Qual a importância de uma avaliação postural? Confira!

Postura errada e dor na coluna são alguns dos problemas mais comuns atualmente. Eles ocorrem pelo sedentarismo, por ficar muito tempo sentado ou deitado de forma incorreta ou até mesmo pela alimentação errada. Além disso, podem afetar diversas pessoas, sem distinção de idade ou gênero.

Para corrigir essa situação e melhorar a qualidade de vida, muitas vezes é necessário procurar um especialista, geralmente um fisioterapeuta, para fazer uma avaliação postural e posteriormente desenvolver um tratamento.

Mas você sabe o que é essa avaliação e qual a sua importância? Pensando nisso, desenvolvemos este post para responder essa e outras perguntas sobre o assunto. Confira!

Qual é o objetivo da avaliação postural?

A postura de cada pessoa pode ser definida como a posição que o corpo adota no espaço. Para estarmos com boa postura, é necessário um equilíbrio do sistema neuromusculoesquelético, e é nesse momento que a avaliação postural é necessária.

A avaliação postural tem como objetivos principais a correção e a prevenção de possíveis alterações posturais. Consiste em analisar, avaliar e determinar atitudes e desvios posturais dos indivíduos. É comum que essas mutações acarretem desconfortos e incapacidades funcionais.

É importante destacar que existem algumas causas que podem aumentar as chances de desenvolver problemas posturais. Entre alguns dos fatores que podemos destacar, estão:

Qual a importância de fazer uma avaliação postural?

A avaliação postural é extremamente importante, pois ela permite que o paciente tenha um melhor conhecimento dos seus problemas de coluna. A avaliação é a peça-chave de um acompanhamento, pois é a partir dela que é possível mensurar e analisar os desequilíbrios presentes, o grau de desenvolvimento, o tratamento e muitas vezes a causa do problema.

Por meio da avaliação postural, são desenvolvidos movimentos e práticas diárias, de acordo com as limitações provenientes dessas alterações, para adequar melhor a postura de cada indivíduo, possibilitando o seu posicionamento adequado e uma reestruturação completa das cadeias musculares.

Como fazer uma avaliação postural?

As avaliações são feitas com especialistas a partir da análise de materiais solicitados e do corpo do paciente. É possível utilizar recursos:

  • objetivos: uso de fotografias ou radiografias solicitados pelo médico;
  • subjetivos: uso da visão e do tato, observando o paciente de costas, de frente e pelo perfil esquerdo e direito.

Para favorecer a visão do observador e ter uma melhor visualização das alterações posturais, é necessário que o indivíduo esteja em trajes de banho.

O especialista vai observar o paciente como um todo, pois desequilíbrios posturais raramente aparecem de forma isolada. Assim, serão recomendados movimentos que trabalhem não só a postura, mas também o equilíbrio e a coordenação dos movimentos.

Como deu para perceber, a avaliação postural é importante para que o indivíduo análise as alterações presentes em sua postura e possa realizar o tratamento adequado. Além de proporcionar mais qualidade de vida ao paciente.

E aí, o que achou de saber mais sobre a avaliação postural? As informações foram úteis? Aproveite e entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo a encontrar a melhor solução para você.