Entenda mais sobre educação postural e sua importância

A má postura e dor na coluna são problemas recorrentes na vida das pessoas. Por isso, a educação postural é tão importante, pois ela ensina a maneiras correta de praticar as atividades mais comuns do dia a dia, como sentar-se e ficar em pé de maneira a beneficiar a postura e o corpo.

Sabia que determinadas atividades, ao serem repetidas por várias horas e dias, podem causar má postura? Isso ocorre porque, ao longo do tempo, esses vícios acabam modificando as estruturas da coluna e trazendo problemas no corpo de forma geral. Por isso, é importante conhecer a educação postural.

Essa é uma metodologia que ensina quais são as maneiras corretas de se locomover ou mesmo de ficar parado em pé, sentado ou deitado. É uma forma de garantir tanto a consciência corporal quanto manter o corpo saudável.

Quer saber mais detalhes sobre esse assunto? Acompanhe este texto e conheça as melhores práticas de educação postural que podem ser aplicadas tanto em casa quanto no trabalho. Confira!

Veja as melhores práticas de educação postural

Para sentar-se ao computador

Estar na frente do computador é uma atividade bastante recorrente nos dias atuais. Muitas pessoas acabam desenvolvendo uma má postura porque não sabem como se posicionar diante desse equipamento.

A maneira correta é sempre encostar totalmente as costas na cadeira e manter os dois pés apoiados no chão. Não se pode cruzar as pernas e tem que posicionar os ombros levemente para trás, evitando aquela postura de corcunda.

Além disso, é interessante considerar a distância dos olhos ao computador e altura da mesa. A tela do equipamento deve estar a uma distância de pelo menos um braço esticado (ou 45 cm). O computador também precisa estar posicionado logo à sua frente, na altura dos seus olhos. Isso ajuda a evitar que você abaixe ou levante a cabeça toda vez que precisar olhar para a tela.

Para garantir que o equipamento fique na posição ideal, será necessário utilizar uma mesa apropriada. Caso não seja possível, coloque abaixo do computador alguns livros ou compre acessórios para suporte capazes de garantir a altura adequada.

Para deitar-se no sofá

Chegar do trabalho e deitar no sofá até dar a hora de dormir é uma das atividades mais comuns do brasileiro. No entanto, ela deve seguir alguns cuidados para não trazer problemas para a coluna.

A maneira correta de se sentar no sofá é manter o tronco levemente inclinado para trás e o pescoço alinhado ao tronco. Para isso, você pode utilizar uma almofada.

Para dormir

Todo mundo acha que, para dormir, basta se acomodar em um bom colchão ou um bom travesseiro. Esses fatores são, sim relevantes, mas é preciso também dar atenção à postura com a qual se dorme.

A melhor posição para dormir é de lado e utilizando dois travesseiros: um baixo para apoiar a cabeça e outro para colocar entre as pernas, adequado à altura do quadril. Dessa forma, a coluna mantém a sua curvatura natural e fica mais confortável.

Conheça os benefícios da ginástica holística

A ginástica holística é um método de reeducação postural que se organiza em três eixos: preventivo, terapêutico e pedagógico. Isso quer dizer que ela permite ao indivíduo desenvolver suas capacidades sensoriais, motoras e perceptivas. Além disso, garante que ele encontre o equilíbrio corporal, exerça a respiração de forma correta e fortaleça a musculatura.

Nesse sentido, a ginástica holística traz enormes benefícios para a educação postural, proporcionando, até mesmo, o realinhamento da postura. Para aquelas pessoas que se queixam de dores nas costas, esse pode ser o remédio que faltava.

Por meio de aulas frequentes e bem administradas, é possível reverter os péssimos hábitos em relação à postura e “reorganizar” a teia muscular. O resultado é um realinhamento definitivo.

Faça uma avaliação postural

A avaliação postural é uma análise da postura do indivíduo para determinar alterações presentes. Ela pode ser feita de maneira objetiva com imagens fotográficas e radiografias ou subjetiva analisando o corpo inteiro da pessoa e visualizando-a de costas, lados e frente.

Com a avaliação postural é possível mensurar os desequilíbrios presentes, o grau de desenvolvimento e muitas vezes a causa do problema. E, a partir daí, desenvolver um plano de tratamento específico para cada indivíduo, levando em consideração as limitações provenientes dessas alterações, com movimentos e práticas diárias benéficas para melhorar o problema e aumentar a qualidade de vida.

Essas foram algumas informações sobre educação postural. A ginástica holística pode ser uma ótima aliada para garantir a saúde de toda a estrutura do seu corpo. Por meio dela, é possível realizar movimentos que, além de melhorar a postura, trazem fortalecimento muscular e sensação de bem-estar. Quando realizada em conjunto com a avaliação postural, podem aumentar significativamente a qualidade de vida do paciente.

Quer saber mais sobre a ginástica holística e avaliação postural? Aproveite e assine nossa newsletter para receber mais dicas e informações como estas.