Veja como os tipos de pisada influenciam na saúde como um todo

 

Você sabia que o tipo de pisada influencia na saúde como um todo? Quem costuma sentir dores em diversas partes do corpo, principalmente nas pernas, costas, quadris e joelhos, pode ter uma pisada inadequada.

Um ponto importante para evitar esse tipo de problema está na escolha do calçado. Isso porque o modelo errado pode provocar lesões graves, deformidades e dores crônicas.

Quer saber como os tipos de pisada podem afetar a sua saúde? Então acompanhe este post!

Conheça os tipos de pisada

A forma como cada pessoa pisa é determinada por características anatômicas e influências de fatores externos. Há, basicamente, três tipos de pisada: neutra, pronada e supinada.

Pisada neutra

A pisada neutra é, em teoria, considerada a normal e correta. Nela, o pé apoia-se no solo de maneira uniforme, distribuindo o peso do corpo de forma equilibrada.

Nesse tipo de pisada, a pessoa impulsiona a sua passada com toda a parte frontal do pé. O início do movimento começa com a parte externa do calcanhar e o pé vira levemente para dentro, tocando o solo com o lado externo do calcanhar. Então, há uma torção moderada para dentro e a passada termina no meio da planta do pé.

É a passada mais comum. Estima-se que 45% da população mundial tenha ela. Por isso, a maioria dos tênis que são vendidos levam em consideração essa pisada.

Pisada pronada

A pisada pronada, também chamada de “pé chato”, é bastante comum. Os pronadores pisam para dentro, ou seja, há uma rotação interna do pé e do tornozelo. Consequentemente, o peso do corpo também é jogado para a parte interna dos pés. Quem tem a pisada pronada normalmente desgasta a parte interna do calçado.

Nesse caso, a passada começa com o lado esquerdo do calcanhar e finaliza na região próxima ao dedão. É um tipo de pisada que costuma ser mais comum em mulheres para preparar o corpo para a gravidez.

Os tênis mais indicados para quem tem pisada pronada têm amortecimento e controle de estabilidade.

Pisada supinada

A pisada supinada é caracterizada pela pisada para fora, ou seja, o peso do corpo é projetado para a lateral externa dos pés. Geralmente, isso acontece com pessoas que têm o arco do pé muito acentuado, chamado também de pé cavo.

A pessoa utiliza a área do dedo mindinho para impulsionar e termina a pisada nessa mesma região. É a pisada mais rara que existe, de forma que 5% da população tem esse tipo.

O pé das pessoas que têm essa pisada é mais rígido, assim, seus calçados precisam ter maior reforço na região de amortecimento e controle de estabilidade.

Saiba como identificar o seu tipo de pisada

Há algumas formas simples de identificar o seu tipo de pisada de modo a escolher o calçado certo para as suas necessidades.

A maneira mais simples é observar o desgaste na sola do seu sapato. Se ele for uniforme, sua pisada é neutra. Caso a parte interna esteja mais desgastada, a pisada é pronada. Mas, se for a parte externa, provavelmente seu tipo de pisada é a supinada.

Caso não tenha um sapato usado para avaliar, você pode fazer um teste caseiro. Ele é simples e auxilia bastante nesse quesito. Ele utiliza apenas um jornal e água.

Molhe a sola do pé e caminhe sobre a folha de jornal. Depois observe o desenho formado no papel. Na pisada neutra, as áreas molhadas serão uniformes. Caso a sua pisada seja supinada, as áreas que ficarão mais molhadas serão as do calcanhar e da ponta do pé. Já se for a pronada, indicará um pé plano. Desse modo, todo o pé ficará marcado no papel.

Porém, a melhor forma é procurar um especialista (médico ortopedista, fisioterapeuta, terapeuta, entre outros), que avaliará se a mudança na pisada não está relacionada a algum tipo de doença ou má-formação óssea. Se essa for a situação, serão realizados os procedimentos necessários para resolver a questão.

Caso não seja uma questão de problemas de saúde, bastará adequar os calçados. Isso é fundamental, principalmente, caso você seja um atleta ou tenha pretensão de começar a fazer atividades físicas mais regularmente.

Se não utilizar o calçado adequado, poderá ter desde lesões superficiais a entorses ou problemas mais sérios como calos, bolhas e lesões ósseas (fraturas por estresse, tendinites, canelites, entre outros). Elas podem causar problemas sérios e, muitas vezes, crônicos, prejudicando sua qualidade de vida.

Entenda a relação entre o tipo de pisada e a saúde

Quando pisamos de forma inadequada, afetamos diversas partes do corpo: joelhos, quadris, articulações e coluna vertebral. Muitas vezes, o corpo realiza compensações que elevam a sobrecarga das articulações, causando muitos incômodos.

Logo, aquela dor forte que você sente nas costas, por exemplo, pode ter a ver com o seu tipo de pisada. No entanto, as consequências desse ato podem variar desde lesões superficiais, como bolhas e calos, até lesões crônicas, como as deformidades ósseas. Tudo isso acontece por conta do desequilíbrio corporal do indivíduo que pisa de forma inadequada.

Veja os problemas causados por uma pisada errada

Como explicamos, uma pisada incorreta afeta diversas partes do corpo. Por esse motivo, é muito importante ter atenção. Abaixo, elencamos os principais problemas causados por uma pisada errada:

  • dores nas articulações;
  • câimbras;
  • inflamações;
  • tensão excessiva nos músculos;
  • contusões;
  • desalinhamento do quadril;
  • tendinites;
  • artrose.

Saiba como evitar esses problemas

O primeiro passo para evitar problemas relacionados ao tipo de pisada é identificar a sua pisada. Como informamos, isso pode ser feito ao se observar a sola do sapato. Caso apresente desgaste na parte externa, a pisada é supinada. Se o desgaste estiver na parte interna da sola, a pisada é pronada. Caso o desgaste seja igual nas duas extremidades, a pisada é neutra.

O Instituto Patrícia Lacombe atua com uma equipe altamente treinada, especialmente na parte técnica, para reconhecer o seu tipo de pisada, orientar quais atitudes devem ser tomadas, bem como movimentos que melhorarão o alinhamento como um todo e a pisada, além de prevenir todas as doenças citadas acima.

Como mostramos, os tipos de pisada impactam a saúde do corpo como um todo. Não deixe para buscar ajuda somente quando tiver dores: faça sempre a prevenção. Esse trabalho pode ser feito com um médico ortopedista.

Observar o tipo de pisada é uma forma de cuidar da sua saúde, evitando uma série de problemas de saúde que podem ocorrer devido ao uso de sapatos errados. Por isso, é fundamental que você não deixe isso de lado e invista na sua saúde. Então, agende a sua consulta e saiba mais sobre os nossos procedimentos!