Saiba como se prevenir da lesão por esforço repetitivo

A Lesão por Esforço Repetitivo (LER), também conhecida como Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT), é um mal que atinge centenas de pessoas. Como o próprio nome sugere, tem relação direta com os ambientes de trabalho. Má postura e movimentos contínuos e repetitivos são suas principais causas.

Esse distúrbio atinge músculos, ligamentos, articulações, tendões, vasos e nervos. As partes do corpo que costumam ser mais afetadas são mãos, punhos, ombros e pescoço. Nesse sentido, é importante você saber que existem algumas maneiras de prevenir essa lesão. Leia este post e descubra quais são!

Possíveis complicações da Lesão por Esforço Repetitivo

Antes de falar das formas de prevenção da LER, você precisa ficar atento às complicações que esse distúrbio pode ocasionar. Caso apresente algumas delas, a mudança de certos hábitos se fará necessária.

Dores localizadas

Uma das principais complicações da LER é a dor localizada. Geralmente, isso ocorre nas mãos e nos punhos, pois são as partes do corpo responsáveis pela maior movimentação no trabalho. Essas dores são muito frequentes nos digitadores.

Formigamento nas extremidades

O formigamento é outro fator acarretado pela LER. Combinado com essa sensação pode surgir a câimbra e a falta de força muscular para a realização de atividades simples.

Perda do desempenho funcional

Esse é outro grande problema da LER. Quando a dor atinge a pessoa, ela tem muita dificuldade de realizar seu trabalho. No geral, os profissionais mais prejudicados por esse distúrbio são dentistas, digitadores, auxiliares de escritório, entre outros que ficam na mesma posição por muito tempo.

Fadiga muscular

Outro incômodo decorrente da LER é o excesso de fadiga, sendo este um dos primeiros sintomas da lesão. Por isso, sempre que houver o surgimento de cansaço e dores constantes, é importante procurar um profissional capacitado para iniciar o tratamento mais adequado.

Maneiras de prevenir a LER

Para ajudá-lo a prevenir a LER, a seguir, apresentamos algumas maneiras de você cuidar um pouco mais da sua saúde. Acompanhe!

Consciência corporal

A consciência corporal é uma das melhores formas de começar a prevenção da LER. É sempre pertinente saber quando o corpo está precisando de uma pausa e de alguns momentos de descanso. Logo, procure nunca realizar trabalho além daquilo que aguenta.

Ginástica holística

Esse método tem por base a execução de movimentos que exigem baixo impacto. É uma das formas recomendadas para prevenir a LER, pois trabalha equilíbrio, respiração e musculatura. Além de ser utilizada para a prevenção, a ginástica holística é recomendada para pessoas que já sofrem com as dores ocasionadas pelos esforços repetitivos.

Alongamentos

A prática de alongamento é um hábito que deve ser adquirido por quem realiza as mesmas atividades repetidas vezes. Durante o trabalho, podem ser feitos movimentos simples como esticar os braços para cima com os dedos entrelaçados e inclinar o corpo para um lado e para o outro. Também é significativo que as mãos, parte do corpo que costuma ser negligenciada nos alongamentos, sejam trabalhadas.

Exercícios físicos

Fazer exercícios físicos periodicamente é outra forma de evitar a LER. Existem várias atividades que você pode fazer, como musculação, natação, caminhada, corrida, entre outras. O mais relevante é escolher algo que combine com o seu perfil e buscar um acompanhamento profissional para que você possa efetuar os exercícios de forma correta.

Regulação da estação de trabalho

Essa é uma boa alternativa para prevenir lesões, pois as demais formas de prevenção não serão eficazes caso sejam feitas de forma isolada. Se você trabalha com computadores, regule a cadeira de trabalho conforme sua altura, de modo que os pés fiquem inteiramente em contato com o solo. Deixe o monitor, o teclado e o mouse do computador bem na sua frente e, ao digitar, fique com seus punhos retos. Além disso, procure não ficar muito tempo com a coluna curvada, pois manter uma boa postura é fundamental.

Seguindo o que foi apontado neste post, ficará mais fácil prevenir a Lesão por Esforço Repetitivo. E para que os resultados sejam ainda mais satisfatórios, não se esqueça de procurar um profissional capacitado e de qualidade para ajudá-lo a ficar livre desse incômodo.

Gostou deste conteúdo? Aproveite que está por aqui, leia nosso artigo sobre ginástica holística em casa e aprenda a fazer 4 ótimos exercícios!