6 dicas para aliviar a tensão nos ombros e no pescoço

A dor na nuca, no pescoço e nos ombros é a companheira de muita gente, mas esse é um problema que não pode ser negligenciado. Entenda o que causa esse desconforto e quando ele pode ser um alerta para problemas maiores!

Estresse no trabalho, congestionamento, problemas e preocupações diárias.: que atire a primeira pedra quem não sente pulsar a tensão nos ombros e no pescoço após um dia cheio. Entretanto, essa pressão que muitas vezes sentimos pode não ser apenas fruto do cansaço e do desgaste físico e mental, mas também da má postura.

A longo prazo, a dor na nuca, no pescoço e nos ombros pode se transformar em problemas de saúde irreversíveis, trazendo consequências mais sérias conforme o avançar da idade.

Pensando nisso, produzimos este artigo para que você fique por dentro de 5 dicas eficazes para aliviar a dor no pescoço e ombro! Confira!

Por que acumulamos tensão no pescoço?
Com a rotina, é comum sentirmos certo desconforto no corpo. Isso ocorre porque há diversos músculos no pescoço que se contraem excessivamente ao longo do dia, principalmente quando mantemos a mesma posição ou os mesmos movimentos durante nossas atividades diárias.

O que acontece é que o nosso organismo é preparado para reagir quando existe algum sinal de ameaça. Contudo, ele não consegue distinguir a situação e costuma ter o mesmo comportamento diante do estresse.

Com isso, o cérebro envia sinais ao corpo, pressionando toda a musculatura corporal, o pescoço e os ombros são os mais afetados porque a região contém músculos que têm a função de nos manter em posição vertical.

Quando ocorre algum tipo de exaustão ou excesso de atividade, tais músculos são programados para permanecer em uma postura quase estática, provocando lesões.

Outro fator que faz com que isso aconteça são os vícios posturais, pois, em alguns casos, manter o posicionamento durante muito tempo pode causar incômodos e, consequentemente, dores.

Quais vícios de posturas podem causar dor no pescoço e ombro?
Seja em casa ou no trabalho, sempre adquirimos hábitos posturais que não são saudáveis e que prejudicam o nosso corpo. O mais comum é quando passamos horas na frente do computador ou estudando, sem movimentar a cabeça.

Essas atitudes e a má posição da coluna podem causar dor, especialmente na nuca e agravar os sintomas com o passar do tempo.

Por isso, ao sentar tente ficar com as costas eretas, mantendo a tela do seu computador ao nível dos olhos, sem a necessidade de abaixar a cabeça. Além disso, movimente seu pescoço, fazendo pequenos alongamentos para relaxar a musculatura.

O que pode ser dor na nuca e como identificar?
A nuca é outra região afetada pela tensão muscular no pescoço e nos ombros. Ela acontece principalmente quando olhamos para uma mesma direção por muito tempo, mas também pode estar associada a uma série de outros fatores.

Pressão alta
A pressão alta é um exemplo de problema de saúde que pode causar a dor na nuca, também chamada de cefaleia occipital. Ela acontece quando há um desequilíbrio entre os líquidos presentes dentro do cérebro, causando pressão na caixa craniana.

Quando for esse o caso, o ideal é seguir as recomendações médicas de quem o acompanha, descansar e evitar consumir alimentos que levam muito sal ou gordura, buscando equilibrar a pressão.

Efeito chicote
O efeito chicote ou Síndrome do Chicote é uma lesão que pode ocorrer na região do pescoço quando a cabeça se move para frente e para trás subitamente. Esse problema está associado principalmente a acidentes de trânsito e a prática de alguns esportes.

Além da dor na nuca, é comum observar outros sintomas, como dor de cabeça, rigidez nos músculos do pescoço, espasmos musculares e dores nos ombros.

Embora o problema pareça simples, é essencial buscar ajuda médica para ter certeza que não houve um trauma maior na coluna e seguir o tratamento indicado, tomando os devidos cuidados para que não haja o agravamento da condição.

Hérnia de disco
A hérnia de disco é uma lesão que ocorre nos discos da coluna após várias lesões repetitivas ou por uma postura incorreta. Esse problema geralmente é associado a um histórico de má postura no dia a dia e também de movimentos inadequados, o que pode ocorrer na prática de exercícios físicos.

A hérnia pode causar dor na nuca, formigamento nos braços e pernas, dor nas costas, dificuldade de manter a postura ereta e até mesmo dificuldades em se locomover. Para evitar o agravamento do problema é essencial seguir um tratamento adequado.

Artrite reumatoide
A artrite reumatoide é uma doença inflamatória que afeta várias articulações do corpo, causando dores intensas, principalmente nas mãos e pés. A nuca é uma região que conta com diversos pontos de articulações entre as vértebras e, por isso, pode ser facilmente afetada por essa doença.

