Entenda a importância de realizar alongamentos em dias frios

Basta o inverno chegar que a vontade de ficar na cama até mais tarde e deixar os exercícios físicos de lado aparece. No entanto, os alongamentos em dias frios são tão importantes quanto em qualquer outra época do ano. Afinal, nessa estação, os músculos do corpo ficam um pouco mais rígidos, contribuindo para o risco de lesões.

Além disso, os cuidados antes e depois das atividades físicas devem ser redobrados durante o inverno. Isso porque o corpo demora mais tempo para aquecer, por isso os alongamentos devem ser mais dinâmicos. Quer saber mais sobre a importância dos alongamentos nos dias frios? Então continue a leitura e tire suas dúvidas!

Veja como o corpo humano reage às baixas temperaturas

No inverno, o corpo passa por uma série de mudanças. O sistema circulatório, por exemplo, entra em vasoconstrição periférico — ou seja, há menos sangue circulando na pele. Além disso, por causa da queda brusca de temperatura, a sensação térmica é menor, sendo assim, o corpo precisa ser mais aquecido, gerando uma queima de gordura maior.

No entanto, vale frisar que apesar de as baixas temperaturas contribuírem para que o corpo gaste mais energia, nós também temos mais apetite. Para nos manter aquecidos, o organismo busca por uma alimentação mais gordurosa e calórica, de forma consciente ou não. Já deu para perceber que o frio gera diversas mudanças no corpo, não é mesmo? Por isso, usá-lo ao nosso favor é essencial para a saúde.

Conheça os benefícios de realizar alongamentos em dias frios

Os riscos de lesões aumentam significativamente nos dias frios. Isso acontece por causa dos receptores cerebrais que tem uma redução nas atividades e demoram mais tempo para enviar esforços a articulações, musculatura e aos ligamentos. Logo, os músculos ficam menos elásticos e mais contraídos.

Portanto, a necessidade de um bom alongamento é indispensável para preparar o corpo, principalmente para quem pratica atividades intensas. Cabe destacar, também, que um músculo forte é também mais resistente e flexível, o que contribui para quem se dedica às atividades físicas diárias. Conheça alguns benefícios do alongamento em dias frios:

  • relaxa a musculatura;
  • diminui o risco de lesões musculares;
  • aumenta o fluxo sanguíneo nos músculos;
  • reduz a tensão muscular.

Aprenda dicas úteis para se alongar em dias frios

Agora que você já conhece a importância e os benefícios de alongar o corpo mesmo em dias frios, veja algumas dicas que vão te ajudar a deixar esse momento mais agradável e efetivo:

  • use roupas adequadas, pois elas facilitam o processo de sudorese;
  • como o rendimento tende a cair no inverno, o mais indicado é aumentar o ritmo gradativamente;
  • use protetor solar e labial, esses cuidados devem continuar mesmo no inverno;
  • hidrate-se bastante, pois sentimos menos sede no frio e não bebemos água o suficiente;
  • treine ao livre, isso evita o risco de infecções e vírus comuns no inverno.

Não podemos deixar de citar que os alongamentos em dias frios também melhoram a postura corporal, por isso devem ser mantidos e feitos diariamente. Os cuidados com o corpo são necessários em todas as estações do ano, pois cada uma delas tem suas particularidades, proporcionando melhor qualidade de vida e saúde.

E você, gostou de saber mais sobre a importância de realizar alongamentos em dias frios? Então compartilhe este post em suas redes sociais para que os seus amigos também fiquem informados!