LER e DORT: conheça os sintomas, causas e tratamento

LER e DORT são praticamente a mesma coisa. Ambas representam lesões do sistema osteomuscular causadas por fatores muito comuns no mundo corporativo — locais de trabalho inadequados, movimentos repetitivos, pressões etc. É muito fácil confundir os termos, já que a semelhança entre os sintomas é bem significativa.

Sendo assim, preparamos este post para que você saiba mais sobre o assunto e conheça os principais fatores que levam ao seu diagnóstico. Além disso, descobrirá como a ginástica holística pode auxiliar no tratamento e prevenção desses distúrbios.

O que é LER e DORT

Tanto a expressão “Lesões por Esforços Repetitivos (LER)” quanto “Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT)” são termos que abrangem as doenças do sistema musculoesquelético ligamentar. Sendo assim, LER não é uma doença, mas um grupo de distúrbios que acometem esse sistema.

Dentre as doenças que fazem parte deste grupo, podemos citar: bursite, síndrome do túnel do carpo, tendinite, tenossinovite, epicondilite, dedo em gatilho, mialgias, síndrome do pronador redondo, dentre outras. Esses distúrbios podem ou não estar associados à atividade laborativa.

Por isso, houve a necessidade de criar o termo DORT para designar apenas as lesões em que há correlação do quadro clínico com o trabalho desempenhado pela pessoa.

Segundo a cartilha publicada pela Sociedade Brasileira de Reumatologia, a sigla DORT foi introduzida por dois motivos:

  • além do esforço repetitivo — motivo mais conhecido, principalmente no meio profissional —, outros tipos de sobrecarga no ambiente de trabalho podem ser nocivas para o trabalhador;

  • muitos casos de pessoas que apresentam sintomas no sistema musculoesquelético não têm, necessariamente, evidência de lesão em alguma estrutura.

Sendo assim, quando se fala em DORT, os distúrbios mais comuns relacionados ao trabalho são: dores na região lombar, dores musculares e tendinites — particularmente no ombro, punho e cotovelo.

As principais causas

Quando um ou mais fatores organizacionais no ambiente profissional não são respeitados, são maiores as chances de adquirir um distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho.

Neste contexto, as causas da LER / DORT estão diretamente relacionadas a esses fatores. São eles:

  • excesso de movimentos repetitivos;

  • postura incorreta;

  • preparo físico insuficiente;

  • ausência de pausa e descanso;

  • local de trabalho — mesas e cadeiras — inadequado;

  • jornadas excessivas;

Além disso, incluem-se os fatores psicossociais, como: ansiedade, estresse ocupacional devido à pressão, ambiente pesado, busca por perfeccionismo, depressão, dentre outros.

Os sintomas mais comuns

Dentre os sintomas mais comuns da LER e DORT, podemos citar:

  • dor localizada;

  • desconforto físico no final do dia;

  • cansaço excessivo;

  • formigamento nas extremidades;

  • paralisia e parestesia;

  • perda funcional;

  • inchaço local.

O diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é feito por meio de exame clínico e de imagem. A tomografia computadorizada, a ressonância magnética e a ultrassonografia podem ser muito úteis, mas é importante que seja feita uma avaliação multidisciplinar e determinar as causas para seja feito o tratamento adequado.

A ginástica holística, por exemplo, tem sido cada vez mais utilizada no tratamento de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, principalmente aqueles associados à postura inadequada. A técnica trabalha o corpo como um todo, com a finalidade de realinhar a postura e, assim, evitar dores lombares e musculares.

Criado pela terapeuta e médica alemã, Lily Ehrenfried, o método é útil tanto no tratamento quanto na prevenção de lesões causadas por sobrecarga de trabalho, movimentos repetitivos e outras doenças que compõem a LER e DORT.

Uma das principais vantagens da ginástica holística é que ela promove a consciência corporal, que permite identificar sobrecargas desnecessárias, posturas e hábitos incorretos e outros desalinhamentos.

Agora que você sabe mais sobre LER e DORT, conheça nosso aplicativo e fique por dentro de dicas e conteúdos para ajudar a ter mais qualidade de vida e disposição!