Como a artrite é uma doença crônica, é importante tomar a medicação adequada nos períodos de crise e procurar a prática de fisioterapias leves e sem grandes impactos para as articulações.

O que fazer para prevenir a dor no pescoço e nos ombros?
Existem algumas dicas simples que ajudarão você a evitar a tensão, como:

distribuir o peso: sempre que for carregar bolsas, sacolas ou qualquer outro peso, tente distribuir a carga dos dois lados do corpo para evitar o desnivelamento dos ombros, provocando a fadiga muscular;
dormir de lado: dormir nessa posição ajuda a coluna a ficar mais alinhada, mantendo os discos hidratados. Contudo, é importante usar um travesseiro adequado (sua altura deve ser equivalente à distância do ombro até o pescoço);
beber muita água: a água é a maior aliada para a saúde, pois ela mantém todo o organismo hidratado, prevenindo o surgimento de diversas doenças. No entanto, esse líquido vai além de proporcionar uma vida mais saudável, ele ajuda a prevenir a dor no pescoço, pois os discos que ficam entre a vértebra e a espinha necessitam de hidratação constante para o seu bom funcionamento.
O que fazer para acabar com a dor no pescoço e no ombro?
Aqui vão algumas dicas para aliviar as dores e as tensões no pescoço e no ombro. Acompanhe!

1. Alongamentos
Alongamentos que envolvem o pescoço relaxam os músculos e reduzem a dor e a tensão. Por consequência, é possível aliviar as dores de cabeça e o desconforto que atinge a coluna e os ombros.

Incline o pescoço de lado como se fosse apoiá-lo no lado esquerdo. Mantenha a posição por 1 minuto, relaxe e faça o mesmo para o lado direito. Depois, respire fundo e tombe a cabeça para trás. Fique assim por 1 minuto.

Por último, tente encostar o queixo no peito, de modo que a nuca fique bem esticada. Segure por 1 minuto. Os alongamentos não devem trazer incômodo, apenas a sensação de que os músculos estão sendo repuxados. Caso sinta alguma dor mais forte ou formigamento, não repita os exercícios e procure um médico.

2. Compressas de água morna
Aumentar a circulação sanguínea ajuda a relaxar os músculos e alivia a tensão nos ombros e no pescoço. Esse processo aumenta o volume de oxigênio e favorece o transporte dos nutrientes de cura por meio do sangue.

Molhe uma toalha com água quente, coloque-a em um saco plástico e aplique no local por cerca de 20 minutos (verifique a temperatura antes para não correr o risco de se queimar).

Para ajudar a relaxar ainda mais, acrescente umas gotas de óleos analgésicos na água. Aromas como os de hortelã-pimenta, cravo-da-índia e alfazema são excelentes para isso.

3. Massagens
Depois de uma boa compressa, que tal uma massagem para finalizar? A fricção com pomadas analgésicas e anti-inflamatórias podem ajudar no processo inflamatório e agir direto na dor. Para quem sofre com torcicolo, a massagem é bem eficaz.

Caso não tenha o medicamento, escolha um hidratante corporal e pressione as pontas dos dedos com movimentos circulares na região afetada. Faça isso durante dois minutos ou até a que o creme seja absorvido.

4. Exercícios
Assim como os alongamentos, movimentos diários ajudam a minimizar as dores e a aumentar a flexibilidade dos músculos. De início, eleve os ombros até as orelhas e segure por alguns segundos. Depois solte os ombros e relaxe.

Mova os ombros em círculos várias vezes. Altere os sentidos e o ritmo.

5. Travesseiro
Para acelerar o processo de cura e manter a tensão nos ombros e no pescoço bem longe, observe o modelo de travesseiro que você tem usado. Procure usar um mais firme e baixo. Na hora de dormir evite ficar de bruços: até um cochilo de barriga para baixo aumenta a pressão no pescoço e, por consequência, as dores.

Jamais fique muito tempo na mesma posição. Quem trabalha muito tempo sentado deve ter cuidado com a postura, levantando-se de vez em quando e esticando o corpo como estivesse se espreguiçando.

6. Fisioclub
Para prevenir e combater as dores na nuca e a tensão nos ombros e pescoço vale até mesmo contar com a ajuda da tecnologia. O aplicativo Fisioclub dá acesso a conteúdos exclusivos, que ajudam você a melhorar a qualidade de vida, além de uma série de movimentos de alivio da dor.

Seguindo essas dicas simples você poderá acabar com a dor na nuca e nos ombros, mantendo uma vida mais saudável. Se o desconforto estiver muito grande, é fundamental procurar a ajuda de um médico para que ele possa avaliar o seu estado.

Apenas entender o que pode ser dor na nuca não é o suficiente para garantir a sua saúde. Portanto, siga o tratamento à risca e proteja o seu bem-estar e qualidade de vida!

Essas dicas trouxeram alguma informação que você ainda não conhecia? Então, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais e ajudar outras pessoas a acabar com as dores do dia a dia?