ser levados em consideração. Cada usuário pode se encaixar melhor em cada modelo, por isso, é importante que a empresa permita aos usuários escolher a melhor para ele. 

2. Inclua alguns exercícios em sua rotina 

É cada vez mais comum que empresas ofereçam ao funcionário a possibilidade de se exercitar em grupos antes de iniciar as tarefas. Mas se não é o seu caso, não tem problema. Busque sempre se alongar e praticar pequenos exercícios em determinados momentos. Para facilitar, separamos alguns movimentos bem simples e que não vão atrapalhar seu tempo. 

Extensão das pernas 

Sempre que possível, consiga um espaço para esticar ao máximo suas pernas. Ainda sentada, movimente levemente em um sentido giratório. É um trabalho específico para o quadríceps. 

Alongamento dos braços 

O movimento semelhante ao se espreguiçar também é uma boa prática para aliviar dor na coluna. Entrelace os dedos e estique os braços para cima com as costas retas e segure por alguns minutos. 

Inclinação 

Este também pode ser realizado de forma bem rápida e tem bons resultados, se praticado diariamente. Com as pernas esticadas, incline o corpo para frente com as mãos em direção aos pés. Sem dobrar os joelhos, mantenha-se nessa posição por uns 30 segundos. 

3. Pratique ginástica holística 

A ginástica holística é um método ideal para aliviar dor na coluna. Atua de forma tanto preventiva como terapêutica. Por isso, é indicado em todos os estágios do problema. Os exercícios são específicos e sempre devem ser acompanhados por um profissional. Os principais benefícios aos praticantes são: 

  • auxilia na prevenção e tratamento de desvios de postura e disfunções motoras; 
  • ajuda com alterações físicas e emocionais em gestantes; 
  • alivia dores localizadas; 
  • reduz o estresse e a ansiedade; 
  • aumenta a flexibilidade muscular; 
  • ajuda no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes; 
  • melhora a harmonia e precisão de movimentos; 
  • alinha a postura e auxilia a resistência muscular, independentemente da idade. 

Cuidar da postura é cuidar de sua saúde. Por isso, não espere que os problemas aconteçam. Se você busca aliviar dor na coluna ou prevenir qualquer incômodo, procure um profissional com credibilidade e referência na área. Entre em contato conosco e conheça mais sobre ginástica holística e suas técnicas revolucionárias.