Como é o tratamento com exercícios para paralisia facial?

A paralisia facial é uma patologia repentina caracterizada pela paralisia de um lado do rosto. Ele geralmente fica assimétrico, com uma metade do rosto alterada. Diante desse aspecto estético, tanto o paciente quanto as pessoas ao seu redor se assustam com a situação, muitas vezes sendo confundida com Acidente Vascular Cerebral (AVC). Mas com alguns exercícios para paralisia facial é possível reverter a situação. 

Os movimentos vão trabalhar com regiões afetadas do rosto. Realizando algumas vezes por dia, é possível antecipar o quadro de normalização da face do paciente. A fisioterapia ou a ginástica holística também podem ser ótimas formas de tratamento. 

Quer saber mais detalhes? Acompanhe este texto e conheça as causas da paralisia facial, os exercícios recomendados e informações sobre tratamento. Confira! 

Quais as causas da paralisia facial?

Essa patologia ocorre quando o nervo facial é agredido. Esse nervo é responsável pela movimentação dos músculos da face, do controle de glândulas lacrimais e salivares, dentre outras funções. Caso esse nervo seja atacado pelo vírus da herpes simples, ocorre uma espécie de inchaço dentro do canal ósseo, causando a lesão.

Outras causas também estão relacionadas. Por exemplo, infecções de ouvido, mudanças bruscas de temperatura, traumas e diabetes podem provocar a patologia. São situações mais raras para o surgimento da paralisia facial, mas apresentam correlação entre si. 

Quais são exercícios para paralisia facial recomendados?

Embora a paralisia passe com o tempo, exercícios para a paralisia facial podem adiantar a normalização do quadro do paciente. Eles incluem:

  • levantar as sobrancelhas, em movimentos de vai e vem;
  • franzir as sobrancelhas, fazendo expressão de mau cheiro;
  • franzir o nariz;
  • fechar os olhos com força;
  • aproximar e comprimir os lábios;
  • sorrir mostrando os dentes;
  • soprar enchendo a bochecha de ar.

Como a ginástica holística pode ajudar no quadro dessa paralisia?

A Ginástica Holística é um método de trabalho corporal que atua nos níveis pedagógico, preventivo e terapêutico. Isso quer dizer que as técnicas utilizadas permitem que a pessoa desenvolva capacidades perceptivas, sensoriais e motoras.

Como resultado disso, é possível trabalhar ao mesmo tempo o equilíbrio, a respiração e a musculatura. Essa integração de fatores ajuda a evitar e tratar a paralisa facial. A ginástica holística prepara o corpo como um todo para enfrentar dificuldades tanto de ordem mental quanto física. 

Qual a importância do diagnóstico e tratamento precoce?

Geralmente a paralisia facial é confundida com Acidente Vascular Cerebral. Isso pode retardar o tratamento e até mesmo criar atitudes equivocadas. Quanto mais cedo é feito o diagnóstico correto, mais chances existem de acontecer a recuperação completa das funções, evitando sequelas.

Além disso, verificado o diagnóstico, os exercícios para paralisia facial devem ser feitos com acompanhamento de profissionais. Somente eles podem orientar o paciente quanto às melhores posições, qual a melhor abordagem e avaliar a evolução do tratamento.

Essas foram algumas informações sobre exercícios para paralisia facial. Em alguns casos de paralisia, é recomendada a realização de cirurgias plásticas. É importante que o paciente conheça os riscos de uma cirurgia, sabendo que existem formas de evitá-las e elas só podem ser indicadas para situações específicas ou extremas, após contar com uma avaliação de uma equipe multidisciplinar. 

Quer iniciar um processo de transformação na sua saúde física e mental? Agende uma visita ao Instituto Patrícia Lacombe. Essa é uma clínica que oferece tratamento fisioterápico de qualidade, tendo mais de 12 anos de tradição.