Lesões esportivas: aprenda a lidar com esse problema

 

Quem pratica alguma atividade física com frequência, certamente, já encarou algumas lesões esportivas bem desagradáveis. Já para aqueles que não têm o costume de praticar e às vezes se aventuram em algum esporte, o problema pode ser ainda mais grave. 

De fato, ninguém gosta de sofrer com lesões esportivas, mas é algo a que todos os atletas, até mesmo profissionais, estão suscetíveis. Felizmente, há algumas formas de reduzir as chances de se lesionar, assim como tratá-las com mais eficiência. 

Pensando nisso, preparamos este post para mostrar por que as lesões esportivas ocorrem e qual a melhor maneira de evitar ou tratá-las com uma maior eficiência. Vamos conferir? 

Quais são as lesões mais comuns aos desportistas? 

São muitas as lesões esportivas que podem atrapalhar ou até impedir o desempenho de um praticante. Preparamos uma lista com os principais casos. Veja a seguir. 

  • entorse – é o tipo de lesão esportiva mais comum, afetando, principalmente, as articulações, como joelho, punho e tornozelo. Chamada também de “torção”, geralmente a entorse ocorre quando há algum movimento anormal dessas regiões, ou seja, até um ponto em que o ligamento não suporte e sofra um trauma; 

  • luxação – esse tipo de lesão ocorre quando alguma parte do corpo se “desencaixa” do seu lugar. Quem nunca ouviu alguém falar “desloquei o braço” ou “desloquei o ombro” para se referir a uma luxação? Pois é, na prática ela provoca uma pequena separação entre os ossos e pode deixar o membro um pouco fora de sua posição normal; 

  • contusão – essa lesão já é caracterizada por uma batida ou pancada mais forte em alguma parte do corpo, o que gera um inchaço, vermelhidão ou roxidão na área afetada; 

  • fratura – é a mais grave entre as lesões esportivas, pois se caracteriza pela quebra de um osso, podendo apresentar desvio ou não. 

O que normalmente causa lesões? 

Como explicamos acima, as lesões esportivas podem ser ocasionadas por diversos fatores. Porém, em geral, ocorrem por pancadas, tombos e mal jeitos. 

No entanto não se deve considerar apenas isso. Muitas vezes as lesões podem ser “facilitadas” pelo mal-uso de equipamentos, pela qualidade dos acessórios usados (tênis, luvas, meias, caneleiras etc.), pela falta de prática da atividade e, até mesmo, pelo esforço aplicado incorretamente. 

Sendo assim, por mais que as lesões possam acontecer com qualquer um, é possível minimizar os riscos com alguns cuidados especiais. 

O que fazer no caso de suspeita de lesão? 

Assim que notar uma dificuldade de movimentar os membros ou músculos, é bom não forçar mais. Isso é muito importante, pois, quase sempre, no calor da competição e com o corpo aquecido, podemos ter a impressão de que não é nada demais. 

Só que a surpresa pode vir depois e até ser mais grave do que o imaginado. Então a melhor coisa é tentar relaxar a área, descansar o tempo que for necessário, aplicar compressa de gelo e anti-inflamatório em caso de inchaço e, se houver algum profissional da saúde disponível, consultá-lo. Em casos mais graves, como fraturas, deve-se procurar atendimento médico imediato. 

E como tratar as lesões esportivas? 

Depois de sofrer alguma lesão, a melhor coisa é buscar descansar nos próximos dias. Em casos mais críticos, quando há deslocamento, por exemplo, algumas práticas e técnicas são altamente recomendadas para uma recuperação mais rápida e sem sequelas. 

É o caso da Ginástica Holística, que utiliza métodos extremamente eficientes para o tratamento de lesões e tensões do corpo, unida a um trabalho de educação corporal e mental.  

Enfim, estas são as principais lesões esportivas que todos praticantes de alguma atividade física são passíveis de sofrer! Esperamos que com essas dicas, você consiga evitá-las e, em caso de algum incômodo ou dor, saiba onde e como tratá-las. 

Gostou deste artigo? Quer saber mais dicas sobre o assunto? Então aproveite para conferir algumas formas de prevenir as lesões esportivas.