Entenda o que é o CORE e como cuidar dele

É muito comum surgirem novos termos técnicos e novas práticas de atividades quando se trata de assuntos relacionados ao corpo, à saúde e ao bem-estar. Em outras circunstâncias, acontecem apenas algumas modificações daquilo que já existia há tempos. Esse é o caso do core, musculatura descoberta na década de 1990, mas que ainda é bastante estudado.

Ficou curioso para saber mais sobre o que é o core, quais são seus benefícios e como se deve cuidar dele? Leia este post até o fim e descubra.

O que é o core?

Quem gosta de cuidar do corpo e de praticar atividades físicas, talvez já tenha escutado falar sobre o core. Mas, se você não sabe o que ele significa, fique tranquilo, pois saberá agora!

Core é uma palavra que deriva da língua inglesa e significa “centro”. Logo, por meio de seu significado já é possível compreender que é algo relacionado à parte central do corpo, mais especificamente, ligado à região umbilical.

O core é o grande responsável pelo equilíbrio do corpo e é formado por um conjunto de musculatura que atua com essa função. Sendo constituído pelos músculos do abdômen, da lombar, da pelve e do quadril.

Principais funções do core

Os músculos que compõem o core têm a função de oferecer suporte para o quadril e a coluna, regiões que sofrem com a carga de estresse do dia a dia. Esse conjunto de musculatura permite o alinhamento do corpo quando o core é bem trabalhado.

Uma outra função dele é prevenir o surgimento de lesões, além de fortalecer o corpo para a prática de exercícios físicos que exigem um grande esforço da região lombar, como o agachamento.

Benefícios do core para o corpo

O core possui muitos benefícios para saúde de forma geral, inclusive para o coração. Afinal, quando os músculos do core estão em equilíbrio, evita-se a sobrecarga no corpo, impedindo o surgimento de lesões e outros problemas relacionados. Além disso, o core possui benefícios como:

  • aumento da eficiência e estabilidade: esse conjunto de músculos permite que o corpo fique com uma postura correta, pois traz o equilíbrio necessário durante a movimentação. Com isso, é possível fazer movimentos mais precisos e eficientes;
  • maior desenvolvimento da potência: com um core bem trabalhado é possível transferir mais potência por meio dos movimentos. Isso impede que ocorra alguma desestabilização quando você muda a velocidade ou a direção de uma corrida, por exemplo;
  • menor risco de lesões: quando você cuida do core e o exercita de forma correta, conseguirá amortecer os impactos de certas atividades. Por conta disso, as extremidades de seu corpo sofrerão menos lesões.

Treinos para cuidar do core

O core precisa ser exercitado de modo correto e com frequência. Para te ajudar a cuidar dessa parte tão importante do corpo, listamos a seguir algumas atividades físicas simples para serem feitas no dia a dia. Mas, não se esqueça de que, para atingir um bom resultado, é importante realizá-los com o auxílio de um profissional da área.

Ponte

Nesse exercício, você deitará de barriga para cima com as pernas dobradas e posicionadas firme no solo. Após, vai inspirar pelo nariz e levantar o quadril lentamente. É importante ficar um tempo na mesma posição e depois esticar uma das pernas e continuar se equilibrando;

Prancha:

Nessa atividade, você deitará de barriga para baixo, apoiada nos cotovelos e antebraços. Para ter o efeito esperado, você deve se ater ao abdômen e deixar o quadril bem firme para manter o corpo todo alinhado. É preciso ficar alguns segundo na mesma posição para atingir o objetivo;

Hiperextensão

Para realizar esse exercício, fique com o corpo todo esticado. Depois inspire e levante perna e braço opostos. Faça essa atividade repetidas vezes.

Agora que você descobriu o que é o core e quais são suas funções, é de grande importância cuidar muito bem dele. Afinal, é essa musculatura que te faz ter o equilíbrio necessário para as atividades do cotidiano.

E, se este post foi útil para você, não se esqueça de seguir nossas redes sociais para ter acesso a outros ótimos artigos. Estamos no Facebook e no Instagram.