Entenda a relação entre frio e dor no corpo e saiba como evitá-la

Além da baixa temperatura, o inverno é caracterizado por ser um período quando diversas doenças encontram circunstâncias ideais para se manifestarem. Embora a gripe seja a mais popular, outras condições causam sofrimento nessa estação, como as dores nas articulações e coluna.

Curiosamente, apesar disso, poucas pessoas sabem mais detalhes sobre a relação entre frio e dor no corpo. Então, que tal descobrir? É só continuar a leitura!

Quais as causas das dores no inverno?

Enrijecimento muscular

O fato de encolher o corpo no frio é uma reação involuntária do nosso organismo. É um movimento de contração normal que tenta regularizar a temperatura por meio da busca de acúmulo de calor. No entanto, isso enrijece a musculatura por períodos longos, deixando os músculos e nervos mais propensos ao desenvolvimento de processos inflamatórios.

Redução do fluxo sanguíneo nas extremidades

Tal condição é chamada de vasoconstrição e é consequência da redução da temperatura interna corporal, que acompanha a temperatura do ambiente. Essa diminuição causa a contração dos vasos sanguíneos, reduzindo a irrigação sanguínea nos tecidos musculares.

Esse ajustamento do corpo às mudanças climáticas diminui também a flexibilidade dos músculos, favorecendo o surgimento de lesões musculares mesmo sem a existência de esforço físico.

Mudança nas articulações

Essa alteração é causada pelo resfriamento do líquido sinovial, que é um fluido viscoso e transparente que ocupa as cavidades e promove o deslizamento das superfícies, garantindo a movimentação do corpo de forma indolor.

Como prevenir?

Exercícios físicos

Praticar atividades físicas ajuda a otimizar a irrigação sanguínea e aumenta a propriocepção (controle muscular) e a flexibilidade. Pode ser uma caminhada ou outro exercício de baixo impacto, o importante é se exercitar.

Alongamento

Alongar o corpo é importante especialmente antes da prática de atividades físicas. No entanto, não deve se restringir a esse momento, visto que evita a contração muscular e ajuda na lubrificação das articulações.

Agasalhos

Manter o corpo aquecido é essencial, principalmente nas extremidades: pés, mãos, punhos, pescoço e cabeça. Isso colabora para que o corpo não sofra com as alterações climáticas.

Massagens

Elas estimulam a circulação e aliviam a musculatura enrijecida. De modo geral, a massagem visa reequilibrar os desequilíbrios causados pelo frio. Além disso, libera toxinas presas aos músculos e tecidos.

Hidroterapia

A prática é eficiente para todos, sobretudo para idosos e pessoas que enfrentam dores ósseas, articulares e musculares agudas. É uma modalidade de fisioterapia aquática que promove três grandes benefícios: relaxamento muscular, ganho de força e flexibilidade e alívio das dores.

Isso tudo acontece porque a água quente atua provocando a vasodilatação na superfície do corpo, facilitando a chegada de sangue aos músculos.

Os desconfortos relacionados ao frio podem afetar qualquer pessoa. Porém, existem grupos que estão mais suscetíveis a desenvolver os problemas provenientes da relação entre frio e dor no corpo. É o caso de pessoas que já apresentam problemas ortopédicos. Assim, quem faz parte desse grupo precisa ficar ainda mais atento à prevenção a fim de manter a qualidade de vida mesmo diante de temperaturas mais baixas.

Gostou de conhecer mais sobre a relação entre frio e dor no corpo? Então aproveite para assinar a nossa newsletter para receber atualizações direto na sua caixa de entrada!