Conheça as alterações posturais, seus prejuízos e como evita-las

A coluna vertebral é uma estrutura importante para a flexibilidade, locomoção e suporte do corpo. Quando alterações posturais acontecem, algumas regiões do corpo ficam sobrecarregadas e acabam gerando sintomas muito incômodos.

Você está sofrendo com esse problema? Então continue a leitura! No post de hoje vamos explicar um pouco mais sobre alterações posturais, suas causas, sintomas e o que fazer para prevenir complicações. Vamos lá?

O que são alterações posturais?

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a coluna não é completamente reta. Ela apresenta algumas curvaturas naturais, na cervical, na coluna torácica e na lombar. O que acontece é que, devido às alterações posturais, desvios anormais podem surgir na coluna. Conheça um pouco mais sobre as principais delas a seguir. 

Escoliose

Caracterizada pela curvatura acentuada da coluna para um dos lados, esquerdo ou direito, a escoliose provoca um aspecto de desequilíbrio no corpo e é verificada pelo desnivelamento dos ombros e do quadril.

Hipercifose

Na hipercifose, ocorre um aumento no tamanho da curvatura torácica e entre suas consequências estão menor mobilidade da coluna e redução da capacidade de expansão do tórax durante a respiração. 

Hiperlordose

Muito semelhante com a hipercifose, a hiperlordose é caracterizada pela acentuação da curvatura da coluna um pouco mais abaixo, na região lombar, o que provoca muita dor e pode causar danos na estrutura óssea e nas articulações.

Como surgem essas alterações? 

Posturas incorretas na rotina, as quais são aparentemente irrelevantes, seja em casa, no trabalho, durante os estudos, no trânsito, ou até mesmo enquanto você está dormindo, podem afetar a coluna vertebral de forma muito negativa. 

Essas situações resultam em desvios que, como consequência, também geram problemas em outras articulações, como nos ombros, quadril, braços, joelhos e pés. Isso acontece porque, diante da alteração postural, o corpo manifesta mecanismos de compensação para mantê-lo em equilíbrio.

Quando suspeitar de alteração postural? 

Além do aspecto visual, visto que as costas tendem a ficar curvadas de forma inadequada, as alterações posturais também geram sintomas como:

  • dores na coluna e em outras regiões do corpo;

  • menor mobilidade da coluna;

  • dificuldade para manter o equilíbrio;

  • encurtamento e enrijecimento dos músculos.

Como prevenir esses problemas?

Assim que a alteração postural for percebida, é preciso procurar ajuda profissional para ter um diagnóstico e receber o tratamento correto. Dessa forma, além de amenizar os sintomas, você estará tratando a causa do problema, o que evita complicações no futuro.

Entre as práticas que ajudam a prevenir as alterações na postura, o destaque são as atividades físicas, visto que proporcionam maior força e resistência muscular, além de estimular a consciência corporal que evita o surgimento de desvios. 

Cada quadro exige exercícios específicos, como alongamento na região lombar e abdominal para quadros de hiperlordose, fortalecimento do dorso e alongamento do peitoral para hipercifose e exercícios que fortalecem o lado que sofreu estiramento na escoliose.

Não se esqueça de que o laudo médico e o acompanhamento profissional durante os exercícios são fundamentais para que eles sejam escolhidos e realizados da maneira correta, sem prejudicar ainda mais a sua condição. 

Ginástica Holística

Tanto para prevenção quanto para tratamento, a Ginástica Holística é uma ótima opção quando o assunto são alterações posturais. Este método de trabalho corporal faz com que a pessoa utilize todo seu potencial motor, sensorial e perceptivo para realizar os movimentos certos para o bom funcionamento do corpo em sua totalidade. 

Os movimentos propostos aliam a força, o tônus muscular e o equilíbrio com o trabalho da consciência e da respiração. Os movimentos executados respeitam as estruturas anatômicas, fisiológicas e biomecânicas do indivíduo e, por isso, são muito seguros e eficientes para evitar e combater problemas na postura. 

As alterações posturais podem gerar consequências sérias para sua saúde. Procure ajuda profissional para solucionar esse problema somente assim é possível recuperar o seu bem-estar e qualidade de vida.

Gostou desse conteúdo? Aproveite que já está por aqui e descubra um pouco mais sobre as causas, sintomas e tratamento da lombalgia. Até a próxima!