Entenda a importância dos exercícios para incontinência urinária

Você sabia que existem exercícios para incontinência urinária que podem reduzir ou, até mesmo, acabar de vez com esse problema que atinge mais de 10 milhões de pessoas só no Brasil

Por vergonha ou falta de informações, muitas pessoas acabam não buscando tratamentos específicos para enfrentar esse problema, realmente, desagradável e desconfortável, mas que, por outro lado, conta com soluções práticas, simples e extremamente eficientes. 

Pensando nisso, nós resolvemos preparar este post exclusivamente para mostrar que há métodos modernos de educação corporal e mental que utiliza exercícios específicos para combater a incontinência urinária.

Vamos conhecer um pouco mais sobre o assunto? Então, continue a seguir!

Afinal, o que pode causar a incontinência urinária? 

Há muitas causas relacionadas a esse desagradável problema, que se caracteriza pela falta de controle e perda involuntária da urina, o que naturalmente proporciona situações constrangedoras e afeta diretamente a qualidade de vida da pessoa. 

Para entender melhor as possíveis origens do problema, separamos uma lista com as principais causas. Confira! 

  • problemas com partos; 

  • menopausa; 

  • algumas doenças neurológicas; 

  • obesidade; 

  • excesso de peso em alguns exercícios; 

  • infecções urinárias; 

  • problemas relacionados à má postura ao longo da vida; 

  • envelhecimento; 

  • enfraquecimento dos músculos pélvicos. 

Como praticar exercícios para incontinência urinária? 

A seguir, separamos um exemplo de exercício que pode ser realizado em casa e sem o auxílio de qualquer tipo de equipamento especial. O ideal é realizá-los todos os dias e acompanhar as evoluções!

  • primeiro, tente contrair os músculos pélvicos, como se estivesse segurando a vontade de fazer xixi. Segure o máximo de tempo que conseguir, de preferência, por mais de 10 segundos; 

  • solte bem devagarinho e relaxe, mais ou menos, pelo mesmo tempo que conseguiu segurar; 

  • tente realizar uma série de 15 repetições, três vezes ao dia. 

Quais métodos profissionais podem ajudar com a incontinência urinária? 

Mesmo que os exercícios para incontinência urinária, como o exemplo anterior, possam contribuir significativamente com melhorias e ajudar a desenvolver um controle, sabemos o quão difícil é seguir uma rotina e mensurar os resultados sem a ajuda de profissionais. 

A fisioterapia e até o uso de métodos modernos, como o Biofeedback Eletromiográfico e Eletroestimulação, podem trazer diversos benefícios e avanços contra a incontinência urinária.

Além disso, métodos como a ginástica holística, têm como princípio a educação corporal e também da mente, o que é fundamental não só para aumentar o controle do corpo e fortalecer os músculos, mas principalmente para trabalhar também a questão emocional. Por isso, essa prática é altamente aconselhada, pois desenvolve uma ação muito mais completa e ligada à qualidade de vida geral da paciente! 

Em resumo, essas são dicas que mostram como é possível realizar exercícios para incontinência urinária e como as técnicas de redução do corpo e da mente podem ser utilizadas como tratamento eficaz do problema e, consequentemente, proporcionar mais bem-estar às pessoas que passam por esse tipo de situação. 

Gostou de nossas dicas? Se você sofre com incontinência urinária e busca um método eficiente, moderno e revolucionário capaz de evitar o problema e ainda melhorar a sua qualidade de vida, entre em contato conosco e conheça os benefícios da ginástica holística!