Dores nas costas? Saiba como a natação e a hidroginástica podem ajudar

Você sabia que natação e hidroginástica podem fazer muito bem para sua saúde e, principalmente, melhorar as terríveis dores nas costas? Para os sedentários e as pessoas que, no dia a dia, mantém uma má postura, essas atividades podem ser bastante benéficas e reduzir os desconfortos.

Por isso, no post de hoje, reunimos informações relevantes para ajudar você a conhecer as características de cada atividade e quais os maiores pontos positivos obtidos ao praticá-las. Então, acompanhe o texto até o fim e descubra mais!

Diferenças entre natação e hidroginástica

As duas atividades são excelentes e você pode complementá-las entre si. A hidroginástica é um exercício para qualquer pessoa. É uma atividade aeróbica, feita dentro da água e, geralmente, acontece de 1 a 3 aulas semanais.

Já a natação promove rápida perda calórica e equilíbrio muscular. Também pode ser praticada por indivíduos de todas as idades, desde que realizada dentro dos limites de cada um. Indica-se, no mínimo, 2 vezes na semana com exercícios de 30 a 60 minutos.

Se você deseja emagrecer mais rapidamente, opte pela natação. Se você quer melhorar o condicionamento físico e fortalecer os músculos, hidroginástica! A natação ajuda no aumento da capacidade cardiorrespiratória, enquanto a hidroginástica aprimora a postura e a coordenação motora.

Juntas, elas aumentam a resistência física e causam menos riscos de lesões nas articulações, já que o fato de serem praticadas no meio aquático reduz as possibilidades de danos.

Benefícios

Quando as pessoas buscam ajuda para melhorar as dores nas costas em atividades como essas, elas visam reduzir os impactos que outras práticas causam na coluna. Dentro da água, é possível retirar o peso que as costas poderiam vir a sentir se você estivesse realizando outros tipos de exercícios. Outras vantagens são:

1. Menos impacto

Grande parte das queixas relacionadas aos exercícios físicos é o excessos de impacto sofrido pelas articulações. Entretanto, as práticas de natação e hidroginástica vão na contramão desses problemas. Atividades em água ajudam a trabalhar todo o corpo de forma mais leve, contribuindo para o aumento da flexibilidade do corpo e proporcionando menos dores pós-exercícios.

2. Diminuição de dores da artrite

Os alongamentos dentro da piscina contribuem para fortalecer os músculos e, aliados à água aquecida, ajudam a desprender a rigidez das articulações. Para quem sofre com osteoartrite também pode se beneficiar de boas braçadas na água, sem agravar nenhuma outra parte do corpo.

3. Equilíbrio nos níveis de colesterol

As atividades mencionadas podem favorecer o equilíbrio dos níveis do colesterol bom e do ruim. A natação, por exemplo, contribui para manter as boas condições do endotélio — camada que reveste as artérias e, com o passar do tempo, pode perder a flexibilidade.

4. Redução de asmas e alergias

Bem se sabe que as atividades aquáticas contribuem para a redução dos sintomas de doenças respiratórias. Os exercícios auxiliam na expansão do volume do pulmão e no trabalho de técnicas de respiração. Em apenas um ano de prática, já é possível perceber as condições de melhora do praticante.

Natação e hidroginástica para dores nas costas

Como você pode perceber, os benefícios são muitos e para quem sofre com dores nas costas está mais do que na hora de começar a praticar essas atividades.

A natação não traz impactos, fortalece a musculatura e ajuda a corrigir a postura, além de aliviar a pressão da coluna. A hidroginástica geralmente é mais indicada também para reparar a postura e, ainda, reduzir as dores cervicais e lombares. As grávidas, por exemplo, são umas das que mais se beneficiam com a modalidade, pois, além de aliviar as dores que o peso na barriga ocasiona, o esporte favorece a circulação sanguínea.

Além de tudo isso, um ponto muito positivo em comum entre as duas modalidades é a sensação de bem-estar que elas proporcionam, contribuindo não só para a saúde do corpo físico mas também para a qualidade de vida de forma integral.

Então, pronto para colocar atividades como natação e hidroginástica na sua rotina? Se você ainda ficou com alguma dúvida ou tem alguma outra sugestão de benefícios para compartilhar com a gente, deixe seu comentário!